BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (11)

Reviravolta em Iguaba, Balliester tenta fugir, mas acaba prefeito mesmo assim; As campanhas na TV; Desistência de Carlo Augusto em Rio das Ostras, causa preocupação em Cabo Frio; MM foge de outro debate; FPM de Arraial boqueado de novo; Chumbinho anuncia nomes dos candidatos que terão apoio dele; Aniversário de Granado em Búzios; E muito mais...


REVIRAVOLTA EM IGUABA

Em Iguaba Grande, quando o TRE chegou na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (11), Balliester Praguer deu uma de leão da montanha, saiu pela direita, e não foi visto num raio de cinco quilômetros da Casa Legislativa. Mas a estratégia não deu nada certo. Jeffinho do Gás, não se fez de rogado e, como vice-presidente recebeu a notificação dando posse a Balliester como prefeito e assumindo a presidência da Câmara. E mais: como chefe do Legislativo soltou memorando avisando aos colegas que a eleição para a mesa diretora, que seria realizada nesta terça-feira (12), está suspensa até segunda ordem. E tem mais, Jeffinho informa que amanhã ele irá presidir a sessão, já que Balliester já está prefeito da cidade. Ou seja, se a estratégia de Praguer era botar tudo num balaio só, assumindo o Executivo e garantindo a reeleição dele como presidente da Câmara, o tiro saiu pela culatra. Grasiella Magalhães deixou a cidade revirada, na base do vale tudo.

 

 

 

MUITA ARTICULAÇÃO E NÃO DEU EM NADA

A verdade é que Balliester articulou muito na tentativa de neutralizar Jeffinho do Gás, na disputa da presidência da Casa. O objetivo dele é continuar como presidente quando voltar do Executivo. Mas, no meio do caminho se atrapalhou e acabou entregando tudo para Jeffinho de bandeja. Que coisa, hein?

 

 

 

 

 

 

DISCURSO DE DESPEDIDA

Para quem tinha dúvida de que Grasiella Magalhães fosse participar da sessão solene dos 23 anos de emancipação de Iguaba Grande, promovida pela Câmara, na noite de sexta-feira (8), ela não só participou como também discursou. O discurso, aliás, foi de quem está com dificuldade cognitiva da realidade, em outras palavras, tem apego ao poder e apresenta extrema dificuldade de abrir mão dele. Mas, apesar da relutância de Grasi em deixar o cargo de prefeita, na sessão solene, ela falou aos presentes em tom de despedida. Agradeceu aos vereadores, sem deixar de dar algumas alfinetas sutis na oposição. Por falar neste evento, o advogado Dr. Pedro Canellas foi agraciado com o título de cidadão iguabense, outorgado pelo vereador Alexandre de Carvalho. Dr. Pedro é o autor do processo que fez a prefeita perder o cargo, para quem com certeza algumas das alfinetadas foram dirigidas.

 

 

 

ENTREVISTA COM CANDIDATOS

O Portal RC24h vai começar as entrevistas com os candidatos a prefeito de Cabo Frio, na eleição suplementar de 24 de junho. A sequência será por ordem alfabética, a começar com Dr. Adriano (Rede), que vai abrir a série de entrevistas do #15MinutosNoRC, na quarta-feira (13), às 14h. Em seguida será a vez de Carlão (PHS), na quinta-feira (14); Cristiane Fernandes (PSDB), na sexta-feira (15). Na semana seguinte, na segunda-feira (18), será a vez de Leandro Cunha (PSOL); Marquinho Mendes (MDB), na terça-feira (19) e Rafael Peçanha (PDT), na quarta-feira (20). Será a oportunidade dos internautas conhecerem um pouco mais dos candidatos. As entrevistas serão transmitidas ao vivo no Facebook e depois repercutidas no portal. E você poderá participar enviando perguntas.

 

 

CHUMBO TROCADO

No fim de semana, a circulação de mais um jornal pela cidade, deixou a turma de Marquinho Mendes de cabelo em pé. O “fake news” dessa vez, teve como manchete o indeferimento de MM e Cristiane Fernandes, mas abordou assuntos de outros municípios também. O pessoal do ex-prefeito retirou vários exemplares de circulação. Por onde andaram no fim de semana, e encontraram o tal jornal, sumiam com ele na hora. Esse episódio casa bem com bem com a história do “chumbo trocado não dói”, mas nesta altura do campeonato, dói sim e muito.

 

CAMPANHA NA TV

A propaganda eleitoral gratuita na TV começou no fim de semana, já mostrando a deficiência de algumas campanhas. A de Dr. Adriano, por exemplo, não foi ao ar. A equipe dele informou que o motivo foi uma falha do pessoal da produtora. Um funcionário da edição teria gravado o arquivo em formato não adequado, impossibilitando a veiculação do vídeo na TV. A mesma empresa é responsável pelas produções do PSOL e do Carlão e no primeiro dia nenhum deles foi ao ar. Quanto aos demais candidatos, Cristiane Fernandes (PSDB) mostrou o lado de mulher magoada, que está se vingando do ex. Sutilmente ela atacou Dr. Adriano, lembrando do episódio da convenção partidária. Já a equipe de marketing do PDT, de Rafael Peçanha, fez excelente trabalho, apesar do pouco tempo. Quanto a Marquinho, como era de se esperar, fez um trabalho excepcional do ponto de vista do marketing. Bom roteiro, bom gancho, boas imagens, boa otimização do tempo, é um candidato de experiência que domina o jogo e está pronto pro combate.

 

 

NÓ NA CABEÇA DO ELEITOR

A propaganda eleitoral de Marquinho Mendes foi tão boa, que acabou dando um nó na cabeça do eleitor. A sensação de “não entendi nada”, que muita gente ficou foi notória. Se o objetivo da turma de MM era plantar a dúvida no eleitor menos antenado, a missão foi cumprida. A pergunta nesta segunda-feira foi: “Se ele teve o mandato cassado, como pode concorrer novamente, gastar tanto dinheiro com a campanha?”. A verdade é que Marquinho segue com a estratégia de vencer a eleição, com o deferimento conquistado na base dos recursos na Justiça. Então, somente o juiz poderá definir se ele seguirá ou não com essa história.

 

 

 

CARLOS AUGUSTO DESISTIU

Carlos Augusto Balthazar retirou a candidatura a prefeito na eleição suplementar de Rio das Ostras. A decisão foi divulgada em vídeo no Facebook, no fim de noite desta sexta (8), e deixou a turma de Marquinho Mendes bastante preocupada. A alegação de Carlos Augusto foi para colocar fim à judicialização do pleito. Aliás, a chapa dele - Coligação Rio das Ostras Não Pode Parar - foi indeferida pela Justiça Eleitoral no fim da semana passada. O caso e a estratégia do ex-prefeito rio-ostrense são idênticos ao de Marquinho. Porém a decisão de Carlos Augusto de recuar gerou enorme ansiedade e preocupou as lideranças do grupo de MM. Não por desconfiança de que Marquinho pudesse renunciar, mas por receio que a tese de Dr. Magno não vai vingar. Seguimos então naquela história: “Quem viver, verá!”.

 

 

 

 

NOVO FURO

A sabatina com os prefeitáveis de Cabo Frio, organizado pela ACIA E ASAERLA, que aconteceu nesta segunda-feira (11), no Hotel Paradiso, não contou com a participação do ex-prefeito Marquinho Mendes, que apesar de confirmar a presença, acabou não comparecendo. Outro ausente também é o Carlão do PHS. Marquinho, ao que parece, seguirá a estratégia de evitar debates para não ter que se confrontar com os adversários

 

 

 

FPM BLOQUEADO DE NOVO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, se prepara mais uma vez, para ir a Brasília, atrás da liberação do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que ficou retido na fonte, neste mês de junho. Desde maio de 2017, todo o fundo recebido fica retido para pagar o parcelamento das dívidas previdenciárias acumuladas na gestão anterior e com os pagamentos da competência (atuais) referentes à Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). Atualmente, Arraial do Cabo está em dia com a Previdência Social. Essa retenção em relação às dívidas herdadas foi uma medida do atual governo federal. A consulta do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação é pública e pode ser feita através do site indicado na postagem.

 

 

 

DIZ A TURMA DO CANHÃO

Na Praça do Canhão, em São Pedro da Aldeia, não se fala em outra coisa a não ser do processo que o Ministério Público Eleitoral propôs contra todos os candidatos da coligação na qual estava um vereador que fazia oposição ao governo Chumbinho. Dizem que há suspeita de fraude eleitoral e, por essa razão, há o risco de todos os votos serem anulados. De acordo com a turma do Canhão, parece que o suplente já está comprando o terno da posse.

 

OS CANDIDATOS DE CHUMBINHO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, fez uma reunião com o grupo dele, na sexta-feira (8), para anunciar quem ele vai apoiar na eleição deste ano. O nome para deputado federal não foi novidade nenhuma, é o do vice-prefeito Mauro Lobo, que é pré-candidato a uma vaga no Congresso. A surpresa foi o para estadual, que Chumbinho indicou o vereador Zezinho Martins, que até bem pouco tempo era oposição, mas que neste segundo mandato tem se mostrado bastante parceiro do prefeito. O anúncio pegou a turma do Canhão de surpresa. Aliás, esse foi o segundo assunto mais bombado desta segunda-feira, na Praça do Canhão.

 

 

 

 

A FESTA DE GRANADO

Em Armação dos Búzios, enquanto a situação nas escolas está russa, o prefeito André Granado fez uma festa no fim de semana, para comemorar o aniversário dele. O evento foi o Silk Beach, só para convidados, que tiveram que levar alimentos não perecíveis, para participar do evento que foi um luxo. A turma da Rua das Pedras quer saber se as doações são para abastecer as escolas que estão sem merenda. 

 

 

 

 

 

 

SENADOR EM ARARUAMA

No próximo sábado (16), às 9h, o senador Romário, que é pré-candidato ao governo do Estado do Rio, estará em Araruama, visitando a Apae da cidade. Logo depois, ao meio dia, ele seguirá para Iguaba onde vai inaugurar o diretório do Podemos, junto com o advogado Dr. Pedro Canellas, que é pré-candidato a deputado federal pelo partido. Neste mesmo sábado, em Araruama, Romário vai lançar oficialmente a candidatura dele a governador.

 

 

FILAS NA SAÚDE CONTINUA

Nesta segunda-feira (11), os araruamenses tiveram que enfrentar uma fila enorme para conseguir marcar uma consulta na Policlínica do Parque Mataruna. Desde o início da noite deste domingo inúmeras pessoas se aglomeraram na parte externa do posto para garantir uma senha. Ou seja, a prefeita Lívia Bello até tenta, mas acabar com as filas na marcação de consultas que é bom, ela não consegue.  

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias