#MODARC24H / PAOLA SIMÕES - Moda masculina verão 2019

"As coleções de moda masculina para a primavera-verão de 2019, que foram apresentadas em Londres, Florença, Milão e Paris, destacaram, em particular, dez grandes tendências, aproveitando o fenômeno do streetwear e do sportwear, introduzido nos últimos anos"


O guarda-roupa masculino continua transformando-se com um espírito cada vez mais leve e descontraído, e o Dia dos Pais não poderia ser uma ocasião mais adequada para falarmos de moda masculina.

As coleções para a primavera-verão de 2019, recentemente apresentadas em Londres, Florença, Milão e Paris, destacaram, em particular, dez grandes tendências, aproveitando o fenômeno do streetwear e do sportwear, introduzido nos últimos anos. O sportswear surge agora como o novo traje e o guarda-roupa masculino continua transformando-se, com um espírito cada vez mais leve e descontraído, sem esquecer o elemento esportivo e do hiper desempenho, com um foco particular nos materiais técnicos.

A onda do plástico / Alguns designers bem tentaram sensibilizar os consumidores para os perigos da poluição e para a causa dos oceanos invadidos por sacos de plástico (como a presença desses sacos amarrados no pulso dos modelos, como pulseiras, na Facetasm). Mas, a julgar pela explosão de PVC e materiais plásticos vistos em todas as passarelas, ainda há trabalho a fazer.

Este material transparente e brilhante, rígido ou fluido, certamente proposto em fórmulas sustentáveis e recicladas em muitas marcas, é particularmente atraente para os criadores devido ao seu aspecto inovador e futurista. Além dos sobretudos transparentes vistos em temporadas anteriores, agora estende-se a todo um guarda-roupa, disponível em vinílicos, oleados, poliésteres, silicone, borracha e outros neoprenos. Sem mencionar os acessórios, como a grande corrente de plástico.

Meias / Este é o grande momento para a indústria das meias. Ainda sob a influência do esporte, os estilistas decretaram como obrigatório o uso de meias no próximo verão, e com sandálias...isso mesmo gente, meias... A combinação de pequenas meias brancas e mocassins será o chic máximo. Bem como as meias coloridas, à riscas, com o logotipo da marca bem visível, de todos os comprimentos. O prêmio de melhor efeito vai para as meias com riscas largas ao estilo rugby. E ainda melhor quando são desemparelhadas!

O maxi casaco / A tendência oversized derivada do streetwear, que começou nas últimas temporadas, demonstrou as proporções mais moderadas. Aparece nomeadamente em grandes casacos, que cobrem sistematicamente as coxas, e oferece ao homem a armadura ideal para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo. Para o próximo verão, será de preferência ajustado ao tamanho com um cinto. O fenômeno XXL também se encontra nas calças amplas e confortáveis e especialmente nas maxi-camisas, que assumem a aparência de túnicas.

Colete de caçador / O tema da proteção vislumbrado no inverno passado continua se integrando ao vestuário, aliado à necessidade de fazer face a todas as situações, numa vida cada vez mais nômade, nas quais o homem deve ser capaz de se deslocar e viajar sem entraves, carregando tudo aquilo de que ele necessita. (Rick Owens, Cottweiler).

Isto traduz-se num outerwear funcional hiper equipado, visto nomeadamente através de calças cargo com todos os tipos de bolsos e cintos de munições. Mas, é o colete a peça que melhor encarna esta evolução. O colete de aventureiro com múltiplos bolsos e também se apresenta como colete salva-vidas , colete à prova de balas, colete de paraquedista .

Carteirinha / Esta pequena carteira masculina, situada entre a pochette e a bolsa, concebida para transportar os essenciais de viagem, faz seu grande regresso. Muito popular na década de 1970 e depois caiu no esquecimento por ter ficado um pouco desatualizada, está bem lançada para se tornar novamente uma it bag masculina. É usada a tiracolo, bem presa sob o braço, ou pendurada numa corrente em torno do pescoço. Outra tendência é a micro-pochette, ao estilo coldre ou porta-passaporte, usada no peito presa a uma fita, novamente ao redor do pescoço.

Shorts e Micro Shorts / Esta é uma peça que todos os homens deverão ter na sua bagagem no próximo verão! Os calções estão totalmente autorizados e integram a maioria dos looks, tanto de dia como de noite. Em ano de Campeonato do Mundo de futebol, os couturiers propõem-nos na versão ampla e confortável de jogador de futebol ou mesmo de árbitro.

Sempre no domínio do esportivo, há os shorts de ciclista, de tenista, o de surfista ou o microshort de corrida. A Prada apresentou uma versão atualizada do microshort, justo e com estampados vintage. Os shorts também foram usados em duplas, sobrepostos sobre outros ou sobre calças. Sem esquecer as variações em bermudas ou num conjunto de streetwear.

O casaco com capuz / Esta peça está, há várias temporadas, em ascensão, tirando partido do destaque do nylon entre os tecidos ultra-resistentes. É a peça de roupa essencial que deverá estar no guarda-roupa masculino no próximo verão, de preferência no modelo clássico, com o seu bolso canguru.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os designers propuseram-no em todos os tamanhos e volumes e repensado em diferentes materiais.

Cordas / Falando de esportes, os náuticos e a escalada, a corda está em todos os lados, seja sob a forma de “atacadores” que rodopiam em torno do corpo, acrescentando ao vestuário um pequeno elemento técnico suplementar. É bem visível envolver os pescoços dos homens nos capuzes de sweaters ou casacos. Mas, também encontradas em calças de jogging amarradas nas cinturas com grandes nós, e em muitas cores contrastantes.

Rede / Este tecido vindo do universo esportivo através da malha amplia os seus serviços e versões. Podemos encontrá-lo em forma de tricot tipo rede de pesca, sob blusões, ou como camisa elegante e sexy. O torso é revelado através de uma camisa de malha larga ou através dos recortes dos tops em plástico. A Dior reinterpreta a rede de forma refinada, em sacolas pretas trançadas.

Flúor / Presentes nas últimas temporadas, graças à tendência, em ascensão, do workwear, as cores berrantes usadas nos coletes refletores são incorporadas em todas as coleções. A começar com o amarelo, muito presente também em lima ou amarelo limão, seguido pelo laranja, rosa e turquesa. Explosões de luz, que dão um toque fashionista à maioria das coleções.

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 18 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias