São Pedro, Cabo Frio e Araruama terão testes grátis para hepatite C

Mutirão para testagem da população acontece nos dias 17, 24 e 25 de julho, respectivamente, das 9h às 16h


Durante o mês de julho, as cidades de Cabo Frio, Araruama e São Pedro da Aldeia terão mutirão especial para testagem da população para Hepatite C. Os exames serão oferecidos gratuitamente. O primeiro acontece em São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (17), das 9 às 16 horas, na Praça das Águas, no Centro. 

No dia 24 de julho é a vez de Cabo Frio, também das 9h às 16h, na praça do Jardim Esperança. Por fim, no dia 25, em Araruama, o mutirão acontece na Praça João Hélio.

A hepatite C tem cura e os tratamentos disponíveis são eficazes e rápidos. O exame é simples – apenas uma gotinha de sangue. É uma doença silenciosa e, se não tratada, pode levar à cirrose hepática, câncer de fígado e à necessidade de transplante. Atualmente, a Hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais – segundo o Boletim Epidemiológico 2017, emitido pelo departamento de Aids, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde.

É transmitida pelo contato de sangue saudável com sangue contaminado e as três principais causas prováveis são uso compartilhado de seringas contaminadas (ou qualquer objeto perfurante-cortante), transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas. 

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, devem fazer o teste: 

- Todas as pessoas acima de 40 anos ou de qualquer idade que tenham se submetido a cirurgias ou transfusão de sangue há mais de 20 anos; 
- Pessoas que compartilhem agulhas injetáveis e objetos cortantes; ou tenham feito tatuagens ou colocado piercings sem material descartável; 
- Ou ainda que tenham feito sexo desprotegido com múltiplos parceiros; e portadores do vírus HIV. 

Os casos identificados serão encaminhados para unidades de tratamento – as terapias hoje disponíveis oferecem mais de 95% de cura, em cerca de 12 semanas de tratamento.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias