BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (23)

Adriano diz que vai demitir mais, para adequar a folha à LRF; Confusão na assinatura da ata de posse; Novos nomes do governo e das comissões criadas pelo prefeito; Arraial do Cabo é tema de reunião na Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Prefeito de Búzios volta de férias nesta quarta-feira (25); Disputa de Lobos em São Pedro; E muito mais...


VEM MAIS DEMISSÃO POR AÍ

Em entrevista ao Portal RC24h, na manhã desta terça-feira (24), o prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano, disse que mais demissões vão rolar na Prefeitura. Depois de eliminar os comissionados que foram contratados nos últimos meses do governo anterior, cerca de 1700 pessoas, agora ele está de olho nos super salários e nos servidores que apesar de estarem na folha, não comparecem para trabalhar, ou seja, os famosos fantasmas. Dr. Adriano disse que já identificou que tem gente que mora no exterior e mesmo assim está na folha de pagamento. O prefeito já tinha alertado que o município estava infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal comprometendo 67% do orçamento com pagamento de pessoal. Isso foi confirmado pelo Ministério Público. Cabo Frio é o terceiro na lista de 21 cidades com o mesmo problema. Mas no que depender de Adriano o facão vai rolar.

 

 

FANTASMAS QUE NÃO ACABA MAIS

Depois que o prefeito nos concedeu entrevista, afirmando que quem não trabalha está fora, começou uma chuva de mensagens de servidores, muitos querendo denunciar a existência de fantasmas no setor onde trabalham. Segundo eles, tem departamento em que mais da metade dos funcionários lotados não comparece regularmente ou nunca apareceu para trabalhar. O secretário de Governo, Duca Monteiro, garantiu que tudo isso vai aparecer no levantamento que estão fazendo em todas as secretarias.

 

 

BRAÇO DIREITO DO SECRETÁRIO

Na manhã desta terça-feira (24), enquanto aguardava para entrevistar Dr. Adriano, encontrei o secretário de Educação, Cláudio Leitão, junto com a secretária adjunta, Denise Alvarenga. Ele teceu vários elogios a ela e disse que Denise é o braços direito (e o esquerdo também) dele. Perguntei à ela como está lidando com a nova função, ainda mais que deixou de ser pedra, quando saiu do Sepe Lagos, para se tornar vidraça, trabalhando no governo. "É diferente, pois não estou muito acostumada com isso. Estou tendo alguma dificuldade para vestir esse número, mas estamos caminhando", respondeu ela meio sem jeito com o elogio de Leitão.

 

 

ASSINATURA DA ATA

Ainda nos corredores da Prefeitura, aguardando a entrevista, fiquei sabendo que o vereador Jefferson Vidal teria viajado sem assinar a ata de posse do prefeito Dr. Adriano. Isso estava atrapalhando a nova administração, como a criação de novas senhas, e acesso às contas bancárias da Prefeitura. Cláudio Leitão, por exemplo, reclamou que tem verbas da Educação que o município não poderia receber enquanto a situação não fosse resolvida. Pois bem... Eu mesma entrei em contato com Jefferson, lhe passando o que estava ocorrendo e ele me contou que viajou na quinta-feira e a ata não tinha ficado pronta. O vereador jurou de pé junto, que não houve má vontade da parte dele, e que ninguém do Executivo ligou para informar dessa situação. Antes de acabar a manhã Jefferson foi para a Câmara e assinou a ata, acabando com o problema.

 

 

NOVOS NOMES DO GOVERNO

Clésio Guimarães vai ser o coordenador da Casa do Empreendedor. Dra. Cenir Amorim foi convidada para assumir como subsecretária de Saúde. Zé Martins vai ficar na Industria e Comércio. Mas Dr. Adriano vai conversar com ele para que assuma antes da reforma administrativa, enquanto a pasta é uma coordenadoria. Segundo o prefeito, a reforma vai demorar um pouco e deve sair do papel no fim do ano e ele não quer que a secretaria fique com projetos parados. Na Secretaria de Cultura está confirmado o nome de Meri Damaceno como subsecretária.

 

 

QUEM FICA NAS COMISSÕES

Dr. Adriano revelou quem ficará na coordenação das comissões instituídas por ele no primeiro dia de governo. Serão: o procurador geral do município, Dr. Caio César, junto com o controlador Alberto Castro, para coordenar a auditoria; o secretário de Saúde, Antônio José Macabu Gouvêa (foto), na comissão que vai tratar da Central de Marcação de Consultas; E o secretário de Educação, Cláudio Leitão, na comissão que vai tratar do aumento de recursos para a pasta. Quanto aos demais nomes que irão compor, o coordenador de Comunicação, Queiroz, prometeu liberar até sexta-feira (27). Aguardemos!

 

 

NÃO É UNANIMIDADE

Saindo da Prefeitura, percebi a presença de um grupo de Guardas Municipais na porta. Questionei a receptividade da eleição para o comando da GM. Ao que parece a decisão não agradou a maioria. O que deu para perceber depois de bater um papo com os guardas é que todos estão preocupados que essa mudança possa garantir poder para quem tem pouco tempo de corporação, ao invés de favorecer quem tem mais tempo de casa. A verdade é que muitos estão com medo que essa história de democracia acabe elegendo um servidor "embriagado no sucesso", ou seja, sem estrutura para ser comandante da Guarda Municipal de Cabo Frio.

 

DEFESA ANIMAL

A Câmara de Cabo Frio analisa na sessão desta terça-feira (24), o Projeto de Lei (PL) nº136/2018, que define a conduta de maus-tratos contra animais no município e estabelece multa de até R$ 3 mil a quem cometer essa prática. A proposta é do vereador Luis Geraldo (PRB). Além da multa, o projeto também prevê o pagamento das despesas de tratamento clínico veterinário nos casos de necessidade.

 

 

REUNIÃO NO INEA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, participa nesta terça-feira (24) de uma reunião na Secretaria Estadual do Ambiente, no Rio de Janeiro, para tratar da obra do cinturão do Parque Público da Prainha e também sobre a coleta de esgoto nos distritos. O objetivo é utilizar o recurso do ICMS verde para realizar as intervenções nestas localidades. O encontro, que estava previsto para amanhã, mas foi antecipado para esta tarde, conta com a presença do secretário estadual do Ambiente, Marco Aurélio, da procuradora do INEA, Ana Gaito, da superintendente do INEA, Marcia Simões Mattos e do subsecretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Josimar Veiga de Oliveira. Projetos como a instalação do mirante do pontal do atalaia, a legalização e regulamentação da área do Parque das Garças para os moradores, também foram tratados na reunião.

 

MELHORIAS NAS PRAÇAS CABISTAS

O secretário de Obras de Arraial de Cabo, Renato Gonçalves, está bastante animado com o andamento dos trabalhos da pasta que ele gerencia. De acordo com ele, vários projetos já foram finalizados e nos próximos dias as obras das praças de Figueira, Ana Neri, no Sítio, da Rua Nazaré, no Canaã (antigo Cyber), além da reforma das escadarias das Prainhas e do guarda corpo da orla da Praia Grande serão iniciadas. "Tivemos muitas dificuldades por conta do orçamento, mas com muito trabalho e empenho do governo municipal, vamos conseguir dar uma cara nova pra cidade, reformando essas praças que estavam abandonadas e outros locais que também precisam de melhorias", afirmou o secretário.

 

PREFEITO DE VOLTA

Em Búzios a expectativa é pela volta do prefeito André Granado das férias. Ele retorna ao trabalho nesta quarta-feira (25). A turma da Educação quer saber o que ele vai fazer com a secretária. Mas na Rua das Pedras, o comentário é que ele não fará absolutamente nada. A merenda voltou, está tudo certo.

 

 

 

DISPUTA DE LOBOS

Em São Pedro da Aldeia, o comentário da turma do Canhão é sobre uma possível aliança entre Paulo Lobo e Guga de Mica para a eleição de 2020. Segundo os comentaristas políticos, Paulo pretende se candidatar no próximo pleito, quando o período de inelegibilidade dele já terá acabado. Guga deve levar essa história com Lobo até quando der, e dependendo da recepção dos eleitores à ideia da dobradinha, ele emplaca a esposa, vereadora Bia, como vice na chapa. Claro que isso é só conjectura política, nada confirmado ainda... Mas, a turma do Canhão não erra. Já o governo tenta decolar com a pré-candidatura do vice-prefeito, Mauro Lobo. Se der certo, ele será a aposta de Chumbinho para a sucessão. Mas, na visão do Canhão, essa opção está difícil de decolar. Por outro lado tem Carlindo Filho, que anda garantindo que sairá como candidato a prefeito em 2020. Ele está inelegível, mas anda dizendo pela cidade que o super advogado dele resolverá as pendências judiciais. Seja como for, a Aldeia tem tudo para ter uma disputa de lobos nas próximas eleições

 

FOI LÁ E FEZ

Em São Pedro da Aldeia um empresário, dono de posto de gasolina, cansado do jogo de empurra-empurra para a manutenção da RJ-140, resolveu ele mesmo contratar o serviço para limpar o canteiro da rodovia. Cansou e preferiu não esperar o lenga-lenga dos pedidos dos vereadores ao São Francisquinho, na esperança do prefeito Chumbinho ou o Estado mandarem capinar o mato da extensão da estrada.

 

 

RECONTRATE OS MONITORES

O vereador de Iguaba Grande, Alexandre da Farmácia, na sessão desta terça-feira (24), da Câmara iguabense, defendeu a continuidade dos monitores escolares para os alunos especiais da rede municipal. Para o edil os profissionais devem permanecer nas funções e que o prefeito interino, Balliester Praguer, deve recontratar os que já foram demitidos para que a educação das crianças não seja prejudicada.

 

 

 

KIT DE TV DIGITAL

Em Araruama, tem internauta indignado com a atitudes de algumas pessoas que receberam os kits de TV digital e agora tentam vender pelas redes sociais. Na semana passada, a Prefeitura começou a distribuir os aparelhos para os beneficiários do programa bolsa família. Nos últimos dias já teve gente tentando vender o kit por R$ 120. O mesmo que a pessoa recebeu gratuitamente. O kit inclui conversor digital, antena, fonte de energia, suportes e cabos e a venda é proibida.

 

 

 

 

 

PRÉ-CANDIDATURA LANÇADA

A pré-candidatura de Anderson Moura a deputado estadual foi lançada nesta segunda-feira (23), em Araruama. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo o vice-presidente estadual do PP e deputado federal, Júlio Lopes. Anderson ficou muito animado com a adesãoe o PP está dando total apoio. A dobradinha Anderson e Júlio já está valendo a todo vapor. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias