Saúde de Arraial do Cabo divulga nota oficial sobre caso suspeito de meningite no município

Secretaria fez questão de ressaltar que, em caso de confirmação, não existe risco de contaminação no hospital


A Prefeitura de Arraial do Cabo informa aos moradores, por meio da Secretaria de Saúde, que o paciente que encontra-se no Hospital Geral do município, em uma enfermaria isolada, onde recebe todos os cuidados necessários por profissionais paramentados, em uso de EPI, seguindo as normas de proteção individual NR32.

Existe a suspeita de que o paciente esteja com meningite, por isso, todos os exames já foram solicitados e as medidas necessárias tomadas. É importante que fique sabido pelos moradores que não existe risco de contaminação no hospital. Quando o paciente for transferido ou receber alta da unidade, o local passará por uma desinfecção terminal.

Caso a meningite seja confirmada, a direção do HGAC já providenciou uma vaga para o paciente no hospital São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que a Meningite é uma doença contagiosa e é transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva ou secreção expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir, espirrar ou beijar.

Para ocorrer a transmissão da meningite é necessário haver contato íntimo e prolongado (morar na mesma casa, compartilhar o mesmo quarto). Logo, o convívio com a pessoa doente ou infectada é importante para o contágio. Neste caso, mesmo sem a confirmação, o doente encontra-se isolado.

É importante que a população esteja atenta as informações que circulam nas redes sociais. Antes de compartilhar uma notícia, certifique-se de que ela é verdadeira, pois os boatos causam apenas confusão e podem ter consequências sérias.

Categorias: Arraial do Cabo Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias