BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (6)

As manobras para retardar a troca de prefeito em Arraial do Cabo; MP intervém e duodécimo da Câmara de Cabo Frio é liberado; A agonia da saúde de Cabo Frio; Pesquisa eleitoral, as fofocas cabo-frienses e muito mais


MAIS MANOBRA

O que se viu em Arraial do Cabo nesta terça-feira (6), foi uma tentativa desesperada do grupo político do prefeito cassado e afastado, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), para manter as aparências. A expectativa do município cabista, para esta manhã, era que o acórdão que afastou o chefe do Executivo do cargo, fosse lido na sessão plenária da Câmara Municipal. E, conforme prevê a Lei, o presidente da Casa, Luciano Tequinho (PPS), seria empossado como prefeito. Mas, não foi isso que ocorreu. Tequinho não compareceu para a sessão. Nem ele e nem a maior parte dos vereadores que fazem parte da base do governo. Apenas Júnior Almenara (PMDB) esteve na Câmara nesta manhã. Além dele, os três mosqueteiros do Legislativo, Renatinho Vianna (PRB), Serginho Carvalho (PHS) e Ayron Freixo (PRB).

 

 

SEM QUÓRUM, SEM POSSE

Sem o número suficientes de vereadores, a sessão foi aberta para cumprir as formalidades previstas no regimento interno da Casa e encerrada em seguida. Com isso, Arraial do Cabo segue sem prefeito, já que, a leitura do acórdão e das demais determinações da Justiça, que devem ser cumpridas para que o mandato tampão seja iniciado, não foram realizadas. Vale lembrar que Tequinho já é prefeito, só não foi empossado ainda.

 

 

O MOTIVO É A CAMINHADA

Tanta manobra política, segundo a oposição, tem motivo. Está marcada para esta quarta-feira (7), Feriado da Independência, a caminhada do primo do prefeito, Walter Lúcio, o Tê (PMDB). Para os vereadores da oposição, o atraso na posse de Tequinho tem o objetivo de forçar os funcionários públicos a comparecerem no evento. E, desta forma, tentar passar para a população que o grupo tem força e a aprovação da população. Ledo engano!

 

 

JUÍZA ASSUME

O vereador Serginho Carvalho (PHS) deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), via 146ª zona eleitoral, com pedido para que a juíza da comarca cabista assuma a Prefeitura. Segundo ele, a cidade não pode ficar sem prefeito porque ninguém quer assumir o cargo.

 

 

INCHAÇO NA FOLHA DE PAGAMENTO

Há quem diga que o governo do prefeito afastado inchou a folha de pagamento da Prefeitura nos últimos meses. A estimativa é que cerca de duas mil pessoas foram contratadas de forma irregular. Agora, o afastamento de Andinho causa preocupação nestes contratados, que devem ser dispensados após a troca de prefeito.

 

 

O DUODÉCIMO

Após intervenção do Ministério Público, que entrou com ação na Justiça pedindo a liberação do duodécimo, a Câmara Municipal de Cabo Frio recebeu a verba repassada pela Prefeitura para custear os custos da Casa e também os salários dos funcionários e vereadores. Devido ao arresto nas contas do Executivo, o repasse da Câmara não foi realizado na data devida. Mas a situação foi resolvida, pelo menos neste mês, e os salários foram pagos.

 

 

EMOCIONADO

Nesta terça-feira (6) foi aniversário do vereador Celso Campista (PDT). Ele aproveitou o discurso na tribuna, na sessão desta manhã, para contar um pouco da história dele. O vereador ficou bastante emocionado, mas não deixou de metralhar os políticos locais. “A caneta que está nas mãos de alguns, mata mais que a AR-15 nas mãos dos bandidos", disse o edil.

 

 

SAÚDE AGONIZA EM CABO FRIO

A saúde de Cabo Frio vai de mal a pior. Hospitais fechando as portas, servidores em greve por causa dos salários atrasados, falta de insumos e medicação, como aconteceu com o Hospital da Mulher nesta manhã. Na sessão desta terça-feira (6), o vereador e candidato a prefeito, Dr. Adriano (Rede), fez um apelo na tribuna. Ele pediu para que a Secretaria de Saúde pague o que deve a UTI e os funcionários. Segundo o vereador tem gente morrendo nos hospitais. “O HCE está sem pessoal e tem cirurgias que precisam ser feitas e não podem porque as mesmas são de alta complexidade e o paciente precisam de ir para a UTI. Sem essa unidade, a situação fica mais do que crítica”, afirmou o vereador. Acontece que, apesar de ter cinco hospitais, não há nenhum leito de UTI e o município terceiriza o serviço de clínica particular.  Uma internação é muito cara e, sem pagamento, sem leitos.

 

 

SEM ACESSIBILIDADE

Em tempos de jogos paralímpicos, o assunto acessibilidade é um dos mais debatidos. Menos na Câmara Municipal de Cabo Frio, onde o acesso ao plenário é negado aos cadeirantes. Nesta manhã, o senhor Carlos Ferreira estava revoltado. Ele queria acompanhar a sessão mas sem acessibilidade não conseguiu, pois é cadeirante e o plenário da Casa fica no segundo andar e o acesso só por escadas. Ele foi questionar a falta de acessibilidade e foi informado que lá não existe isso e que para resolver a questão deveria procurar a Justiça para poder exercer o direito de acompanhar a sessão.

 

 

SERÁ?

A informação que tem movimentado os bastidores da política em Cabo Frio é com relação à candidatura de Marquinho Mendes. O rigor da Justiça Eleitoral, neste pleito, tem deixado muito político com insônia. E a quantidade de ações e processos que o deputado federal e candidato pelo PMDB tem enfrentado também tem tirado a tranquilidade do grupo. Há quem diga que ele não vai conseguir o deferimento da candidatura. E mais, para não melar tudo, a coligação deve lançar outro nome. Muita gente está apostando na mulher de Marquinho Mendes, Camila, como a mais propensa à vaga. As apostas estão lançadas. Os adversários de MM, é claro, estão apostando alto, mas o grupo dele não arreda o pé e garante que a situação vai ser revertida. Vamos ver no que isso vai dar.

 

 

AGENDA EM BRASÍLIA

O prefeito de Araruama e candidato à reeleição, Miguel Jeovani (PMDB), esteve em Brasília (DF), acompanhado da mulher e deputada estadual, Márcia Jeovani (DEM), para uma reunião com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM). A pauta do encontro foi, segundo postagem de MJ no Facebook, “para fortalecer parcerias em prol de nossa cidade”.

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS

 

ARARUAMA – Até o fim da tarde desta terça, três candidatos a prefeito tiveram a candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Anderson Moura (PP), Lívia de Chiquinho (PDT) e Norberto (PV). Miguel Jeovani (PMDB) e André Mônica (PSB) aguardam julgamento.

 

 

ARRAIAL DO CABO – No município cabista, dos sete candidatos, três já tiveram as candidaturas deferidas: Cacau (PSDC), Mazinho (PROS) e Paulinho do Pastor (Rede). Aguardam a liberação da Justiça, as candidaturas de Renatinho Vianna (PRB), José Bonifácio (PDT), Walter Lúcio (PMDB) e Rodrigo Simas (PSOL).

 

 

Em São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande todas as candidaturas aguardam julgamento. Em Cabo Frio, Janio e Marquinho Mendes aguardam a liberação. Em Búzios, André Granado e Mirinho Braga tiveram os registros indeferidos, já Felipe Lopes aguarda o julgamento do TRE.

 

 

BOATOS INFUNDADOS

“A Coligação "A Mudança Continua" (PMDB, PSDC, PEN, PSC, PP) vem por meio desta esclarecer que os boatos de que o nosso candidato DR. ANDRÉ GRANADO, estaria impedido de concorrer nas eleições 2016 são infundados. Essa atitude leviana não passa de um ato desesperado dos nossos adversários que desconhecem o significado de uma disputa séria, ética e responsável. Para tentar convencer os desavisados estão divulgando notícias antigas em postagens descontextualizadas. Os autores desses boatos não se privam de inventar mentiras para tentar promover o retrocesso de Búzios. Querem a volta do clientelismo, do voto de cabresto, do apadrinhamento e das indicações políticas, que durante tantos anos caracterizou as relações políticas da cidade. Por fim, gostaríamos de reafirmar o nosso compromisso com o processo de mudança que iniciamos há 43 meses e que nos faz permanecer firmes no ideal de darmos continuidade à nossa campanha para que Búzios possa seguir em frente, para seguir mudando. Obrigado”. Esta foi a nota publicada no Facebook pela coligação de André Granado. O fato é: a candidatura está indeferida e a defesa tenta reverter a situação na Justiça.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias