A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session9797f72b9bd7ffc702d4df798ba00f9980a82919): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (13) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (13)

André Granado já foi diplomado e oposição buziana não se conforma; Tequinho é encurralado pelos servidores; A mágoa de Fantinha; A alegria de Marquinho Mendes; Condução coercitiva em Iguaba? As curiosidades na aprovação das contas de Chumbinho; Troca de farpas em Araruama e muito mais...


SEM ALARDES

Em Búzios, a diplomação do prefeito André Granado já aconteceu e niguém soube. Foi na sexta-feira passada, dia 9, no Fórum da cidade, às 17h. Sem alardes, imprensa ou mesmo uma fotinha nas redes sociais. O engraçado é que, enquanto isso, a oposição está torcendo para que o prefeito não seja empossado. Mas ao contrário das expectativas dos adversários, ele já foi até diplomado.

 

 

REAÇÃO IMEDIATA

E no dia seguinte que Dr André foi diplomado, entraram com pelo quatro ações tentando cassar a diplomação. Alexandre Martins e Flavio Machado seriam os responsáveis por algumas delas. Deram entrada ainda no sábado, no juiz de plantão do fim de semana. A luta dos adversários é impedir que ele tome posse dia 1º de janeiro. Enquanto a justiça não define, o doutor segue prefeito. Nesse interim, a oposição não dorme nem cochila. E nem André, que não consegue ter um instante de paz.

 

 

CINCO VAGAS ABERTAS

Pelo menos cinco novos nomes devem compor a equipe do novo mandato do prefeito de Búzios, André Granado. Isso porque as secretarias de Serviços Públicos, Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente, Educação e Fazenda estão vagas atualmente.

 

 

 

MARCANDO TERRITÓRIO

O que fazia o Josué, vereador recém eleito de Búzios, participando o almoço do fim da atual Legislatura? No evento da velha guarda somente ele, que é irmão do vereador Leandro Pereira, estava presente. Há quem diga, que a ida dele no evento possa significar uma aproximação com a base do governo. Vale destacar que o irmão foi vice de Mirinho Braga na última eleição.

 

 

 

 

 

 

 

ENCURRALADO DE NOVO

A reta final de governo não está sendo nada fácil para o prefeito interino de Arraial do Cabo, Luciano Tequinho. Ele foi mais uma vez encurralado. Liderados pelo sindicato, servidores municipais protestaram na porta da Câmara de Vereadores e depois foram para o gabinete de Tequinho, na manhã desta terça, para cobrar a sanção da lei que instaura o Plano de Cargos e Salários do funcionalismo público.

 

 

 

 

 

MAGOADINHO

A pressão popular foi tão grande que os vereadores tiveram que voltar atrás de barrar o avanço do projeto de lei que cria o bilhete único para os passeios de barcos no município. Na sessão desta manhã, a vereança acompanhou o veto do prefeito.  O presidente da Casa, Thiago Fantinha, pediu desculpas, mas antes falou que ficou magoado com a postura de algumas pessoas, que o acusaram e xingaram a ele e a família dele. “Minha mãe não é nada disso do que falaram”, disparou Fantinha. Ele disse mais: “Poderíamos não comparecer hoje e deixar rolar os 15 dias e a lei teria validade. Mas não, viemos aqui para acompanhar o veto do prefeito. Agora tudo fica por conta do prefeito eleito Renatinho Vianna”, disse Fantinha. Ou seja, ele ficou chateado com a galera. Quem mandou mexer com o povo do Cabo, galo? E outra coisa, política é arte de engolir sapo e lugar para quem tem nervos de aço. Como se diz no Norte: "se pediu, aguenta!"

 

 

 

CORDÃO DOS PUXA-SACOS

A mãe do prefeito eleito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, a Mariinha Vianna, já andou dando algumas indiretas nas redes sociais. “Ei... psiu! Cuidado com os ‘puxa-sacos’! O único interesse é obter vantagem... porque quem puxa saco, puxa tapete”, postou a matriarca no perfil dela no Facebook. Depois de eleito que o “cordão dos puxa-sacos” de Renatinho e família está maior do que nunca e, atenta, Mariinha já identificou cada um deles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALEGRIA E ANSIEDADE

Marquinho Mendes esteve nessa terça-feira (13) batendo cartão em Brasília. Vem mantendo a presença, mesmo às vésperas de ser diplomado como prefeito. Sempre articulando parcerias (como na foto ao lado, quando esteve com Ministro do Turismo, Marx Beltrão). Animado e confiante no deferimento do TSE, lembrou que sua condição atual é confortável, afinal poderia ficar ainda mais dois anos como deputado (atividade que revelou estar gostando de desempenhar), mas que a certeza na decisão da justiça, o fez arriscar a abrir mão do mandato de parlamentar. “Eu me sinto muito preparado para esse desafio na minha carreira. Tenho uma missão de liderar a reconstrução de nossa cidade”. Mas apesar de tanto otimismo, ele lembrou que a ansiedade também toma conta “Sei das dificuldades que teremos. Isso é muita responsabilidade. Ainda mais às cegas, já que esse atual governo recusa fazer transição”, explicou Marquinho.

 

"NEM DORMINDO"

Aliás, Marquinho disse de forma irônica que “não está nem dormindo direito de tanta preocupação com Dr Adriano.” O segundo colocado nas eleições de Cabo Frio ficou empolgado junto com partidários com a possibilidade de assumir a prefeitura, depois do parecer contrário ao Marquinho pelo MPF. Magno classificou empolgação como “piada de mau gosto”. Diplomação de MM será quinta-feira (15), às 15h, no  Fórum de Cabo Frio. E a posse acontece dia 1º de janeiro, impreterivelmente.

 

 

 

 

POSSE MARCADA

Já na Câmara de Cabo Frio, a posse da nova legislatura está confirmada para o dia 1º de janeiro, às 10h, na Casa Legislativa. Quem vai comandar a sessão é Aquiles Barreto, que foi o vereador eleito mais votado e deve ser confirmado como presidente do Legislativo, para os primeiros dois anos do mandato.

 

 

 

 

CONTAS APROVADAS COM RESSALVAS

As contas do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PMDB), foram aprovadas pela Câmara de Vereadores na manhã desta terça. Nas mãos dos vereadores estava o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE). Acontece que o corpo técnico do tribunal reprovou as contas, devido a 14 ressalvas, entre as quais, o questionamento sobre a quantia de R$ 3.4 milhões, acumulados do Fundeb, que não tiveram a destinação clara. A partir daí começam as curiosidades:

 

CURIOSIDADE I: Apesar da reprovação do corpo técnico do TCE e das 14 ressalvas, o relator do processo, conselheiro Domingos Brazão, fez um parecer favorável à aprovação das contas de Chumbinho. Cabe aqui um adendo, muito bem colocado pelo presidente da Câmara aldeense, vereador Robinho do RX. Brazão foi empossado conselheiro do TCE em abril do ano passado. Ele é deputado estadual pelo PMDB e a candidatura dele ao cargo no Tribunal de Contas teve como padrinho o presidente da Alerj, Jorge Picciani. “Claro que um conselheiro do PMDB não reprovaria as contas dos gestores públicos do partido”, afirmou Robinho do RX.

 

CURIOSIDADE II: A aprovação das contas de Chumbinho, mesmo com as ressalvas do corpo técnico do TCE, ocorreu no mesmo dia em que o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Jonas Lopes de Carvalho, foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, na Operação Descontrole, que é mais um dos braços da Lava Jato. A operação investiga crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Jonas Lopes foi citado em delações de executivos da Andrade Gutierrez.

CURIOSIDADE III: De acordo com o presidente da Câmara aldeense, Robinho do RX, entre as ressalvas, está o questionamento do TCE sobre a quantia de R$ 3.4 milhões, acumulados do Fundeb, que não tiveram a destinação clara. “Deixei bem claro na sessão que os vereadores estariam aprovando as contas do prefeito que some com dinheiro da Educação. Mesmo assim eles aprovaram”, disse o presidente da Câmara.

 

CURIOSIDADE IV: O parecer do TCE foi apreciado pela Comissão de Finança e Orçamento, cujo presidente é o vereador Zezinho Martins. Ele, por sua vez, apresentou um parecer contrário ao do TCE, pedindo a reprovação das contas do prefeito. Porém, os outros dois vereadores que fazem parte da mesma comissão, Chiquinho e Kaká, fizeram outro parecer acompanhando a decisão do relator do tribunal. Os dois parecerem foram colocados para votação, o que é no mínimo curioso, ou melhor, curiosíssimo. Trata-se da comissão questionando a comissão. Confuso, não?

 

 

 

 

 

CONDUÇÃO COERCITIVA

Em Iguaba Grande, os secretários de Fazenda, Administração e o presidente da PREVIG entraram com ofício na Câmara de Vereadores, pedindo a prorrogação do prazo para a realização da oitiva sobre a suspeita de fraudes e desvio de dinheiro no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Iguaba Grande (PREVIG), que está sendo alvo de uma CPI. O presidente da comissão, vereador Marcelo do Regional, atendeu ao pedido e mudou a data dos depoimentos, de segunda (12) para a quarta-feira (14), às 16h30, na Câmara. Desta vez não terá desculpas. Segundo Marcelo, se amanhã tiver qualquer pedido para adiamento, ele vai recorrer à juíza de Iguaba, para pedir a condução coersitiva dos envolvidos. "Acho que vem coisa grande por aí", disse o vereador.

 

QUEM PODE E QUEM NÃO PODE

Enquanto isso, as especulações em Iguaba conntinuam send sobre quem pode ou não concorrer aos cargos de prefeito e vice. Não se fala em outra coisa. Aliás, se fala sim, no abandono da cidade e que não há previsão para o pagamento do 13º salário dos servidores. Que fase, hein?

 

 

 



BRIGAS PÓS ELEIÇÃO

Em Araruama, nem parece que a eleição já passou. As constantes trocas de acusações entre o grupo do prefeito Miguel Jeovani e do marido da prefeita eleita, Chiquinho da Educação, está deixando as redes sociais em polvorosa.  De um lado estão os apoiadores de MJ, trazendo para a internet informações sobre o governo e processos de Chiquinho, que hoje está inelegível e é investigado por ocultação de patrimônio. Do outro os simpatizantes do ex-prefeito que garantem que ele foi o maior gestor que a cidade já teve e não se cansam de apontar e criticar os problemas do atual governo. Nas trocas de farpas, os melhores são os apelidos: caloteiro, boneco de cera e por aí vai.

 

BRIGAS PÓS ELEIÇÃO II

Ao que parece, as trocas de farpas já extrapolaram a internet. De acordo com um áudio gravado por Chiquinho e divulgado nas redes sociais, o prefeito Miguel Jeovani teria ligado para ele e o ameaçado. Ele, na mesma gravação, disse que no "final quem vai ser preso é o boneco de cera", ou melhor, o atual prefeito. Numa leitura rápida, o que se percebe é que a monarquia dos Jeovani parece estar ruindo. A crise pegou o governo de jeito nos últimos meses, deixando Miguel em maus lençóis. Por outro lado, tem o marido da prefeita, Chiquinho da Educação, que não mede as palavras e nem os esforços para sujar a imagem do atual governo ainda mais.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias