BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (7)

Encontros discretos de Adriano e certo vereador; Geração de empregos para vizinhos; Comitiva cabista tratando de assuntos relacionados ao esgoto; A inovadora transmissão on line da licitação da merenda escolar em Arraial; Spencer Cardoso celebrando mais um ano de vida; Demagogia na Câmara de Cabo Frio, E muito mais...


ENCONTROS DISCRETOS

Enquanto os vereadores da (quase) base governista pelejam para ter uma mísera reunião (e olhe lá) com o prefeito recém-eleito, Adriano Moreno, para os seus adversários na campanha as coisa estão bem melhores. Vou me explicar: um passarinho me contou que Adriano já teve algumas reuniões com certo vereador que deveria (em tese) ser “da oposição”. Dizem que choppinho e até almoço juntos já teve. Será verdade?

 

 

 

GERANDO EMPREGOS?

Um dos principais desafios de Dr. Adriano como prefeito de Cabo Frio no mandato tampão é gerar emprego e renda. Ele mesmo e o vice Felipe já manifestaram publicamente essa preocupação. Mas aí, o povo fica sabendo que Adriano está mesmo gerando empregos. Mas lá em Rio das Ostras e São Pedro. Nada contra. Mas o que se questiona é: por que não usar profissionais da cidade? Ainda mais para cargos de confiança como coordenadorias, superintendências e secretarias, ou seja, em setores que a cidade tem vários profissionais respeitáveis e sem ligações com grupos políticos. Fica a reflexão.

 

 

 

 

BEM ADIANTADO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, esteve hoje no Rio, com vereador Arizinho, Carla Cacau e a ex-vereadora Lucinha, para uma reunião com deputado André Corrêa, no INEA, para tratar da questão do cinturão de esgoto da lagoa da Prainha, usando o ICMS verde. Reatinho revelou que os processos estão bem adiantados e ele espera que até o final do ano tenha boas notícias para o meio ambiente cabista. Falando nisso, essa mão na roda que Renatinho vem conseguindo com André Corrêa o aproxima do deputado. Para bom entendedor, isso está com cara de apoio político. Será? Amanhã Renatinho retorna à capital para tratar do embargo do Porto do Forno. Ele disse que também está bastante animado com a possibilidade da liberação das atividades.

 

 

 

MERENDA ON LINE

Falando nisso, nesta terça-feira (7), a prefeitura de Arraial do Cabo fez a licitação da merenda escolar com transmissão on line do pregão. Isso é bom. Melhor seria se todas as outras cidades da Região dos Lagos copiassem esse procedimento. Cabo Frio, por exemplo, já está copiando. Essa medida dá mais tranquilidade aos cidadãos. Ainda mais agora, com essa dinheirama dos royalties entrando em Arraial, Cabo Frio, Búzios e Araruama.

 

 

 

ANIVERSARIANTE DO DIA

O vereador cabista Spencer Cardoso está fazendo aniversário hoje. Amigos e familiares fizeram uma festinha linda para ele celebrar os 31 anos de vida. Sppencer, aliás, acabou de ser pai. E empolgado nessa onda de vereadores orientados a repudiarem a descriminalização do aborto que está sendo debatido pelo STF, o nobre edil conseguiu aprovar na semana passada (dia 2) uma moção de repúdio à proposta que vem sendo discutida. Segundo comentários da Câmara, foi o padre da cidade que pediu para o vereador comprar essa briga. Sorte dele que as feministas de Arraial do Cabo não são combativas como as de Búzios.

 

 

 

 

 

DEMAGOGOS DE PLANTÃO

E já que estamos falando nessa onda de vereadores pelas casas legislativas do país afora contra a descriminalização do aborto, temos também o vereador Vaguinho Simão de Cabo Frio. Quase não aparece com nada que seja relevante no parlamento. Mas na hora de aproveitar a oportunidade para surfar na onda do conservadorismo, ele não perde uma. Tanto que hoje mesmo, ele fez questão de ressaltar na sua rede social que no dia 18 de julho, já havia apresentado requerimento à Câmara de para outorga de moção de apoio ao projeto de lei nº 4.754/2016, que tipifica como crime de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal a usurpação de competência do Poder Legislativo e Executivo. Segundo ele mesmo relata, essa moção de apoio foi aprovada em 19 de julho, e foi motivada pela tentativa do STF de legislar por via judicial (ADPF nº 442) matéria que diz respeito à interrupção voluntária da gravidez (aborto). Sorte dele que as feministas de Cabo Frio não são combativas como as de Búzios.

 

 

CONTRA DEMAGOGIA

A Câmara de Vereadores de Búzios colocou em votação a proposta do vereador Niltinho de Beloca, para uma moção de repúdio ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional contra a ADPF 442 (que visa a descriminalização do aborto), na sessão desta terça-feira. Meia hora antes, às 17h30, uma Frente Feminista da cidade fez um ato contra a proposta. Vereadores das diversas Câmaras do país vêm recebendo orientação de líderes religiosos para tomarem essa mesma atitude. Mas como o estado laico brasileiro é só pra inglês ver, em cada cidade, tem sempre um parlamentar pra contrariar a laicidade. A verdade é que o Brasil é um pais que sofre extrema influência das igrejas cristãs na política. Temas como aborto ainda é um grande tabu. E muito políticos aproveitam a onda para se promover. Mas em Búzios não. Lá, a mulherada e os homens feministas não se calaram. E fazem muito bem! Provaram que demagogia não se cria na península.

 

 

VAI E VEM DE MARIA JOAQUINA

A “novela” sobre a transferência do bairro Maria Joaquina de Cabo Frio para Armação dos Búzios não acaba nunca. Nesta terça-feira, a vereadora Gladys Nunes apresentará ementa solicitando ao IBGE que nova demarcação dos limites do município de Búzios. A medida visa regularizar a lei publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 05 de março de 2018 (Lei de nº 7880 de 02 de março de 2018). As reviravoltas da transferência afetaram diretamente o processo eleitoral dos municípios. Em junho, a transferência foi suspensa em caráter de emergência pela ALERJ e, no final das contas, os eleitores do bairro não votaram na eleição suplementar de Cabo Frio, justo eles que tanto sofrem com abandono. Agora, a Justiça Eleitoral está convocando mesários para que compareçam ao cartório eleitoral para posse na votação de outubro, até o dia 24 de agosto. O povo de Maria Joaquina parece ter virado joguete político. Essa que é a verdade.

 

 

VANTOIL CURTIU

Se Vantoil estava em cima do muro na disputa para governador. A escolha do Comandante Bittencourt como vice de Eduardo Paes acabou mexendo no coração do vereador iguabense. Afinal, Vantoil é PPS desde 2011 e mais que isso, a amizade permeia a relação: “Ele é meu amigo pessoal. Um cara correto e leal. Tanto que é corregedor na ALERJ. Estou muito feliz com a escolha do nome dele na chapa com Eduardo”. Vantoil disse ainda que esteve numa reunião ontem com os candidatos, e Paes, daquele jeito envolvente mandou avisar: “Eu quero que meu governo tenha a cara do meu vice Comte”, afirmou em discurso arrancando aplausos. A turma do PPS babou. Para os analistas, o vice de Paes agrega mais que dos outros candidatos. A escolha parece ter agradado no geral.

 

 

CHUMBINHO E O DELEGADO

O prefeito de São Pedro, Cláudio Chumbinho recebeu o novo delegado titular da 125ª DP, Dr. Mário Silva. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito. Aproveitaram para conversar sobre a situação da segurança pública do município. Chumbinho destacou a importância da integração entre as forças de segurança no município. “A parceria com a Delegacia de Polícia tem sido fundamental para ampliar as condições de segurança à nossa população. Eu sempre falo que essa integração é muito importante. Temos uma Guarda Municipal atuante e em todas as ações trabalhamos integrados e contamos com o apoio da Polícia Civil. Desejo muito sucesso e uma excelente gestão ao delegado, Dr. Mário, no comando da nossa 125ª DP. Estaremos sempre de portas abertas”, disse o prefeito. Já o delegado agradeceu o apoio: “Quero agradecer pelo o que já vem sendo realizado pela Prefeitura na manutenção do prédio, reforma da parte elétrica, nivelamento da rua, dentre outras providências. Essa foi uma visita de cortesia, mas também de trabalho onde solicitamos a continuidade desse apoio da gestão do Prefeito Cláudio Chumbinho à nossa Delegacia”, disse o doutor. Também participaram da reunião o secretário de Governo, Eron Bezerra, o subsecretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, e o assessor de Comunicação, Paulo Becker.

 

 

CHARGES PROVOCATIVAS

Em Araruama a turma pega pesado de vez em quando. Chega rachar a cara da gente em determinados momentos. Essa semana o irreverente chargista Fernando Chagas, fez mais uma de suas caricaturas, que parou tudo! Provocativa ao extremo. Coloca a prefeita Lívia de Chiquinho com um cachorro na coleira, que não nos atrevemos a nominar. Mas numa rápida olhada, o internauta mata a charada. Sejamos sinceros, pelo menos não é de todo ruim. Afinal, a prefeita é quem segura a guia, né? Poderia ser pior.

 

 

 

 

OS “SEM DEFESO 2”

Sobre a nota de ontem aqui na BM, de que os pescadores estão ameaçando desrespeitar o período do defeso por estarem jogados sem apoio da prefeitura nem do governo federal, segue nota da prefeitura: “A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente informa que o Defeso é Lei Federal e que o pagamento não é prerrogativa da prefeitura, mas uma atribuição do INSS. No entanto, em Cabo Frio, a Colônia de Pescadores tem feito o agendamento mais rápido. Os primeiros pagamentos do seguro-defeso estão agendados para o início de setembro. Caso algum pescador esteja encontrando dificuldade para afazer o agendamento, basta procurar a Colônia Z4, na Rua Major Belegard S/N”, disse a nota.  O detalhe é que embora o pagamento comece a sair em setembro, o pescador ganha seu dinheiro no dia a dia. Logo, esperar setembro é o grande desafio, afinal, o defeso começa agora.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias