A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessioncf95928d8481af5877ca24e2700054fce4bb0b56): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Troca de comando no 25 BPM; Quem foi e quem não foi; Fiscais de Búzios botam a boca no trombone; Denúncia de fantasma na Câmara de Araruama, Falecimento de André Lisandro; Infarto do filósofo Babade e muito mais...


TROCA DE COMANDO

Nesta sexta-feira (10), houve troca de comando do 25º BPM. Saiu o Coronel Henrique e assumiu Coronel Dantas. Muitos políticos presentes, dentre os quais, deputados, vereadores, secretários. Mas nenhum prefeito foi. Vale destacar que o batalhão responde por sete municípios da Região dos Lagos, ou seja, de Saquarema a Búzios. Os índices de criminalidade estão absolutamente alarmantes. E somente este ano tivemos dois policiais desse mesmo batalhão assassinados. Isso mostra os níveis de insegurança. Mas mesmo assim, teve prefeito que foi o sub do sub representar, e olhe lá, mesmo assim porque o sub tem bom senso.

 

TOCA DE COMANDO II

A ausência mais comentada que não pode deixar de ser notada é do prefeito anfitrião, que acabou de assumir. Dr. Adriano não foi. Mas deveria ter ido. Sequer o vice Felipe Monteiro compareceu. A cidade vem sofrendo demais com a escalada da violência. A crise e o desemprego têm relações intimas com o aumento da criminalidade. Renderia boa imagem para o prefeito nesse começo de governo (isso do ponto de vista estratégico da gestão e comunicação), seria excelente oportunidade de dar as boas vindas ao novo coronel, de se despedir do que sai, de mostrar a "cara rua" 22 dias depois que assumir o cargo, e, principalmente, de estreitar relações com a PM. Isso fortalece a autoestima de toda corporação (do comandante ao soldado), deixa população mais tranqüila por essa proximidade do poder público com a polícia, reforçando o interesse pela questão da Segurança Pública. Seria muito bom para a imagem de Adriano. Mas eles, pelo jeito, não souberam perceber isso.

 

 

NOS BASTIDORES

Dizem as más línguas, que a parte de Ordem Pública de Cabo Frio ainda está muito inconsistente. O Adson Lopes foi eleito comandante da GM, numa eleição, que há quem diga que não poderia se realizar por causa da lei orgânica municipal. Mas isso não é tudo. Tem quem diga ainda que o Secretário de Ordem Pública, Fabio Carvalho, não concorda com essa eleição. A verdade é que ninguém sabe se ele já assumiu. Mas uma coisa é certa, pouca gente o conhece, e hoje seria uma excelente oportunidade dele se fazer notar. Mas ninguém do setor foi. Quem compareceu foi somente o professor Paulo Cotias, que está como coordenador de Turismo Histórico, subordinado ao secretário de Turismo, Radamés Muniz, que pediu que ele fosse o representando. Dirlei Pereira também esteve presente, mas não na função de representante do poder público municipal.

 

TERROR NA CRECHE

A prova de que a presença do prefeito ou de um representante na área de segurança na cerimônia é importante, que menos de 3h após o término da posse do novo comando, houve um tiroteio na comunidade do Manoel Corrêa, em que alunos e professores ficaram encurralados dentro da creche Elenita Ferreira. Foi um verdadeiro terror.

 

 

 

 

 

 

 

 

TROCA DE COMANDO III

Já a ALERJ marcou presença.Tanto o deputado Janio Mendes (PDT), como deputado Iranildo Campos (PSD), que aproveitou a despedida do Coronel Henrique para lhe conceder uma moção de aplausos pelo tempo de serviço a frente do batalhão da Região dos Lagos. Os deputados sempre foram muito presentes na corporação. Iranildo é policial militar já aposentado, por isso, tem ligações inclusive afetivas com a Polícia Militar. E Janio se tornou amigo de Henrique, e sempre foi um deputado que denunciou na ALERJ as condições sofríveis de trabalho dos policiais do 25º BPM.

 

 

 

TROCA DE COMANDO IV

O prefeito Renatinho Vianna não foi, mas mandou três representantes. O secretário de Ordem Pública, Marcio Galo (que é sargento da PM); o secretário de Saúde, Cafurú, e o vereador Galego, que fez questões de dizer que estava representando o chefe do executivo. Galego é líder do governo na Câmara.  

 

 

 

 

 

TROCA DE COMANDO V

Prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho não foi também. Entretanto, esteve presente representando o secretário de Segurança Pública, Antônio Dutra, que é sargento da reserva da Polícia Militar. O Conselho Comunitário de Segurança araruamense também compareceu e aproveitaram a oportunidade para homenagear Cel. Henrique com uma moção de agradecimentos aos serviços prestados ao município.

 

 

 

TROCA DE COMANDO VI

De São Pedro da Aldeia, Chumbinho não foi também, mas no seu lugar, esteve presente a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, e o subsecretário, Jorge Civil. Leila, por sinal, é a única mulher que comanda a pasta de segurança em toda Região dos Lagos. Leila disse até que só recebeu o convite às 9h de hoje e foi sem desculpas. Importante salientar que ela parece ser a única no estado. Pelo menos não temos notícia de outra. Por isso só, já merece destaque.

 

 

TROCA DE COMANDO VII

Não foi notada (nem comunicada pelo cerimonial) a presença de autoridades das cidades de Búzios e Iguaba Grande. Dois municípios que sofrem demais com a violência. Perderam a importante oportunidade de enviar representantes, e mais que isso, buscar proximidade com o novo comandante. Somente representantes do Conselho de Segurança de Iguaba marcaram presença, como a presidenta Zane Machado entre outros.

 

 

 

MUDANÇA NA PROLAGOS

A Prolagos, concessionária de água esgoto de nossa região, está também trocando de comando. Soubemos disso hoje, na posse do Coronel Dantas, no 25º BPM, quando o atual presidente (e quase ex), Carlos Roma nos apresentou o novo presidente, Sergio Braga, informando a novidade. Sérgio veio do estado do Amazonas, de onde o grupo Prolagos tem outra empresa que ele administrava. Com relação ao Roma, que conquistou o carinho, respeito e simpatia de todos na Região dos Lagos, segue para Santa Catarina, onde irá assumir a presidência de outra empresa do mesmo grupo. Desejamos boa sorte ao Roma e ao Sergio.

 

 

FISCAIS NÃO SE CALAM

Os fiscais fazendários de Búzios estão revoltados com acusações de vereadores de que os profissionais são os responsáveis pela demora exacerbada na liberação dos processos na Secretaria de Fazenda, prejudicando a vida da população buziana. Diante destes comentários, feitos inclusive (segundo os fiscais) na tribuna do parlamento buziano, a categoria, através de algumas lideranças, encaminhou um ofício à Câmara “para que sejam tomadas providências contra quem realmente promove burocracia e ilegalidades”. Os fiscais não aceitam calados levar a fama, quando na verdade, quem tumultua a celeridade dos processos, é o próprio executivo, de acordo com a denúncia deles. Será que vai ter protesto na casa na próxima semana também? Búzios anda animada. O povo não está se omitindo diante de desmandos recentes.

 

 

 

 

SERÁ VERDADE?

O comentário hoje no Paço Imperial de Araruama era que o ex- presidente da Câmara, Russo do Ferro Velho, e o vereador Dheco, estariam articulando manobra política na tentativa de cancelar mais uma vez a eleição da nova mesa diretora, afastando um servidor efetivo que trabalha há 12 anos no departamento jurídico, Dr. Jonatas Vianna da Costa, para nomear um amigo pessoal, Dr. Luiz Carlos Velasco, que segundo os comentários, não é visto trabalhando nunca. Acusam de ser fantasma. Será? Não é possível que fizessem uma coisa dessas! Será que Russo teria mesmo essa coragem?

 

 

 

 

 

TRISTEZA

O engenheiro André Lisandro faleceu nesta manhã de sexta-feira (10). André era militante do antigo do PDT de Cabo Frio. Chegou a ser conselheiro do CREA e membro da diretoria da ASAERLA. Representantes das duas entidades estiveram presentes ao enterro dele que aconteceu às 16h30, no cemitério Santa Isabel. No velório compareceu a alta cúpula do PDT, como José Bonifácio, o deputado Janio Mendes e o ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga. André morreu vitimado por um câncer no reto, que descobriu esse ano. Mas infelizmente, apesar de todos os esforços, ele não conseguiu vencer a doença. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

 

 

 

BABADE INFARTOU

O professor, filósofo e comunista, Babade sofreu um infarto na tarde de ontem e deu entrada na ala vermelha da UPA. Felizmente ele conseguiu ser atendido rapidamente e já se encontra fora de perigo. Agora, Babade está em casa se cuidando. E se cuide mesmo, amigo. Cabo Frio não suportaria sua ausência. Precisamos da sua implicância sempre.

 

 

 

 

 

 

 

*Quero agradecer o auxílio luxuoso do fotógrafo Horácio CFZone pelas fotos gentilmente cedidas da cerimônia de posse da PM. Aproveitamos para dar os parabéns a ele que hoje completa 59 anos. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias