COLUNISTA RC24h - Vinicius Marques: Hackers podem estar te espionando pela câmera

Quem não se lembra da cena, em que Mark Zuckerberg, postou uma foto no Instagram com a câmera do computador coberta por fita adesiva. Leia a coluna e aprenda a como não ter seus aparelhos hakeados.


Os hackers podem acessar as câmeras dos computadores sem que o proprietário perceba.

Os cybercriminosos usam os RATs (Remote Access Trojan), conseguem com isso comando total do computador. O que inclui a câmera.
 
Em 2016, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, postou uma foto no Instagram com a câmera do computador coberta por uma fita adesiva. Isso intrigou a comunidade virtual, pois se até Mark  
Zuckerberg decidiu usar esse método, é sinal de que pode ser uma boa opção usar esse método tão simples.

Vamos às dicas

1. Manter um antivírus atualizado e o firewall ativo

Os hackers usam normalmente trojans, através deles conseguem acesso remoto ao PC, esses softwares maliciosos costumam ficar escondidos dentro de programas legítimos no disco rígido. Conte sempre com a proteção do firewall e antivírus.

2. Desligue a webcam

Se a sua câmera não é integrada ao PC, uma sugestão é mantê-la  desconectada  quando não  estiver sendo usada. Caso a câmera seja integrada, você pode desativar pelas configurações do sistema operacional.

3. Observar se algum aplicativo está usando a câmera

Uma das dicas dadas por especialistas é ficar atento à luz que indica se a webcam está em uso. No entanto, alguns softwares maliciosos são tão poderosos que permitem aos hackers desativarem a luz mesmo durante o acesso à câmera. Apesar disso,  o Windows possibilita, por meio da ferramenta de Gerenciamento de Dispositivos conferir quais "apps" estão usando na webcam.

4. Mantenha os aplicativos atualizados

É fundamental manter atualizados o Windows o software da câmera, o navegador e os demais programas.

5. Não clicar em links suspeitos

A recomendação chega ser chata, mas é sempre bom repetir. Não clique em links de sites estranhos, como as famosas de promoções com itens gratuitos ou brindes generosos, propostas milagrosas e sorteios aleatórios. Além disso, atente-se aos e-mails de fontes não confiáveis ou solicitam downloads de um arquivos. Essas são as principais portas de entrada para softwares maliciosos e programas espiões.

6.Cubrir a câmera

Já que até Mark Zuckerberg e um ex-diretor do FBI o fazem por que deveriamos nos envergonhar em fazer? Uma solução simples, rápida e barata é cobrir a webcam com uma fita. Essa é a melhor forma de ter certeza que nenhuma imagem sua será capturada por meio da câmera.

Em resumo, manter a webcam desligada quando não estiver em uso, manter o Windows e o software antivírus (a sugestão do Viniglobal é o Avast antivírus) revizado e atualizado. Essas devem ser as ações para evitar mais esse perigo cibernético.

 

Vínicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22)99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24H

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias