Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (24) em Cabo Frio

Público prioritários para receberem a dose: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica, indígenas e presidiários


O município de Cabo Frio começa nesta terça-feira (24), a campanha de vacinação contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde para este ano é vacinar 90% do público-alvo, que no município representa 46.966 pessoas. Logo pela manhã, alguns postos de vacinação ainda não tinham as doses da vacina, que foram distribuídas pela Secretaria de Saúde. No Centro de Saude Oswaldo Cruz, no Braga, as doses chegaram às 10h30 e uma fila de cerca de 100 pessoas já aguardavam para serem imunizadas. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, as 8h às 15h.

A Coordenadoria do Programa de Imunização da Superintendência de Saúde Coletiva do município informa que a distribuição das vacinas pelos 27 postos de saúde acontece normalmente. Não há falta de vacinas e os três veículos da Secretaria de Saúde estão percorrendo os postos para o transporte das doses.

A Secretaria de Saúde ressalta que não há a necessidade de correria aos postos de saúde, já que a campanha vai até 1º de junho.

Os grupos prioritários para receberem a dose são crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica (especificando qual doença que lhe confere o direito à vacina), povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumpram medida socioeducativa.

Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Após autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunológico começa a ser produzido e entregue nas unidades de saúde. Este processo dura, em média, seis meses. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.

Até o fim desta semana, a coordenação de Imunização irá divulgar a relação de postos de saúde que farão parte da Campanha Nacional de Vacinação. A expectativa do setor é de que todas as pessoas do grupo prioritário sejam vacinadas contra a gripe.

Vale lembrar que a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, é necessário atenção. A orientação é que à população adote cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias