Creche interditada revolta população aldeense

Crianças não podem estudar em três salas por motivos estruturais


Se ter uma creche municipal é raridade no país, imagina em São Pedro da Aldeia? E quando essa creche teve uma obra de reforma entregue há dois anos, mas apesar disso, a unidade está interditada por rachaduras? Pois é isso que motiva a revolta e indignação dos pais de crianças que frequentam a Creche Municipal Comunitária Dona Chica, no bairro Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia. Para a comunidade escolar, isso vem sendo considerado um descaso da administração municipal, permitindo o fechamento de três salas por determinação da Defesa Civil. Os responsáveis alegam que não há uma previsão para que os pequenos retornem ao prédio original.

Mãe de um aluno da creche, a operadora de caixa Soliene Frias relata que o lado externo das salas está rachado e a parte interna está com risco de desabamento.

- A Defesa Civil visitou a escola e determinou que seria um risco deixar as crianças dentro das salas. O material utilizado na obra é muito frágil, por isso não suportou. Os problemas começaram a ocorrer após o vazamento de uma caixa d’água. Há duas semanas o meu filho está estudando em uma sala que foi emprestada, anexo à creche – disse.

Ainda de acordo com Soliene, 40 crianças devem atravessar o pátio externo da Creche Dona Chica para fazer uso do banheiro e as refeições.

- As aulas reiniciaram e nada foi resolvido. A prefeitura não deu uma previsão para que as crianças retornem as salas originais da creche e nos dias de chuva fica difícil atravessar o pátio cheio d´àgua. Não dá para ficar em uma sala emprestada e não ter uma previsão para resolver o problema – enfatizou.

SALAS FORAM INAUGURADAS HÁ 2 ANOS – A Creche Municipal Comunitária Dona Chica comemorou 15 anos de inauguração em julho. Há dois anos foram entregues as duas novas salas (que hoje estão interditadas pela Defesa Civil), além de ter passado por pintura e melhorias na esquadria, colocação de novas portas e reforma do banheiro.

Em nota, a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia informou que a Creche foi parcialmente interditada pela Defesa Civil, tendo três salas fechadas por motivos estruturais. Porém, o prazo de validade da obra ainda está em vigência, cabendo à construtora responsável realizar todos os reparos necessários.

Os alunos que utilizavam as salas estão tendo aulas normalmente, no espaço anexo. Ressaltaram também que a Secretaria de Educação, junto com a Secretaria de Urbanismo e Habitação, está fazendo o possível para melhor resolver a situação.

Categorias: São Pedro da Aldeia Educação

Fotos da notícia




Outras notícias