COLUNISTA RC24H / SILAS BENTO - A ordem precisa ser restabelecida para prosseguirmos avançando

"Sou a favor da redução de qualquer imposto. O brasileiro é o povo que paga mais impostos, e o pior, o Brasil é o país com pior retorno de impostos à população em relação às áreas de saúde, educação e segurança"


Aprovamos nesta quarta-feira na ALERJ o projeto de lei que reduz a alíquota de ICMS sobre o diesel de 16% para 12% no estado do Rio. A medida é o resultado de um acordo com representantes de caminhoneiros e transportadoras de combustível e de cargas, e era uma demanda antiga da categoria, que iguala a alíquota fluminense à dos estados de São Paulo e Espírito Santo.

Sou a favor da redução de qualquer imposto. O brasileiro é o povo que paga mais impostos, e o pior, o Brasil é o país com pior retorno de impostos à população em relação às áreas de saúde, educação e segurança. E isso não sou eu quem estou dizendo. Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e o país foi comparado com outras 30 nações que possuem as maiores cargas tributárias do mundo.

Votando ao nosso estado, houve muita divergência entre os deputados, já que eu, e muitos outros, desejamos também a redução nas alíquotas de outros combustíveis, mas o que o Governo não aceita por conta na queda da arrecadação. Na semana que vem vamos debater a redução do ICMS do gás de cozinha e o importante é que estamos avançando.

Em relação à greve dos caminhoneiros, sei que o movimento causou uma crise no abastecimento de combustíveis, alimentos e outros produtos no país inteiro, mas sou a favor da manifestação. Não podemos ficar contra a categoria tendo noção dos problemas enfrentados no dia a dia. Entre as principais reivindicações dos caminhoneiros estava o preço do combustível. A política de preços da Petrobras foi um dos alvos principais dos manifestantes.

No acordo para encerrar a greve o governo federal adotou medidas para reduzir em R$0,46 o preço do litro do óleo diesel nas refinarias. O importante é que o primeiro passo foi dado e que a vida está voltando ao normal. Precisamos restabelecer a ordem, garantir o direito de ir e vir do cidadão, respeitar os trabalhadores e continuar a luta pela redução dos impostos de forma ordeira e democrática.

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias