BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (2)

Reunião de Marquinho com a CEF; Diplomação em Cabo Frio; Janio Mendes e o pacote de Pezão; Aquiles e as pretensões para a presidência da Câmara; Acordo na Saúde; Os planos de Carlos Victor e muito mais


REUNIÃO NA CEF

Nesta sexta-feira (2), o prefeito eleito em Cabo Frio, Marquinho Mendes, esteve reunido com equipe da Caixa Econômica Federal, aqui na cidade: “uma importante reunião com a gerência da CEF. Na pauta, falamos sobre investimentos em habitação através do programa federal Minha Casa Minha Vida, da retomada do projeto Restaurante Popular e da liberação de emendas apresentadas pelo nosso mandato na Câmara Federal. Estamos buscando a união de esforços com os mais diversos setores para acelerar a reconstrução da nossa cidade. Em breve teremos boas notícias!”, disse Marquinho. O prefeito está tentando antecipar ao máximo negociações para que consiga abrir novas frentes de financiamento e verbas federais para tentar recompor a economia do município. Isso, no fim de expediente. Tu acreditas???? Ao que parece, MM está mesmo mudado. Vamos ver se essa mudança se consolida nos próximos anos.

 

DIA 15

A diplomação do prefeito de Cabo Frio e vereadores será dia 15 de dezembro. E só para constar, o diplomado deverá ser Marquinho Mendes e não Dr. Adriano.

 

 “TÔ FORA!”

O deputado Janio Mendes (PDT) não está otimista quanto à aprovação do pacote de ajuste fiscal do Pezão. As discussões encerraram essa semana e na próxima, a pauta será apenas a votação. Mais de 700 emendas foram colocadas pelos deputados. Janio disse que tudo depende do governador: “vai depender da disposição dele (Pezão) de aprovar as emendas no projeto. Caso contrário, eu, particularmente, tô fora! Como diz o cabista, UUUUUSCA!”, encerrou o deputado pedetista. Dessa forma, a probabilidade de Janio votar contra é significativa.

 

 

 

HAJA ITAIPAVA

 Esses dias correu uma conversa dos corredores da Câmara de Cabo Frio, que o vereador Aquiles Barreto (SD) está um doce com os pares eleitos. Querendo conquistar o voto dos companheiros para ser presidente ano que vem, já pagou uns três passeios de barcos e muita cerveja. Perguntei pra ele se era verdade. Aquiles - O Belo - confirmou a fofoca, só que meio que sem jeito. Mas fez questão de salientar que nessa crise a cerveja é baixa renda: “não pago whisky não. No máximo café e cerveja Itaipava que é mais econômica”, explicou o vereador.

 

 

 

PLANOS DE VIVIQUE

Muita gente ficou bastante surpresa pelo fato de Carlos Victor não ter sido nomeado para nenhum cargo de secretário. Segundo Vivique, os planos são de trabalhar para se estabelecer no grupo de Marquinho como o nome para disputa de deputado federal em 2018. Vivique quase se elegeu na última tentativa. Com a saída do irmão de Brasília para assumir a prefeitura, CV disse que existe um espaço vago que precisa ser preenchido. Sendo assim, coloca o nome dele à disposição com muita força. Para desespero de outros doutores que sonham em voltar ao congresso nacional. Qual doutor estou me referindo? Aquele que pagou o maior mico, quando ficou de papagaio de pirata no dia da votação impeachment de Dilma.

 

 

 

 

 

UNIÃO DE ESFORÇOS

A promotora Vânia Cirne Manhãs se reuniu com o secretário de Saúde cabista, Gilberto Freitas, a diretora do Hospital Geral do Arraial do Cabo, Cenir Amorim e a secretária de Saúde de Cabo Frio, Rosane Tito. O encontro terminou no início da noite desta sexta-feira (2) e um acordo foi selado entre as partes. O combinado é o seguinte: os atendimentos serão divididos entre as duas cidades, de forma a não sobrecarregar ninguém. Cabo Frio se comprometeu a manter o Hospital da Mulher em pleno funcionamento nas terças, quintas, sextas e sábados. Nas segundas, quartas e domingos intercalados, o atendimento será remetido a Arraial do Cabo. Depois de muitas farpas, a promotora conseguiu acalmar os ânimos e manter o diálogo.

 

 

 

 

MP VAI CONVOCAR BÚZIOS

A promotora vai chamar o prefeito de Búzios, André Granado, para uma conversa também. Desde que a crise apertou em Cabo Frio e as pessoas começaram a procurar a península em busca de atendimento médico, Granado simplesmente vetou, passou a emergência para a Rasa e somente buzianos têm acesso. O MP quer entrar num acordo de forma que todos os municípios da região se ajudem de forma mútua, para não pesar para ninguém.

 

 

 

 

SINDICATO DA SAÚDE TAMBÉM NA MIRA

A promotora já convocou o Sindicato dos Servidores da Saúde de Cabo Frio para uma reunião, na segunda-feira (5). Segundo a secretária de Saúde cabo-friense, Rosane Tito, o que está causando os problemas no atendimento dos hospitais é que os 30% dos funcionários que deveriam trabalhar, apenas se apresentam no local de trabalho, mas só isso. O MP vai conversar com o sindicato para que ele faça a categoria cumprir a lei, para que a greve não seja considerada ilegal.

 

 

 

 

O MP QUER SABER

Antes mesmo do prefeito eleito Renatinho Vianna entrar com ação na justiça contra concessionária de água e esgoto da região, o Ministério Público também tinha ingressado, só que na justiça federal. A ação do MP atinge PROLAGOS, INEA e prefeitura de Arraial do Cabo. Com obrigação de fazer manutenção na rede de drenagem, afim de evitar enchentes e novos transbordos em na Praia dos Anjos. Esperamos sinceramente que alguma providência efetiva seja tomada para evitar as cenas lastimáveis que ganharam enorme repercussão em meados de novembro, depois das chuvas.

 

 

 

 

 

 

 

 

BATENDO CHAPA

Em Iguaba Grande, as eleições eletivas previstas para março do ano que vem, estão movimentando a política local. No PSDB, por exemplo, dois candidatos devem bater chapa no partido. Nilson Amorim, que foi o terceiro candidato a vereador mais bem votado da cidade e só não foi eleito por causa da legenda partidária, disse que vai se candidatar a prefeito. Mas antes disso, ele terá que disputar a vaga da sigla com Marcelo Regional, que foi o quarto colocado na disputa a prefeito. Segundo Nilson, o companheiro de partido não soube fazer uma campanha bem estruturada para obter resultado mais satisfatório nas urnas. Essa história promete dar pano pra manga.

 

 

 

 

 

BANDONOU O BARCO?

Em Araruama, o comentário é que, o prefeito Miguel Jeovani, decepcionado com a derrota nas eleições, teria deixado a Prefeitura de lado de vez. Há quem diga que ele fica mais tempo em Niterói que Araruama. Será verdade? Ou apenas intriga da oposição?

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITO AS AVESSAS

Por outro lado, a cidade em 2017 vai ter um prefeito às avessas. Isso mesmo! Os problemas com a Justiça Eleitoral não foram suficientes para afastar Chiquinho da Educação da Prefeitura de Araruama. Com a mulher dele eleita, o comentário é que, na realidade, quem vai governar é Chiquinho e ponto final. O resto é conversa para boi dormir.

 

 

 

 

 

NÃO ESTÁ AGRADANDO

Em São Pedro da Aldeia, a Saúde continua sendo alvo de severas críticas. E parece que a atual secretária, Francislene Casemiro, a Fran, não está dando conta do recado. Há quem diga que ela é indicação do ex-vereador Guga de Mica, o braço direito dele. Mas, sem experiência em gestão, ela vem dando grandes escorregadas, virando alvo de críticas dentro e fora do governo. Vamos combinar que Fran foi, na verdade, atirada aos lobos. A Secretaria de Saúde aldeense sempre foi o calcanhar de Aquiles da gestão de Cláudio Chumbinho e há muito apresenta vários problemas, os quais tendem a ficar ainda piores, com a demanda vinda de Cabo Frio. Isso mesmo! Com o vizinho enfrentando sérios problemas, sobra para todo mundo.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias