Jovem escritor cabo-friense supera dificuldades e acumula reconhecimento e admiração

Trajetória do escritor Carlos Henrique Ferreira, participante assíduo dos principais eventos literários do país, começou de forma despretensiosa e é um dos claros exemplos de que pequenos gestos de incentivo à cultura podem abrir horizontes e despertar talentos adormecidos


O escritor cabo-friense Carlos Henrique Ferreira, que completa 27 anos no próximo domingo (12) e representou o município na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, é um dos claros exemplos de que pequenos gestos de incentivo à cultura podem abrir horizontes e despertar talentos adormecidos.

A trajetória do escritor começou de forma despretensiosa, em 2005, quando ele tinha apenas 14 anos e ganhou um sorteio para visitar a Bienal. Durante o passeio, guiado pela jornalista Renata Cristiane de Oliveira, Carlos Henrique se encantou pelo mundo da literatura e os bastidores do jornalismo, o que acabou sendo o pontapé inicial de uma carreira que certamente ainda irá render muitos capítulos.

Dez anos depois, em setembro de 2015, Carlos Henrique ganhou notoriedade na região ao lançar o primeiro livro, “Almanaque da Imprensa Cabo-friense”, onde revelou com riqueza de detalhes a evolução da mídia no município. A obra fez com que Carlos Henrique voltasse à Bienal Internacional do Livro naquele ano, só que desta vez, como um dos expositores.

Após o lançamento do meu primeiro livro, realizado no Charitas, fui convidado a participar da Bienal de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Como a aceitação foi muito grande, decidi buscar novos horizontes e, após realizar uma campanha para arrecadar fundos, pude participar da 24ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma das mais influentes instituições mundiais de promoção da arte” – detalhou.

O reconhecimento ao árduo trabalho de pesquisa fez com que Carlos Henrique mergulhasse ainda mais no detalhamento dos bastidores da imprensa, e após longos meses colhendo material e depoimentos, o escritor lançou seu segundo livro, “Afiliadas: A TV que Te Vê”, publicado em abril deste ano. A obra fala sobre a expansão da televisão pelo Brasil por meio das emissoras afiliadas, e o importante papel das TVs locais como agentes do desenvolvimento na busca por soluções dos problemas enfrentados pelas comunidades ao qual estão inseridas.

A publicação fez com que Carlos Henrique voltasse novamente à Bienal Internacional de São Paulo no último final de semana, evento que tem previsão de receber cerca de 700 mil visitantes até o dia 12 de agosto. Durante o período em que participou do evento literário, Carlos Henrique e seu livro foram bastante badalados, recebendo elogios de personalidades como o ator Lázaro Ramos e o jornalista Márcio Gomes, da TV Globo, que compartilhou uma foto do livro em suas redes sociais e não poupou elogios ao talento do jovem escritor. A obra também está concorrendo ao prêmio de melhor capa em um concurso da Biblioteca Nacional.

Mesmo mergulhado no universo da imprensa, tendo trabalhado durante anos no rádio e na televisão, Carlos Henrique segue exercendo a contabilidade como profissão, e reconhece com certa tristeza que a área de jornalismo na região oferece poucas oportunidades.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias