BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (25)

Eleição suplementar começa a se desenhar em Búzios; Clima de ansiedade na Câmara de Cabo Frio; Prefeito de Arraial do Cabo tenta adequar a folha à LRF; Café da manhã com Eduardo Paes em São Pedro; Grasiella e Sassarico em Iguaba; E muito mais...


SEM BOAS REFERÊNCIAS DO MP

Depois de 94 dias no Ministério Público Eleitoral, em Brasília, o processo que pede a cassação do mandato do prefeito de Búzios, André Granado e do vice Henrique Gomes, volta para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda julgamento. Mas o Recurso Especial Eleitoral (REspE) Nº 24-98.2017.6.19.0000 retorna para as mãos dos desembargadores sem boas referências. No parecer, o MP requer o desprovimento do recurso, ou seja, quer que o TSE acompanhe a decisão da segunda instância da Justiça, que condenou Granado e cassou o mandato dele.

 

ELEIÇÃO COMEÇA DESENHAR

A expectativa é que o julgamento de André Granado no TSE ocorra em agosto, logo após o recesso parlamentar. Os advogados especialistas em direito eleitoral dão como certa a queda do prefeito buziano. A esperança da oposição é que no início de setembro o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) afaste o prefeito e o vice definitivamente e convoque novas eleições. Os especialistas acreditam que há fortes chances de Búzios passar por eleição suplementar junto com Iguaba Grande, em 28 de outubro, data do segundo turno das eleições nacional e estadual.

 

 

 

 

BAGUNÇA NO CENÁRIO

Essa situação, nesta altura do campeonato, promove uma verdadeira bagunça no cenário político de Búzios. O foco até ontem, pelo menos para a base, era a eleição para a presidência da Câmara. Já estava tudo certo. Todos os vereadores governistas caminhariam juntos e a tendência era a eleição de Joice Costa com chefe do Legislativo. Com o fantasma da eleição suplementar tomando forma na cidade, o foco muda. Mas, mesmo assim, Joice continua sendo o nome da vez. O comentário na Rua das Pedras é que há uma certa tendência não só da base apoiar a candidatura dela, como também o próprio André Granado. Mas, antes de tudo isso acontecer, é importante destacar que, o prefeito tem quer ser julgado e condenado pelo TSE e afastado do cargo pelo TRE. Depois disso, a eleição suplementar é convocada e todo o processo ocorre no prazo de dois meses.

 

CLIMA DE ANSIEDADE

Os vereadores ainda não tiveram oportunidade de conversar com o prefeito, Dr. Adriano e isso está gerando certa ansiedade. Vanderlei Bento, apesar de não ser oficialmente líder do governo, vem tentando acalmar os colegas, principalmente os mais ansiosos. Mas o comentário nos corredores da Casa Legislativa é que o clima é de expectativa e apreensão, ainda mais que o chefe do Executivo não sentou para conversar com nenhum vereador. Aquela conversa republicana, que faz parte do protocolo. Enquanto isso não acontece, os nobres edis aguardam o tempo do novo prefeito. Eles só não estão entendendo como Dr. Adriano pretende formar a base governista.

 

 

BOTIJÃO DE GÁS

Representantes dos ambulantes que trabalham nas praias de Cabo Frio se reuniram com vereadores na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (25). O assunto foi o projeto de lei que estabeleça normas para o uso do botijão de gás na orla cabo-friense. Os ambulantes estão pressionando o Legislativo. Eles querem a liberação para a venda de produtos como pizza, milho verde e outros que precisam do fogo para o preparo. Uma reunião com Dr. Adriano foi marcada para às 16h desta quarta, no gabinete do prefeito. Na reunião, ficou acertado que o PL segue para votação amanhã. 

 

NOMES CONFIRMADOS

Os nomes de José Renato e Jorge Barbosa foram confirmados para presidente e diretor financeiro do Ibascaf. A indicação foi feita por sindicalistas, em reunião com o prefeito de Cabo Frio e depois levada para assembleia, realizada na noite de terça-feira (24). Os sindicalistas ficaram bastante satisfeitos, pois é a primeira vez na história do município que dois servidores de carreira são indicados para gerir o Ibascaf. José Renato afirmou que o primeiro ato dele como presidente será a realização de uma auditoria, para saber qual é a real situação do Ibascaf. “Precisamos organizar a casa e prestar contas aos servidores. Queremos transparência”, garantiu José Renato.

 

CAFÉ COM PAES

Nesta quinta-feira (26), o pré-candidato ao governo do Estado pelo DEM, Eduardo Paes, estará em São Pedro da Aldeia, para um café da manhã organizado pelo prefeito Chumbinho, com figuras políticas de destaque em toda a Região dos Lagos, como prefeito cabista Renatinho Vianna. Inclusive vários vereadores de Cabo Frio, São Pedro, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Búzios, dentre eles, Aquiles Barreto, Ayron Freixo, Naldinho e Vantoil Martins, estarão presente, além do deputado Silas Bento; e os pré- candidatos Dr. Paulo César e Rute Schuindt. Todos querem ouvir o que Paes tem a dizer. Depois, Paes deve dar uma passada em Cabo Frio para dar um abraço e parabenizar Dr. Adriano pela vitória. Pré-campanha de Dudu começa com força por aqui.

 

EDUCAÇÃO EM GREVE

Está de pé a realização do ato público dos profissionais da Educação de São Pedro da Aldeia, marcado para às 9h, em frente à Prefeitura aldeense. Os profissionais contratados reclamam do aumento da carga horária imposta pela SEME. Acontece que a exigência não consta dos contratos assinados e isso tem deixado a categoria furiosa. Por falar no ato público, a orelha da subsecretária de Educação, Lúcia Nogueira, deve estar queimando, pois os servidores atribuem a ela o arrocho na carga horária, alegando que o município precisa economizar.

 

FOI A PREFEITURA

O coordenador de Comunicação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Paulo Becker, entrou em contato conosco para dizer que, quem mandou cortar o mato no canteiro da RJ-140 foi a Prefeitura aldeense e não um empresário da cidade. Segundo ele todo o trabalho foi feito pelo governo sem participação da iniciativa privada.

 

 

 

ADEQUAÇÃO À LRF

O prefeito de Arraial do Cabo está tentando encontrar formas de enquadrar a folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma das medidas adotadas será o corte nos valores dos comissionados. Mas segundo Renatinho o grande problema do município está na saúde. O Hospital Geral de Arraial do Cabo tem alto número de funcionários e não por inchaço da folha, mas sim por necessidade. “Nossa cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes e o hospital com 90 mil prontuários. Atendemos toda a região. É uma unidade grande, com folha alta, que não temos como abrir mão. Por isso estamos estudando outras medidas”, afirmou o prefeito cabista.

 

SÓ NO SASSARICO

Em Iguaba Grande, o comentário na Praça Edila Pinheiro é que o pré-candidato a prefeito pelo Democratas, Tião Sassarico, vai ter o apoio da ex-prefeita Grasiella Magalhães na eleição suplementar de outubro. Há quem diga que rolou até um churrasco na fazenda de Grasiella no fim de semana para selar essa aliança. Enquanto isso, Balliester Praguer dá indícios de que pretende avançar com a carreira política dele. Ao que parece ele tem gostado bastante de desempenhar a função de prefeito e, nesta altura do campeonato, não seria surpresa a candidatura dele no pleito suplementar.

 

MAIS 15 DIAS

Os vereadores da oposição estão no pé do prefeito interino de Iguaba para que ele entregue os extratos bancários da Prefeitura, constando o saldo do município quando ele assumiu o Executivo e o valor da dívida com fornecedores. Balliester pediu mais 15 dias para entregar um relatório com todos os dados. Tal pedido deixou os vereadores intrigados, pois já tem um mês e meio que ele assumiu a Prefeitura e até agora não conseguiu levantar o saldo e as despesas do município.

 

AGORA É A VEZ DE MORRO GRANDE

A prefeita de Araruama, Lívia Bello, se prepara agora para entregar a Policlínica da Família de Morro Grande, mais uma unidade de saúde para atender a população com médicos e especialistas. Ela fez uma visita à unidade nesta quarta-feira (25). A prefeitura araruamense está acertando os últimos detalhes para a abertura do laboratório municipal. Ambas as unidades tiveram os prédios totalmente reformados.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias