COLUNISTA RC24H - VINICIUS MARQUES: Huawei ultrapassa Apple e se torna segunda maior fabricante de celulares

Levantamento foi realizado pela empresa de pesquisas IDC com dados do segundo trimestre de 2018


A Huawei ultrapassou a Apple em número de celulares vendidos no planeta. Com crescimento de 40,9% no último ano, a fabricante chinesa chegou ao segundo lugar no ranking das marcas com maior fatia de mercado mobile. Agora a empresa responde por 15,8% do mercado, contra 12,1% da Apple. A Samsung segue líder de mercado com 20,9% do bolo.

O levantamento foi realizado pela empresa de pesquisas IDC com dados do segundo trimestre de 2018. O estudo aponta queda de 1,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, e destaca a má fase do setor: este é o terceiro trimestre consecutivo que as vendas globais celulares caem, o que torna ainda mais notável o desempenho da Huawei.

Esta é a primeira vez desde 2010 que a Apple não figura na primeira ou segunda posição do ranking mundial. Para tomar o lugar da empresa da maçã, a Huawei vendeu 54,2 milhões de celulares no trimestre.

A Xiaomi ocupa o quarto lugar no ranking, com 31,9 milhões de entregas e 9,3% do mercado. Entre as cinco fabricantes mais bem colocadas, ela é a única que supera a Huawei no crescimento anual, tendo registrado aumento de 48,8% nas vendas. A Oppo é a quinta colocada na competição de gigantes, tomando conta de 8,6% do mercado de smartphones.

Embora tenha permanecido no topo, a Samsung sofreu queda de 10,4% em relação ao segundo trimestre no ano passado, ao passo que Apple cresceu 0,7%. O maior declínio foi sentido pelas demais fabricantes que, juntas, viram suas vendas caírem 18,5%.

As vendas gerais de celulares no segundo trimestre de 2018 somaram 342 milhões de unidades; em 2017, o número foi de 348,2 milhões. Na análise da IDC, a queda é resultado da rotatividade em mercados altamente saturados de aparelhos, embora ainda existam regiões de alto crescimento, que devem fazer com que as vendas cresçam novamente.

Retorno ao Brasil - A estratégia de crescimento da Huawei fica evidente com a entrada em novos mercados - ou a volta para lugares onde as vendas tinham sido abandonadas, como é o caso do Brasil. A fabricante anunciou que irá comercializar seus celulares novamente no país, por meio de uma parceria com a Positivo.

A nova tentativa no mercado brasileiro vai englobar os modelos premium, como P20 Pro, que deve ser o primeiro a chegar em nossas terras. A companhia afirmou que as vendas deverão começar no segundo semestre de 2018, mas não precisou data nem preço de lançamento.

Fonte: TechTudo

*Vinicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22) 99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24h

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias