Colunista RC24h – Patrícia Meireles: Você sofre com a TPM? A acupuntura pode te ajudar!


O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A síndrome da tensão pré-menstrual, TPM, é um problema de saúde comum que pode ser tratado com a Medicina Tradicional Chinesa. Além da instabilidade emocional que incomoda (e muito!) quem está por perto, traz cólica, retenção de líquido, irritabilidade, depressão, dor nos seios e dor de cabeça. A boa notícia às mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.


A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva.


Geralmente, o paciente sente alívio total ainda no consultório. Normalmente, a aplicação de agulha no ponto conhecido como "torrencial" (fígado 3) possui efeitos poderosos. Para equilibrar a situação, de maneira geral, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios.


A indicação para este tratamento é de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação. É interessante que haja mudanças em alguns hábitos alimentares evitando doces, temperos fortes, como pimentas e estimulantes, especialmente o café, que esquenta o fígado e realmente pode causar esse problema de saúde. Evitar o estresse também ajuda a equilibrar a energia do fígado.

 

 

 

 

 


 

*Patrícia Meireles é fisioterapeuta especializada em Acupuntura. Atende no consultório, situado à Rua Getúlio Vargas, 170 – Parque Central (rua ao lado da Delegacia de Cabo Frio). Telefone: (22) 2643-4128; em domicílio Whatsapp (22) 99962-9485. A acupuntura também auxilia na diminuição dos sintomas da menopausa, enxaqueca, dor lombar, estresse, ansiedade, depressão, disfunção da ATM, vício do cigarro, álcool, drogas, problemas respiratórios e muitos outros. Faça-nos uma visita, a avalição é gratuita!

 

 

 

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias