Festival da Sardinha de Búzios começa nesta sexta (17)

Pratos à base do peixe, sobremesas e música no Campo da SEB


Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, tem início o 3º Festival da Sardinha de Armação dos Búzios. Até o próximo domingo (19), o campo da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) recebe 20 expositores que vão apresentar mais de 40 pratos deliciosos a base da sardinha. Na programação, shows musicais com bandas da região, atrações culturais, como a apresentação da Escola de Circo, abrindo o evento, e da Escola de Música Vila Lobos, no sábado. 

Simultaneamente a degustação dos pratos, o público vai conhecer o artesanato local. Dez barracas serão instaladas pela Feira Livre Periurbana de Búzios, parceira do Festival. As lindas cerâmicas da artista plástica Christie Aleixo, a primeira mulher no Brasil a influenciar a presença feminina no skate, está com exposição garantida. Ela tornou-se profissional do longbaord dawnhill, participou de inúmeras competições pelo mundo e muito conhecida no meio esportivo.

 OS PRATOS / Alguns expositores, em sua maioria moradores nascidos em Búzios e com forte ligação com a pesca, já definiram seus pratos: Associação de Mulheres de Búzios – Sardinha à Portuguesa; Sandro Massas – Tortelone; Igreja Metodista de Manguinhos ; Waltinho – Bolinho; Bastidores – Pastel e sardinha na brasa; Raydna – Tabule e Ceviche;  Sirley – Acarajé; Ana Maria –sardinha frita; Papi – Hambúrguer e Risoto; Deise – Torta de sardinha; Liane – Quibe e Panqueca; Priscila – Sardinha e tiras e torta salgada; e o Restaurante Enú, participando pelo segundo ano consecutivo, apresentando os pratos  Temaki e Furai de sardinha.   

 A Associação de Mulheres de Búzios, entidade sem fins lucrativos que existe há mais de 20 anos com relevantes serviços prestados em defesa da mulher buziana, vai levar para o Festival, a Sardinha a Portuguesa, acompanhada de arroz-  semelhante a bacalhoada, só que com sardinha. Com renda, a Associação de Mulheres pretende retomar o projeto “Casa da Mulher”, com a finalidade de proporcionar atendimento jurídico e psicológico a mulher vítima da violência.

O Festival da Sardinha vai oferecer também, sobremesas, vinhos e bebidas, como refrigerantes, sucos, caipirinhas e cervejas:

- A programação musical vai obedecer uma pirâmide: MPB, Rock e Forró. Vale lembrar que as bandas que se apresentaram no festival anterior, agradaram e fizeram sucesso em 2017. A 4 Sense, por exemplo, tocou quase três horas em função da empolgação do público. Estamos super empenhados em selecionar e prestigiar o melhor da música local – comentou Renato Matos, um dos organizadores, responsável pela programação musical do evento.

ACESSIBILIDADE E MEIO AMBIENTE / A Comissão Organizadora escolheu a Acessibilidade e o Meio Ambiente como temas de campanhas de conscientização que será, exaustivamente divulgada, através de mensagens e vídeos, durante os três dias de eventos. O atleta paraolímpico Anderson Dias, deficiente visual que preside a URECE, entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades culturais e esportivas para cegos com a venda do cardápio em Braille, estará em Búzios para falar da importância do cumprimento do decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”.  

O tricampeão mundial de windsurf, com cinco olimpíadas no currículo, atleta brasileiro com maior número de medalhas em Jogos Pan Americanos, Ricardo Winicki Santos, o Bimba, vai estar presente para iniciar uma campanha de conscientização de   combate à poluição dos oceanos por plásticos:

- É inacreditável a quantidade de plásticos que tenho observado. Pela primeira vez na minha vida, vi uma faixa de lixo em Búzios como na Baia de Guanabara, com mais de dois quilômetros de toneladas de lixo plástico – comentou Bimba.

 O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), empresário Thomas Weber destacou o empenho de toda a comissão organizadora, expositores, patrocinadores, apoiadores, na realização do evento. Além de reunir várias atividades culturais e gastronômicas de Búzios, aquece a economia local – disse Thomas, que também preside o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - SINDSOL.

O 3º Festival de Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) e da Prefeitura de Búzios, com apoio da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), In Búzios ,Engeluz, Gesso Drywall, Posto Jubarte, G&C Comunicação, Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Folha de Búzios, Summer Park, Costa Pinheiro Advogados, Groupe Protection Segurança e Vigilância e Rádio Mix Campos FM100.7.

Categorias: Armação dos Búzios Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias