BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (19)

Escolha de procurador não agrada em Cabo Frio; Desemprego é grande e angustia vice-prefeito Felipe Monteiro; Sepe Lagos pressiona o governo; A falta de comunicação na Prefeitura de Cabo Frio; Renatinho Vianna volta de Brasília com boas notícias na bagagem; Acesso às leis municipais facilitada em Búzios; Os sem eira e nem beira de Maria Joaquina; Ex-secretário de Estado de Saúde na Região dos Lagos; E muito mais...


DESAGRADO JURÍDICO

Numa semana de muitas incertezas, uma polêmica se destacou nesta quinta-feira (19), em Cabo Frio, a escolha de Dr. Adriano para a Procuradoria Geral do Município. Poucos devem saber, mas o prefeito eleito contou com apoio jurídico de 25 advogados, durante a campanha e todos foram pegos de surpresa quando ele optou pelo Dr. Caio César para o posto de procurador. Aliás, pouca gente conhece o advogado que caiu de paraquedas. Trata-se de um jovem de vinte poucos anos com uma carreira meteórica. Há dois anos, ele era apenas o estagiário da Dra. Juliana Bonazza, aquela que atuou como interventora da Saúde no governo Alair Corrêa e hoje é procuradora do município de Mangaratiba. Claro que a escolha desagradou o grupo “Jurídico 18”, que caminhou com Dr. Adriano desde o início da campanha, ainda mais que poucos, ou melhor, quase ninguém foi convidado para compor o governo. Pra piorar a situação, Adriano está aproveitando muita gente que trabalhava com Marquinho Mendes e isso deixou a turma revoltada. E com justiça.

 

 

ANGUSTIA DO VICE

O vice prefeito de Cabo Frio, Felipe Monteiro, numa passada no Café Parada Obrigatória, na Praça Porto Rocha, encontrou a turma da resenha política e disse que está assustado com o número de pessoas que tem procurado a Prefeitura atrás de emprego. “É enorme”, afirma Felipe. O jovem destacou que a sociedade civil e o poder público precisam se organizar para fazer um fórum e discutir a geração de emprego na cidade. “Urgentemente”, disse o vice-prefeito.

 

REUNIÃO COM O SEPE

O Sepe Lagos protocolou na Prefeitura de Cabo Frio pedido de audiência com o prefeito Dr. Adriano. A data solicitada pelo sindicato foi 20 de julho, ou seja, nesta sexta-feira. Em nota divulgada nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação anunciou que o pedido foi acolhido, mas a data marcada foi a próxima quinta-feira, dia 26, e não será com o prefeito, mas sim com a nova gestão da SEME. Os sindicalistas querem tratar de assuntos pertinentes à categoria, como o descongelamento do PCCR; dos pagamentos do 13º salário de 2015 e dos salários que ainda estão em atraso; do 13º de 2016 dos aposentados, além do mês de dezembro do mesmo ano; reposição salarial desde 2015; e concurso público. Ou seja, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos) vai botar pressão no governo, vamos ver como será o jogo de cintura de Cláudio Leitão e da adjunta Denize Alvarenga  para lidar com os sindicalistas.

 

 

 

 

COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA

Ainda sobre a Educação... Não foram divulgados os nomes dos membros que vão compor a comissão de estudos criada pelo prefeito, para buscar a ampliação das verbas para a pasta. A única confirmação é que o secretário Cláudio Leitão será um dos que vai compor o grupo que traçará estratégias para garantir o aumento orçamentário. Aliás, o responsável pela pasta garante que manterá uma comunicação democrática com a Comissão Permanente de Diretores e anunciou a criação de uma série de fóruns de políticas educacionais. O primeiro Fórum será realizado em agosto e terá como tema a “Hora-atividade dos professores”, pauta já sinalizada pela categoria. Os fóruns serão realizados mensalmente e contarão com a participação de três delegados por escola, sendo uma vaga da direção e duas distribuídas em Conselheiros Escolares e profissionais docentes e não docentes.

 

QUE COMUNICAÇÃO?

As queixas com relação à comunicação do novo governo de Cabo Frio são unânimes. Desde que Dr. Adriano foi empossado prefeito, o site da Prefeitura não foi atualizado, nem mesmo o release da posse, ocorrida na última terça-feira (17), foi enviado à imprensa, sequer uma foto. Hoje chegou informações do primeiro dia de trabalho, para ser mais preciso, 25 dias depois da eleição dele. Não há comunicação entre a imprensa e o prefeito e a maioria dos secretários. Ainda na terça-feira, uma jornalista tentou conversar com o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente e Planejamento, Felipe de Oliveira Araújo, via Whatsapp, e o mesmo disse que não a atenderia naquele canal de comunicação, destinado apenas para amigos e familiares. Isso gerou grande desgaste, além do que já existia desde a eleição, entre jornalistas e o novo governo. Muito se fala em “disse-me-disse”, boataria, fofocas... Mas o que ocorre de fato é que não há uma comunicação profissional e eficiente até o momento, tudo ainda está sendo feito de forma artesanal tal como na campanha. Os profissionais da imprensa não têm conseguido confirmar informações, nem mesmo ouvir a versão do governo. A boa notícia que chegou até nós e que a jornalista Mônica Marins será a chefe de reportagem da Coordenadoria de Comunicação. Quem sabe esse quadro muda com esta profissional que tem no currículo experiência com governos de outras cidades da região.

 

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Zé Martins será o secretário de Indústria e Comércio de Cabo Frio. Ele entrou em contato conosco depois de ler a nota sobre a pasta, aqui na Boca Miúda, informando que não houve transição no setor. Quanto a isso, Zé da Picanha, como é conhecido na cidade, disse que ele será quando houver uma secretaria, porque por enquanto, ainda é apenas uma superintendência sem sequer um espaço físico adequado. Então, depois que Dr. Adriano fizer a reforma administrativa, criar a secretaria e arrumar um local adequado para o trabalho, ele tomará posse e aí sim tomará pé dos projetos já existentes e verá o que de fato é possível de realizar.

 

SÓ NA EXPECTATIVA

A turma de Tamoios também está querendo saber quem serão os responsáveis pelas superintendências do segundo distrito de Cabo Frio. Até agora, apenas está confirmado de Tamires Carneiro como subprefeita, os demais seriam divulgados ontem, o que não aconteceu. Na quarta-feira (18), a subprefeita esteve no Centro Administrativo e informou aos funcionários que continuassem trabalhando normalmente, até um novo comunicado. Segundo o Jornal O Tamoiense, na manhã desta quinta-feira (19), Tamires esteve reunida com Dr. Adriano para tratar sobre a situação do segundo distrito, mas nenhuma informação nova foi divulgada (para variar). A previsão é que a nova administração de Tamoios só seja confirmada na próxima semana.

 

QUALIFICAÇÃO NO TURISMO

O Sindicatos dos Guias Turísticos do Estado do Rio reuniu com os secretários de Cabo Frio, Radamés Muniz; de Búzios, Augusto Cesar Fernandes Chegure; e o subsecretário de Turismo de Arraial do Cabo, Mariel Dantas, para tratar de qualificação profissional. O sindicato ofereceu para ajudar com cursos para capacitar guias turísticos que atuam nas cidades e os funcionários do atendimento e recepção de turistas. O encontro aconteceu na última terça-feira (17), no Hotel Malibu.

 

AMPLIAÇÃO DO BANCO DE LEIS

A Câmara Municipal de Armação dos Búzios pretende ampliar o acesso da população aos textos legislativos, disponibilizando no site da instituição todas as leis aprovadas na Casa desde o ano de 1997, por meio de uma ferramenta chamada Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).   Para isso, o presidente da Câmara João Carlos Alves de Souza (Cacalho) apresentou o Projeto de lei 56/2018, que gratifica cinco servidores do Legislativo para implementação, manutenção e alimentação do SAPL. O projeto foi aprovado por unanimidade e em regime de urgência na sessão ordinária de terça-feira (17). Conforme a proposta, um servidor efetivo ou servidor efetivo em cargo de comissão será incumbido de implementar, hospedar, desenvolver, gerenciar, fazer manutenção mensal, prover segurança desse sistema; publicar na internet; prover suporte aos departamentos e aos gabinetes e ministrar cursos, recebendo gratificação de R$ 2 mil mensais.  Já a alimentação do sistema vai ser realizado por quatro servidores efetivos ou comissionados, lotados no Departamento Técnico Legislativo. Suas funções serão inserir as informações referentes às normas jurídicas existentes no arquivo e aos trabalhos legislativos da Câmara. A gratificação será de R$ 500 reais mensais, por um período de 5 meses, a partir da nomeação, podendo este ser renovado por qualquer período, em caso de necessidade.

 

SEM EIRA NEM BEIRA

É assim que os moradores de Maria Joaquina e da Vila Verde Rasa estão se sentindo nos últimos dias. Desde que o desembargador relator José Roberto Lagranha Távora, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), cancelou os efeitos do artigo 1º da Lei Estadual 7.880/2018, que anexa o bairro Maria Joaquina ao município de Búzios, a população está desassistida. Nesta semana, os moradores que foram até a Clínica da Família da Rasa para marcar consultas médicas, foram informados que eles estão bloqueados. Ou seja, não podem ser atendidos nas unidades de saúde de Búzios por serem moradores de Cabo Frio. Isso tem causado grande revolta, uma vez que boa parte tem título de eleitor de Búzios e o cartão do SUS registrado no município. “O jeito é protestar. Vamos fazer lives no Facebook, nos reunir nas ruas para manifestar contra essa decisão da Prefeitura. Temos que nos fazer ouvir pelos políticos. Cadê os vereadores para nos ajudar?”, questionou uma internauta moradora de Maria Joaquina. O Portal RC24h já entrou em contato com a Prefeitura de Búzios para saber o motivo da medida, mas ainda não obteve retorno. Enquanto isso, os moradores continuam sem “eira nem beira”.

 

COM BOAS NOTÍCIAS NA MALA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, chega nesta quinta-feira (19) de Brasília e está muito feliz com as notícias que ele vem trazendo da capital federal. Ele participou de reuniões nos ministérios do Turismo, Cidades e Saúde, onde tratou da vinda de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município cabista. Ele foi para o planalto central atrás de recursos para ajudar a cidade sair da crise e, ao que parece, volta de lá cheio de novidade e muito otimismo na bagagem.

 

LICENÇAS PARA TURISMO NÁUTICO

Ainda sobre Arraial do Cabo, a turma da Praia dos Anjos está intrigada com o crescimento do número de licenças para turismo náutico no município. Faz um tempo, o Conselho de Pesca aprovou 168 autorizações para barcos começarem a fazer passeios de barcos na costa cabista, mas este número subiu para 220 nos últimos meses. Isso causa preocupação, pois no verão serão mais de 200 embarcações disputando os turistas na Marina. Além disso, a quantidade de barcos fundeados na Praia dos Anjos a torna inapta para o banho de mar, não só pela poluição, como também pela presença das embarcações na água, ocupando 60% da área do mar.  “Os pescadores que exploram a praia há mais de 100 anos não têm mais como praticar a pesca artesanal. Sem essa atividade, muitos têm que buscar sobreviver do turismo náutico, mas com tantas licenças, vai ficar cada vez mais difícil”, disse um internauta, em desabafo publicado nas redes sociais. Esse é um bom assunto para o Executivo e o Legislativo discutirem neste período antes do verão. #ficaadica

 

EXPONDO AS FALHAS

Em Iguaba Grande, a turma da Praça Edila Pinheiro está comentando que nem parece que o prefeito interino, Balliester Praguer, está sucedendo um governo do qual ele sempre foi aliado. Acontece que, desde que assumiu a Prefeitura ele tem exposto todas as falhas, sem dó nem piedade. Demitiu comissionados, fez mutirão para patrolamento e iluminação das ruas e muitas outras ações que mostram o quanto a gestão da ex-prefeita Grasiella Magalhães era deficitária. Isso, é claro, vem gerando certo desgaste no grupo, ainda mais que Balliester e Grasiella são do mesmo partido. Há quem diga que muitas das ações que estão sendo desenvolvidas pelo prefeito interino já estava programadas pelo governo anterior, mas ele malandramente, tem executado e se apresentado como o salvador da pátria, o grande gestor público. Assistindo a tudo isso, os comentaristas políticos da Edila Pinheiro estão sem entender nada, só aguardando para ver onde essa história vai acabar.

 

BRUNÃO E PAES

Em São Pedro da Aldeia, a turma não perdoou a foto do presidente da Câmara, Bruno Costa, com o pré-candidato a governador do Estado do Rio, Eduardo Paes. Foi a imagem cair nas redes sociais que os comentaristas políticos mais ferrenhos da Aldeia caíram de pau. Teve até vídeo com o áudio do episódio em que Paes fala mal de Maricá, São Pedro da Aldeia e Araruama, para o ex-presidente Lula, que também foi parar no facebook e viralizou. Eduardo Paes é pré-candidato a governador pelo DEM e chega a São Pedro da Aldeia, para pedir votos é claro, pelas mãos de Brunão. Ah! A turma do Canhão não perdeu a oportunidade de colocar aquela pilha.

 

 

 

EM ARARUAMA

O ex-secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, o Luizinho, esteve na Região dos Lagos cumprindo agenda política. Em Araruama, ele participou da Roda de Conversa do Democratas, realizada nesta quarta-feira (18), no centro da cidade. Na oportunidade ele parabenizou a deputada estadual Marcia Jeovani pela Lei de Transparência de vagas nos leitos dos hospitais, de autoria da parlamentar. O vereador de Araruama, Oliveira da Guarda também participou do evento. Luizinho esteve também em São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo em reuniões políticas.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias