A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionc82819577a3ec885642e36767d81a1f33120a095): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: Os bastidores da Política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (2) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: Os bastidores da Política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (2)

Blindagem forte de Dr. Adriano causa desconforto a aliados; Contratações da Prefeitura de Cabo Frio ainda gera disse-me-disse; A carta na manga dos vereadores cabo-frienses; Processo do secretário que acumula cargos em Iguaba; DEM de Búzios recebe Paes e os Maia; Mamógrafo móvel causa polêmica em Araruama; Oposição perde o tom em Arraial do Cabo; Obra paralisada em São Pedro gera reclamação; E muito mais...


BLINDAGEM FORTE

Continua a dificuldade de falar com o prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano, que parece mais blindado do que carro forte. Nem mesmo quem caminhou com ele durante a campanha tem conseguido marcar reuniões. O líder comunitário Cláudio Marzo Soares, por exemplo, foi um dos que enfrentou grande dificuldades. Ele faz um trabalho social de grande importância no Jardim Esperança, com o banco de empregos comunitário. Para prosseguir com o projeto, ele precisa de espaço físico e propôs ao prefeito usar um imóvel fechado que fica na praça ao lado do Hospital do Jardim. Mas, para conversar com o prefeito e resolver a questão foi difícil. Ele precisou recorrer às redes sociais para chamar a atenção das autoridades. Depois de dias de espera, Cláudio Marzo foi recebido por Adriano na manhã desta quinta-feira (2).

 

FUROU O BLOQUEIO

Até Sérgio Ribamar, que andava com Adriano para cima e para baixo, desde da época em que ele era apenas o vereador “pato rouco”, andou afastado, mas nesta quinta-feira (2) ele conseguiu uma brecha, furou o bloqueio e sentou com o prefeito para conversar. Inclusive, há quem diga que foi ele que conseguiu um espaço na agenda do prefeito para o Cláudio Marzo. Ribamar tem notado que as pessoas que sempre caminharam com Adriano vêm se sentindo desprestigiadas. Ele, como bom jogador do meio de campo da política, driblou os zagueiros e ficou na cara do gol. Mas, nos corredores da Prefeitura, o comentário é que teve gente que não gostou nada de ver Ribamar na sede do Executivo, muito menos com Adriano e menos ainda levando líder comunitário para conversar com o prefeito. É a chamada disputa de poder, dentro do poder.

 

CONTRATAÇÕES

O movimento Ecoar, que fiscaliza os atos públicos do governo, alertou que apenas um decreto do prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano, consta no Portal da Transparência, até agora. O documento disponível para conferência pública é justamente o Decreto Nº 5.861, de 18 de julho de 2019, que exonera todos os ocupantes de cargos em comissão da Prefeitura de Cabo Frio. Pois bem, acontece que, o que vem gerando muito disse-me-disse nos corredores da sede do Executivo Municipal é o fato do atual prefeito ter mantido muita gente da gestão anterior na estrutura do governo. O argumento usado pela equipe de Adriano é que por ser período eleitoral, ele não se pode demitir ou contratar pessoas. Mas, segundo advogados que consultamos, tal alegação não procede, por se tratar de eleição em âmbito estadual e federal, nada afeta a gestão local. Ou seja, tal alegação não cola, é melhor a turma do governo arrumar outra desculpa.

 

 

 

MARIA JOAQUINA

Dr. Adriano recebeu, na tarde de quarta-feira (1º), representantes da Associação de Moradores do bairro Maria Joaquina para conversar sobre as demandas da localidade, que vive uma disputa judicial entre os municípios de Búzios e Cabo Frio. O local pertence a Cabo Frio, mas em dezembro passado, uma votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei 2.538/13, que estabelece uma nova divisão entre as cidades. Desde então, a questão está na Justiça, pois ambos os municípios requerem Maria Joaquina. No encontro, o prefeito reforçou que agirá conforme a lei determina, mas enquanto a questão não for decidida judicialmente ele se comprometeu a levar dignidade ao morador local. O prefeito garantiu melhorar o posto de saúde, equipando com médico e ambulância. O presidente da Associação de Moradores de Maria Joaquina, Luiz Fábio, disse que o encontro foi produtivo. “Saímos da reunião com uma boa impressão, tivemos uma conversa olho no olho com o prefeito, com clareza e transparência”, finalizou.

 

 

 

CARTA NA MANGA

O Projeto de Lei do vereador Rafael Peçanha, apresentado na sessão desta quinta-feira (2), que regulamenta a fixação de calendário anual de pagamento dos servidores municipais, gerou o maior vuco-vuco na Câmara de Cabo Frio, antes de plenária. Na parte da tarde foi um tal de vereador pra lá e pra cá. O comentário nos corredores é que o PL é a carta na manga que os nobres edis precisavam para conseguir dialogar com Dr. Adriano. O projeto de lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e já é considerada a primeira votação que o prefeito vai precisar da base que ele ainda não tem. Ou seja, se ele quiser embarreirar a pauta, vai ter que conversar com a vereança. Nada como um dia atrás do outro.

 

 

 

 

 

 

PEDIDO DE CALMA

Aproveitando que o assunto é a base que Dr. Adriano ainda não tem na Câmara, até o líder do governo, vereador Vanderlei Bento, já externou preocupação. Em publicação no Facebook, ele questiona os que falam mal da nova administração, que ainda tem apenas 15 dias de governo.  Vanderlei promete continuar sendo combativo e fiscalizador, mas pede calma aos mais ansiosos.

 

 

 

SEM LUZ

A Câmara Municipal de Cabo Frio informa que não terá expediente nesta sexta-feira (3) para manutenção na rede elétrica de responsabilidade da Enel. O expediente será retomado normalmente na próxima segunda-feira (6).

 

 

 

ACUMULANDO CARGOS

O secretário municipal de Saúde de Iguaba Grande, Leonidas Heringer, foi condenado em primeira instância, por acumular cargos públicos nas prefeituras de Rio das Ostras e Iguaba Grande. Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, Leonidas foi pego no artigo 11 da Lei 8.429/92 de Improbidade Administrativa, por ocupar cargos não cumulativos. Na sentença do juiz Henrique Assumpção Rodrigues de Almeida, de Rio das Ostras, ele foi condenado à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio. Mas, como se trata de uma condenação em primeira instância, ele recorreu em segunda instância, e o recurso de apelação que tem efeito suspensivo ainda não foi julgado. Desta forma, a condenação ainda não está valendo na prática e, por essa razão, ele segue na função de secretário de Saúde de Iguaba Grande. O secretário, pelo jeito, não considera a questão nem ilegal, nem imoral. Que coisa, hein?!

 

 

 

CONFUSÃO NA FILA DO MAMÓGRAFO

Ainda sobre Araruama, a confusão na fila do mamógrafo móvel, nesta quinta-feira (2), dividiu opiniões. Enquanto a turma do governo diz que o motivo do bafafá foi porque pessoas ligadas à deputada Márcia Jeovani estavam furando fila. O pessoal ligado à parlamentar alega que o grande número de pacientes que buscaram a unidade do Mamógrafo Móvel instalada no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, é reflexo do caos em que está a saúde da cidade, durante o governo de Lívia Bello. O fato é, o equipamento foi para a cidade em atendimento à indicação parlamentar da deputada Márcia Jeovani, nº 4.320/2018. E a fila de mulheres que aguardaram para fazer o exame foi extensa.

 

 

 

DEMOCRATAS EM BÚZIOS

A agenda do trio do Democratas, Rodrigo e César Maia e Eduardo Paes, na Região dos Lagos neste sábado (4) está cheia.  De manhã, às 10h, ele estarão em Araruama, para o lançamento da pré-candidatura de Marcia Jeovani. Na parte da tarde em Cabo Frio e no início da noite em Búzios. Na península, os três serão recebidos em evento realizado pelo prefeito André Granado e o vice, Henrique Gomes, no Hotel Atlântico Búzios.

 

 

 

DOM FICA NA SEGURANÇA PÚBLICA

João Carlos Souza dos Anjos, o Dom, segue no comando da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O retorno dele para a Câmara chegou a ser anunciado, mas depois de algumas conversas nos bastidores do governo, a permanência dele na secretaria e de Lorram Silveira na Casa Legislativa foi acertada, pelo menos até o fim do ano. Ou seja, até dezembro tudo fica como está, porque depois Dom pretende retornar para a Câmara e concorrer ao cargo de presidente. Segundo ele, ainda tem muita coisa que pretende colocar em prática na Secretaria de Segurança Pública, por isso preferiu a permanência na pasta.

 

 

 

PERDEU O TOM

Depois da entrevista do prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, ao Portal RC24h, no #15MinutosNoRC, a oposição perdeu o rumo. Há quem diga que teve muita gente surpresa com a grana que vai entrar nos cofres públicos, proveniente do repasse dos royalties do petróleo. O comentário na Praça do Cova é que os que estavam adorando ver os problemas causados pela herança que Renatinho herdou, agora estão preocupados que o governo dele deslanche de vez e ele consiga se firma, garantindo a reeleição e o enterro definitivo da oposição.
 

 

PRÉ-CANDIDATURA DO MDB

O coordenador da Juventude de Arraial do Cabo, Júnior Arruda, esteve presente no lançamento da pré-candidatura de Henrique Meirelles (MDB), à presidência da república, realizada ontem (1º), no Restaurante Veredas, em Brasília. Coisa fina! Arruda ficou todo orgulhoso de receber o convite e foi com gosto. Agora, a cara de Mairelles na foto, vale um comentário. Esquisito, né?! Observe com calma o olhar e a boca. Valei-me Deus! (diriam as carolas do Cabo). Para além da cara esquisita de Meirelles, Júnior aproveitou para correr atrás de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil que estava parada em Brasília. Parece que agora vai chegar o dindin, que será usado na Juventude e no Balcão de Empregos da cidade.

 

 

POSTO DO PORTO DO CARRO

A obra do posto de saúde do bairro Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia, que está parada há três anos, foi tema de reportagem da InterTV, nesta quinta-feira (2). A Prefeitura aluga uma casa em frente à obra, onde a população é atendida de forma precária. A secretária de saúde, Francislene Casemiro, admite que o posto funciona em sede provisória e alega que o município vem tentando se adequar, desde que a empresa responsável pela obra rescindiu o contrato, paralisando o trabalho. Ainda segundo a secretária, não há previsão para a inauguração, já que o processo para abertura de nova licitação foi finalizado em 31 de julho. A turma do Canhão quer saber (e os vereadores também deveriam querer saber) quanto já foi gasto na obra e quanto ainda vai se gastar, já que depois de tanto tempo parado, muita coisa vai ter que ser refeita. Haja dinheiro público e sofrimento para a população.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias