Defeso das espécies da Lagoa de Araruama começa na quarta-feira (1º)

Até 31 de outubro está proibida a pesca de qualquer peixe ou crustáceo


Começa nesta quarta (1º) o período de defeso total na Lagoa de Araruama. Durante três meses está proibida a pesca na laguna, seja por vara, linha ou redes. A medida tem o objetivo de preservar as espécies, combatendo a pesca predatória e aumentando os estoques pesqueiros. Proibição dura três meses e a atividade poderá ser retomada em 1º de novembro.

A fiscalização para o cumprimento da lei será feita pela Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Quem for flagrado infligindo à lei poderá receber multa e até perder o equipamento de pesca. Esse é o sétimo ano consecutivo que o defeso é realizado na Lagoa de Araruama e, desde então, todos os anos, do dia 1º de agosto a 31 de outubro é proibida a captura de qualquer espécie de peixes e crustáceos. Essa pausa permite a reprodução das espécies, e consequentemente contribui para o aumento no estoque do pescado.

Nesses três meses de pescaria proibida os pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura terão direito ao seguro-defeso no valor de um salário mínimo por mês liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Lagoa de Araruama é o maior corpo de água costeiro hipersalino em estado permanente do mundo. Tem 572 km² de extensão e abrange os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias