COLUNISTA RC24H - SILAS BENTO: Prolagos vai ser investigada na Alerj

'A CPI vai passar um pente fino na empresa. Queremos saber qual o valor necessário para que se cumpra a meta da universalização da água e de esgoto tratado para a população'


Falta pouco para que a PROLAGOS comece a ser investigada pela ALERJ. No final do ano passado consegui um número suficiente de assinaturas para abrir uma CPI contra os desmandos da empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na Região dos Lagos, e agora, já estamos na última fase para que a CPI seja efetivamente instaurada e os trabalhos iniciem de fato.

A CPI vai passar um pente fino na empresa. Queremos saber qual o valor necessário para que se cumpra a meta da universalização da água e de esgoto tratado para a população. Queremos saber o valor real que precisa ser investido e qual o impacto dele nas tarifas cobradas. Queremos saber o porquê do tratamento de esgoto estar sempre em segundo plano se a empresa faz a sua cobrança junto com a conta de água. Vamos questionar também a contaminação da Lagoa de Araruama, a cobrança da taxa de corte e o motivo da tarifa social, que existe, mas que ainda não é aplicada a todos aqueles que precisam.

Precisamos de medidas emergenciais para os problemas de esgotamento sanitário e falta de abastecimento de água em alguns municípios que fazem parte da área de responsabilidade da empresa. Precisamos implantar uma tarifa social para templos religiosos, instituições religiosas e filantrópicas. Precisamos levar água para São Jacinto, assim como, para outras comunidades que ainda não são abastecidas. Precisamos rever o contrato com o intuito de diminuir o valor da conta.

Assim que a CPI for instaurada, notificaremos também os órgãos competentes para dar ciência e manifestar nossa vontade de apoiar o trabalho em prol da população. Somente uma profunda investigação e a possibilidade de suspensão da concessão poderão resolver os problemas de hoje no que se refere à PROLAGOS. Só vou descansar quando os resultados desta CPI forem observados na prática pela população da Região dos Lagos.

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias