A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionc7dd38a38f6081311e4d7a5c8fc60075e5a31607): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h - Kakáh Federico: Musculação x Varizes | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h - Kakáh Federico: Musculação x Varizes


Ao contrário do que se prega, principalmente os leigos, a musculação não ajuda a proliferar aqueles nada estéticos e pouco saudáveis vasos roxos nas pernas, as varizes. Hoje a musculação é tida como fundamental na prevenção da doença que acomete cerca de 18% da população mundial e 20 milhões de pessoas apenas no Brasil. As mulheres são quatro vezes mais afetadas do que os homens(fatores hormonais e aumento de peso durante a gravidez). As varizes nada mais são do que veias dilatadas que perderam sua função de condutoras eficientes no sentido de retorno do sangue ao coração, e acreditava-se que a contração muscular pudesse aumentar sua proliferação.


Hoje, porém, sabe-se que ocorre justamente o contrário, a musculação é benéfica para EVITAR O APARECIMENTO DE VARIZES, uma vez que melhora o condicionamento dos músculos dos membros inferiores e principalmente da panturrilha(que é nosso “segundo coração” pois bombeia o sangue de volta ao coração.Exercícios para panturrilha são fundamentais para hipertensos, pois ajudam o retorno venoso contribuindo para a diminuição da pressão sanguinea). Pessoas com panturrilhas hipotróficas(poucos desenvolvidos) e com tônus reduzido tem mais propensão  de apresentar dor, cansaço, câimbras,edema(inchaço) etc.


O fluxo de sangue precisa de contração muscular e de uma pressão abdominal negativa(expiração) para que o sangue vença a força da gravidade e consiga seguir a trajetória normal de retorno ao coração.


Evidentemente devemos atentar a um importantíssimo detalhe: a pressão abdominal negativa, que nada mais é que a expiração, ou seja, também faz parte do processo de retorno venoso, portanto deve-se evitar ao máximo fazer as repetições do exercício em apneia (prender o ar para conseguir levantar determinada carga).


Resumidamente: A musculação É BENÉFICA. Ao contrário do que se falava no passado, a contração muscular não “espreme as veias”, e sim IMPULSIONA o sangue das pernas em direção ao coração, sem deixar é claro, de atentar a técnica de respiração na musculação que é fundamental nesse processo. Não é o peso que provoca o aumento das varizes e sim a má observação da execução do exercício e suas peculiaridades (expiração). 


Kakáh Federico – Profissional de Educação Física(UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em:  Medicina do Esporte e da Atividade Física(UGF/RJ),Musculação e Treinamento Físico(UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico(UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias