Colunista RC24h - Kakáh Federico: MITOS E VERDADES – PARTE I


 

Na coluna deste domingo daremos início aos “mitos e verdades” que ouvimos nas academias, serão três sábados onde esclareceremos as “lendas”, “certezas” que recheiam as salas de musculação.

 

1 – Termogênico é a melhor forma de queimar gordura durante o treino.

 

EM TERMOS: É preciso antes de qualquer coisa conhecer o principio ativo dele e sua eficácia e outra, nem todo mundo pode sair se “auto-suplementando”, requer antes de tudo uma avaliação individual e uma consulta com especialista (o único que pode te indicar o melhor termogênico), no caso NUTRICIONISTA, pois os termogênicos tendem a aumentar a pressão arterial por exemplo. Hoje em dia, lojas de suplementos que realmente tem o compromisso não só com a estética, mas com a saúde dos seus consumidores e atletas, teem em seus quadros um nutricionista na loja disponível para seus clientes.

 

2 – Beber água em jejum emagrece.

 

MITO: a água é essencial para o organismo, pras trocas de substâncias que ocorrem em nosso organismo, pra hidratação etc, porém apenas a ingestão da água não elimina peso por ser em jejum! Para que haja emagrecimento e FUNDAMENTAL  modificar seus hábitos alimentares e ter um balanço energético negativo, ou seja, ingerir menos calorias e gastar mais.

 

3 – A mulher vai ficar com corpo masculinizado se ela treinar pesado

 

MITO: Nem por milagre isso acontece! A não ser que ela faça uso de anabolizantes. É um erro gravíssimo achar que treinando braços, ombros, peito, costas, vá se ficar com corpo masculino, grande! A mulher não tem testosterona como o homem pra ficar assim, mulheres tem 10% da testosterona de um homem em média, logo, conclui-se que é humanamente IMPOSSÍVEL!

 

4 -  Treino aeróbio emagrece mais que musculação

 

MITO: Lógico que não são todos os treinos de musculação que são mais eficazes que os aeróbios, mas  existem treinos na musculação específicos para isso, PARA O EMAGRECIMENTO. Não nos esqueçamos por exemplo, que hoje em dia temos a população com obesidade mórbida, que precisa emagrecer antes de uma cirurgia bariátrica, e muitas das vezes o impacto da marcha na esteira é lesivo a este aluno, em suas articulações já tão agredidas pelo excesso do peso, emagrecemos esse aluno como?  MUSCULAÇÃO!

 

5 – Se fizer as repetições rapidamente, vou queimar mais gordura.

 

MITO: NUNCA! EM HIPÓTESE NENHUMA! , o treino de velocidade é usado em casos específicos de treino de POTÊNCIA. Existem metodologias em qualquer treino de musculação, ao contrário do que se houve, que série é uma “receita de bolo”,pois quem fala isso com certeza nunca passou por uma faculdade de educação física. Ao aumentar a velocidade eu perco a técnica do movimento e isso sobrecarrega os tendões, ligamentos e articulações.

 

ATÉ SEMANA QUE VEM COM MAIS “MITOS E VERDADES – PARTE II”

 

 

 

 

Kakáh Federico – Profissional de Educação Física(UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em:  Medicina do Esporte e da Atividade Física(UGF/RJ),Musculação e Treinamento Físico(UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico(UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias