A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session46ca4d0b4d49584977e6040c5a9ff80f9f989994): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Museu Arqueológico de Araruama está fechado para visitação desde 2013 por problemas estruturais | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Museu Arqueológico de Araruama está fechado para visitação desde 2013 por problemas estruturais

De acordo com a Prefeitura, os extintores de incêndio não têm condições de uso. Última visita técnica do Corpo de Bombeiros ao museu foi em 2007


As chamas que tomaram conta do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, atraíram os olhares para a situação dos acervos históricos espalhados pelo Estado. Em Araruama, o Museu Arqueológico passa por um momento delicado.

Fundado em 1862, o Museu Arqueológico, antes chamado de Fazenda Aurora, é uma casa cultural que, inclusive, já serviu como lugar de comercialização de negros escravizados.

De acordo com a Prefeitura, responsável pelo museu, a má conservação impede a visitação de pessoas no local desde 2013. Além disso, o lugar recebeu a última visita técnica do Corpo de Bombeiros em 2007.

Ainda segundo a Prefeitura, o Museu Arqueológico possui extintores de incêndio, mas eles não estão em condições de uso.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o Mart, também fechou as portas há alguns anos. Em 2012, houve um curto-circuito e o local ficou fechado até 2014 para passar por obras. O prédio estava com problemas no telhado, nas paredes, além de infiltrações.

Com mais de 300 anos, o Mart funciona no antigo convento de Nossa Senhora dos Anjos e abriga obras sacras do século XVII, XVIII e XIX. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por seu lado, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ainda não respondeu sobre a situação estrutural do Mart.

Já o Charitas, Casa de Cultura José de Dome, localizado no Centro de Cabo Frio, tem 181 anos e já foi um orfanato e até abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a secretaria municipal de Cultura, o museu possui 15 extintores de incêndio, mas não tem o sistema de segurança contra incêndio e situações de pânico. Ainda de acordo com a Prefeitura, o Charitas precisa passar por uma reforma, principalmente no telhado, além de uma vistoria na parte elétrica.

O município informou que um projeto está sendo elaborado pela nova gestão, com a finalidade de preservar o monumento histórico e suas artes plásticas.

*Matéria do G1 Região dos Lagos

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias