BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (1º)

Aquiles Barreto e Rafael Peçanha criticam secretário de saúde e dizem que estão de olho nas ações do governo; Obras eleitoreiras vão para o MP em Arraial do Cabo; Câmara de Búzios retorna do recesso parlamentar nesta quinta-feira (2); Chumbinho recebe novos membros do Conselho Comunitário de Segurança; Royalties do petróleo para Araruama; E muito mais...


“ISSO NÃO É EMPRESA PRIVADA”

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Aquiles Barreto, na sessão desta terça-feira (31), comentou sobre a coletiva de imprensa do secretário de Saúde. Segundo ele, ainda é cedo para ficar apontando erros e acertos da nova administração, porém, o que Antônio Macabu fez não é correto. “Ninguém da gestão anterior poderia prever há um ano, que a cidade passaria por eleição suplementar. Não sabíamos que os contratos teriam que começar ou terminar antes de agosto de 2018. A Prefeitura não é uma empresa particular e nem a Secretaria de Saúde um hospital privado em que se busca remédios com amigos, para depois dar um jeito de pagar. Ninguém sabe quem é o responsável pelo almoxarifado. Muita servidor não sabe quem é o chefe do setor onde trabalha. É preciso um posicionamento do governo quanto a isso. O que o secretário falou na entrevista coletiva fala muito sobre o governo. Da minha parte, como prefeito interino que fui durante dois meses, posso dizer que houve transição sim e com transparência”, disse Aquiles Barreto.

 

 

DE OLHO NOS CONTRATOS EMERGENCIAIS

Ainda sobre o episódio da coletiva de imprensa, o vereador Rafael Peçanha lembrou das farras dos contratos emergenciais nas gestões anteriores e garantiu que vai ficar no pé do atual governo. “Por mais que hajam contratos complicados, eles devem ser mantidos e não podem servir de desculpas para contratações emergenciais. Se há algo de errado, que o secretário remeta à Câmara toda documentação, que apresente as provas, para que possamos fiscalizar. Agora, se tudo isso não passar de jogada para justificar mais um contrato emergencial. Sou contra”, disse o vereador na tribuna, durante a sessão de ontem.

 

 

 

MEXEU COM OS BRIOS

Na verdade, o novo governo mexeu com os brios de Aquiles e de Rafael também. No caso do presidente da Câmara, primeiro Adriano afirmou e reafirmou que não tinha dinheiro e a situação da Prefeitura era muito complicada, enquanto que Aquiles dizia contrário, que saiu deixando caixa para saldar os salários dos servidores antecipado. Fato aliás que se confirmou nesta terça-feira (31), com o pagamento da folha antes do quinto dia útil. Depois com a coletiva do secretário de saúde, falando sobre armadilhas e uma transição mal feita. Quanto a Rafael Peçanha, Dr. Adriano esvaziou o grupo dele, levando várias pessoas para o governo após a eleição suplementar. Resumindo, é óbvio que estes vereadores ficarão em cima do governo e de olho em todas as movimentações. E se o prefeito continuar demorando a dialogar com o Legislativo, outros tantos também agirão da mesma maneira. O isolacionismo de Adriano começa a criar dificuldades logo no começo do governo. O que era previsível.

 

 

 

OBRAS ELEITOREIRAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, em entrevista ao #15MinutosNoRC, nesta quarta-feira (1º), falou sobre as obras que estão paradas na cidade. Segundo ele, as que foram iniciadas na gestão passada estão passando por levantamento de dados que serão encaminhados para o Ministério Público. Uma delas é a do Teatro Municipal, na antiga Praça do Sindicato. Segundo o prefeito, 90% da obra já foi paga, mas a construção está parada há anos e o que existe é apenas o esqueleto do prédio. Os planos do prefeito é fazer uma bonita praça no local. Outra obra é a do Morro da Cabocla, executada pela mesma empresa que deveria construir o teatro e, tal como, está parada. Essa também passa por levantamento de dados. Para que a Prefeitura possa mexer em qualquer uma dessas obras é necessário autorização da Justiça. Outra obra considerada por Renatinho como eleitoreira é a da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Figueira e Monte Alto. De acordo com o prefeito, a estação não serve para nada e terá que ser feita novamente e do zero.  

 

 

 

VOLTA DO RECESSO PARLAMENTAR

A Câmara de Armação dos Búzios volta do recesso parlamentar nesta quinta-feira (1º), com a pauta repleta de ementas enviadas pelo Executivo, pedindo autorização ao Legislativo para a abertura de créditos adicionais. São mais de R$ 3 milhões a serem destinados à manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; aquisição de equipamentos e material permanente para as Unidades de Saúde; despesa e fonte de recurso referente a multas no Programa de Manutenção das Atividades da JARI e da CADAU na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

 

NOVA DIRETORIA

O prefeito Cláudio Chumbinho, recebeu nesta quarta-feira (1º) representantes da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de São Pedro da Aldeia. O encontro aconteceu no gabinete do chefe do executivo e contou com a participação do secretário de Governo, Eronildes Bezerra, do procurador municipal, Cristiano Oliveira, do novo presidente do CCS Valério Nuno, do vice-presidente Francisco Galdino e do assessor especial da presidência Geraldo de Oliveira. A eleição da nova diretoria foi realizada no dia 11 de julho, durante a 176ª reunião ordinária do Conselho. Os novos membros, que incluem David Augusto Figueiredo como 1º secretário, Paulo Roberto como 2º secretário, Guimar Pereira como diretora social e de assuntos comunitários e Victor Manuel Bandeira, Abelar Pereira e Nair Felix como membros da Comissão de Ética, irão compor o CCS durante o biênio 2018-2020. A posse do novo conselho será realizada no Teatro Municipal, no dia 08, às 19h.

 

 

DEMANDA ATENDIDA

Os membros do Conselho Municipal de Segurança de Iguaba Grande ficaram muito satisfeitos com o atendimento de uma das demandas apontadas pelo grupo ao novo subsecretário de Ordem Pública, Pablo Veras. O conselho pediu que viaturas da Guarda Civil Municipal permanecessem nas portas das escolas, garantindo a segurança dos alunos e também no ponto de ônibus onde desembarcam os universitários. Já nesta semana, viaturas da GCM se posicionaram nos locais apontados, gerando grande sensação de segurança. A medida foi muito elogiada nas redes sociais.

 

 

 

ENCONTRO DO DEM

Os pré-candidatos do Democratas (DEM) deputado federal, Rodrigo Maia; a senador César Maia; a governador do Estado, Eduardo Paes; e deputado estadual, Milton Rangel, estarão em Cabo Frio neste sábado (4), para um encontro político. O evento será realizado na Associação Atlética Cabofriense, às 16h, e o diretório municipal do DEM convida a todos para o momento em que os pré-candidatos falarão sobre seus planos e projetos para a eleição deste ano.

 

 

ROYALTIES PARA ARARUAMA

Em Araruama, a turma da Praça do Blindex e também os internautas nas redes sociais estão querendo saber onde será investido os R$ 20 milhões que Araruama vai receber dos royalties do petróleo. A notícia saiu até na coluna do jornalista Ancelmo Góis, no Jornal O Globo. Muita gente duvidou que fosse verdade, mas é sim, o município está entre os que serão beneficiados pelos repasse relativo aos royalties do Campo de Mero, da área de Libra. Lembrando que esse recurso só pode ser aplicado na Educação e Saúde, então será bem-vindo para a prefeita Lívia Bello que anda investindo pesado na construção de policlínicas e também na reforma de escolas.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias