#MODARC24H - PAOLA SIMÕES: O novo creppers da Puma

Os sapatos que já fizeram parte do uniformes dos soldados na segunda guerra mundial, ganham releitura a cada década, sendo possível um "look" moderno com o acessório.


Os creepers são sapatos criados para serem usados por soldados da Segunda Guerra Mundial, em 1940. O estilo do calçado foi adaptado para os soldados que se localizavam no norte da África. Eles usavam botinhas de camurça com solado reto grosso de borracha por causa do clima e do meio ambiente; os sapatos possuíam uma maior firmeza na pisada e eram bastante resistentes. Deixando o exército, os ex-soldados continuavam a usar os mesmos sapatos, que foram conhecidos como “brothel creepers” (crepe, em inglês, também quer dizer “borracha”).

Em 1950, o calçado foi adotado pela tribo urbana Teddy Boys, aliados às calças justas, jaquetas drapeadas, roupas de veludo e cabelos elaborados. E assim os sapatos seguiram durante as décadas, marcando presença nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, sempre aparecendo na cena underground – principalmente com os movimentos punks e góticos.

Atualmente, os creepers surgiram em versão cano longo, nas cores;  dourado, tons pastel e preto, mas, sempre com o solado branco, e agora com o cano no tamanho perfeito pra gente abusar. 

 

Agora com certeza vai rolar tipo  amar ou odiar com força. Não há meio termo para esse modelo! Há quem diga que ele é o sapato mais feio desde os crocs. É difícil combinar um look com os creepers sem ficar um tanto… diferente, mas não é impossível usá-lo em uma roupa mais feminina. Mas acho que os sapatos só vão bem se você gosta de ousar. Se não, fuja, nem pense em apostar... É melhor evitar do que forçar um estilo que não tem nada a ver com você.

Na minha opinião, o calçado fica mais bonito em quem tem pernas mais grossas, equilibrando a silhueta (e sem parecer “sapato de palhaço”). Use e abuse dos shorts, que vão muito bem – principalmente os de couro e os jeans, mais despojados. Para dar a impressão de uma silhueta mais alongada, use uma legging, uma calça ou uma meia-calça da mesma cor dos creepers. E, para contrapor o estilo pesado, escolha vestidos acinturados e leves...com certeza é o calçado mais confortavel do inverno.

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias