A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session0db4dd592262a498bc3a9eab55e628e5624cbe7d): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H - VINICIUS MARQUES: Processador para notebook: conheça as melhores opções antes de comprar | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H - VINICIUS MARQUES: Processador para notebook: conheça as melhores opções antes de comprar

Saiba a diferença entre as diferentes linhas de processadores presentes nos notebooks à venda no Brasil; Intel domina o mercado de portáteis


Ao escolher um notebook, é importante ficar atento às suas especificações, principalmente com relação ao processador. Esse componente não pode ser trocado, e é determinante para o funcionamento da máquina. A Intel – fabricante de chips que domina o mercado voltado para laptops –, tem diversas opções, como a linha Core, Pentium e Celeron.

Mas o que é melhor: um dual-core ou um quad-core? Velocidade maior em GHz vai garantir um processamento mais rápido? Por que a AMD não tem CPUs para portáteis? Confira a seguir as respostas de algumas dessas perguntas e conheça melhor o perfil de cada um.

 

Celeron e Pentium / Notebooks equipados com esses processadores são as versões mais simples e baratas do mercado. As CPUs Celeron e Pentium da Intel se diferem dos modelos mais poderosos da linha Core por apresentarem velocidades inferiores e menores avanços tecnológicos. Há modelos sem turbo, menos núcleos, pouca memória cache, nada de Hyper Threadinge assim por diante.

Um notebook com esses modelos de processadores irá atender bem às necessidades de quem não precisa de alta velocidade e não vai trabalhar com apps mais pesados. O perfil típico dessas máquinas é de navegação na Internet e trabalho com aplicativos de escritório, como o Office 2016 e o LibreOffice.

Embora escolher um laptop com um desses modelos possa representar uma boa economia, é bom pensar bem antes de comprar. Notebooks não são como desktops: não há como trocar de processador por um melhor depois de um tempo.

 

Core i5 e i7 - Os Core i5 e i7 são chips que atendem às necessidades de maior performance. Com eles, o computador roda aplicativos, jogos e tarefas que exigem maior quantidade de núcleos de processamento, mais cache, turbo e velocidades maiores. Ambas as CPUs são bastante parecidas, com melhor desempenho por parte dos modelos i7.

As placas têm linhas diferentes, como os modelos "U" e "H". Os Core i7 7500U e i5 8250U, por exemplo, são tidos como chips voltados para computadores domésticos e ultrabooks por apresentarem boa performance, baixo consumo de energia e geração de calor. Já os que levam "H" no nome, como os Core i7 7700HQ e o i5 7300 HQ, apresentam velocidades maiores para funcionar bem em notebooks gamer e workstations – assim, gastam mais energia e esquentam bastante.

 

Quando um Core i5 é mais rápido que o i7? - O que determina a capacidade de trabalho do processador é uma combinação das suas especificações. Fatores como turbo, número de núcleos, memória cache e a geração da placa também merecem destaque. Por exemplo: um i5 8250U é mais rápido que um i7 7500U, CPU premium de sua geração. Além disso, as linhas "H" também costumam ser mais rápidas que as "U".

 

Uma dica importante sobre i5 e i7 das linhas “U” - A atual geração da Intel é a oitava. Esse ciclo passou a apresentar processadores Core i5 e i7 da linha U com quatro núcleos. Até então, todos os chips lançados pela marca nessa linha eram dual-core.

Ter mais núcleos é essencial para atingir uma performance melhor. Um processador quad-core pode, desde que a aplicação executada tire proveito disso, trabalhar em quatro instruções ao mesmo tempo, contra duas da CPU dual-core. Essa diferença é significativa em um contexto em que mesmo os processadores mais simples são capazes de rodar bilhões de operações por segundo.

Por conta disso, se você está à procura de um notebook novo e prefere com i5 ou i7, pode ser muito importante ficar de olho no modelo e geração do processador em questão. No mercado brasileiro, há ainda uma grande quantidade de notebooks com CPUs das gerações anteriores da Intel.

 

Core i9 e Xeon - Há ainda computadores com processador Core i9 – embora não seja o único, o novo MacBook Pro 15” é um caso bem conhecido – e diversas workstations equipadas com versões mais comportadas dos poderosos, e caros, Intel Xeon.

Esses processadores estão em uma faixa de performance superior a tudo que discutimos anteriormente, mas são bem raros. Os Xeon só aparecem em workstations dificilmente adquiridas por usuários domésticos. O i9 marca presença em laptops caríssimos e de circulação bem restrita.

Em todo caso, os processadores i9 e Xeon são as CPUs mais velozes para notebooks da atualidade.

 

E a AMD? - A AMD se ausentou do mercado de computadores portáteis. A saída da categoria ocorreu devido a duas características inviáveis em laptops: os processadores eram considerados mais lentos do que modelos mais baratos da Intel e gastavam mais energia.

No entanto, o cenário deve mudar a partir do lançamento da nova geração dos processadores Ryzen. No exterior, a AMD já emplaca alguns notebooks intermediários competitivos com suas CPUs mais recentes, mas nenhum dos modelos está disponível no Brasil no momento.

Fonte: Techtudo

 

*Vinicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22)99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24h

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias