BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (5)

Vice-prefeito de Búzios assume o Executivo, após quarto afastamento de André Granado do cargo; Bafafá na Câmara buziana; Eduardo Paes na Região dos Lagos; Freixo em Cabo Frio; Chumbinho se reúne com novo secretário de Educação; Ayron vai para o Turismo de Arraial; TCE na cola da prefeita de Araruama; E muito mais...


VICE NO COMANDO

O vice-prefeito de Armação dos Búzios, Henrique Gomes já assumiu a Prefeitura interinamente e nesta quarta-feira (5). Em entrevista ao RJ 1ª Edição, da Intertv, ele afirmou que nada vai mudar no governo e que tem confiança na reversão da situação pelos advogados de Granado. Por falar nisso, na Rua das Pedras, o comentário é que foi só Dr. Serginho sair para campanha que a defesa de André perdeu prazo no processo. O advogado e candidato a deputado estadual se defende, alegando que por causa da campanha, teve que substabelecer outros advogados para acompanhar a ação, e que os mesmos “não teriam perdido prazo, mas que isso é uma questão de entendimento por parte do juiz, e que o tribunal superior que vai definir”. Mas, com esse problema no meio do caminho, ele volta para o caso hoje mesmo. Uma coisa temos que comentar, em pouco mais de seis anos de mandato, André foi afastado do cargo por quatro vezes, tornando-se o prefeito da Região dos Lagos que mais conseguiu esse feito. Ganhando até da ex-prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães.

 

 

DE OLHO NA MOVIMENTAÇÃO

A oposição de Búzios está de olho na movimentação do grupo de André Granado. Alexandre Martins, presidente do PRB, confessou que achou um tanto curioso o ocorrido. Ele não acredita que os advogados de Granado dariam um mole desse, que culminou no afastamento e o desgaste político do prefeito. Ele não descarta a possibilidade de tudo não passar de uma manobra, uma vez que, como chefe do Executivo, Henrique Gomes poderia pedir a substituição do advogado no processo em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ganhando tempo e fôlego. Alexandre aproveitou para lembrar que, o processo que afastou André do cargo não foi movido pela oposição, mas sim pelo Ministério Público, após denúncia dos aprovados no concurso público de 2012. O que pode custar o cargo do prefeito e do vice, definitivamente, deve entrar na pauta do TSE neste mês de setembro. Esse sim é da turma do #ForaDoutor.

 

 

POVO PRESSIONOU

Ainda sobre Búzios... Bem que a base tentou mas não obteve sucesso em aprovar a emenda que remanejava verbas de investimentos em escolas e creches, pavimentação de ruas e construção de rampas de acesso, para cobrir gastos com varrição, capina e coleta de lixo. Sete dos nove vereadores entraram na sessão da Câmara buziana desta terça-feira (4), prontos para deixar a pauta passar. Eles não contavam foi a mobilização popular nas redes sociais e na própria Casa Legislativa. Os cidadãos ocuparam a assistência com cartazes, interromperam a plenária com protestos por três vezes, até que foi encerrada pelo presidente Cacalho, que convocou reunião pública entre os vereadores e população para manhã desta quarta-feira (5). Os participantes deram opiniões e fizeram propostas, todas contrárias ao remanejamento. Lorram Silveira deu seu posicionamento. Vereador disse que há tempos há remanejamento de verbas, já que muitas emendas não serão realizadas. Então ficou decidido que permaneceriam as obras confirmadas para este ano, as demais teriam a verba enviada para outra área. As críticas ao governo e a base na Câmara foram intensas tanto nas redes sociais quanto na Câmara.

 

 

 

ESTAVA EM “PAES”

A presença do prefeito em exercício, Henrique Gomes, foi solicitada na reunião pública realizada na Câmara de Búzios nesta manhã. Ele não compareceu, pois estava junto com André Granado em encontro político realizado na Villa Rica, em Manguinhos, que contou com a presença dos candidatos a governador e vice, Eduardo Paes e Comte Bittencourt. César Maia, que disputa uma vaga no Senado, também estava no evento, assim como o deputado estadual André Corrêa e o ex-prefeito

 

 

PAES E COMTE EM IGUABA 

E por falar em Eduardo Paes e Comte Bittencourt, os dois estiveram em outras cidades da Região dos Lagos nesta quarta-feira (5), a começar por Iguaba Grande, onde fizeram caminhada com os candidatos a prefeito e vice, Vantoil Martins e Alexandre Carvalho. Em reunião no comitê de campanha, Paes disse que tem projetos para a Região dos Lagos e prometeu apoiar o futuro prefeito de Iguaba. Em seguida, o candidato a governador se encontrou com Leandro Coutinho e companhia. O curioso é que, apesar do DEM estar na chapa de Rodolfinho Pedrosa, a caravana de Paes não deu nem um alô para o candidato na rápida passada por Iguaba. 

 

 

EM ARRAIAL E CABO FRIO

Ainda nesta quarta, Eduardo Paes, Comte Bittencourt e César Maia estiveram em Arraial do Cabo, onde foram recebidos pelo prefeito Renatinho Vianna, o presidente da Câmara, Ayron Freixo; os vereadores Pancinha, Galego, Sppencer, Fantinha e Tequinho, que chegou a lhe entregar o título de cidadão cabista durante o encontro. Paes, malandramente, cativou o coração da família Vianna e todo grupo do prefeito com a seguinte declaração: "Quando eu era mais novo (porque nunca fui "garotinho"), vinha passar férias aqui em Arraial, e Renato pai era prefeito. Foi nesse tempo que me despertou o interesse pela política. Me lembro até de ter participado de algumas reuniões políticas dele", declarou Paes habilidosamente arrancando aplausos (e risos quando ironizou Garotinho). Depois, Dudu e companhia seguiram para a reunião no Clube Santa Helena, em Cabo Frio.

 

 

 

 

NOVOS PLANOS DE AYRON

O presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, vai assumir a Secretaria Municipal de Turismo em outubro. O combinado com o prefeito Renatinho Vianna era que ele deixaria o Legislativo para tomar conta da pasta em janeiro. Mas, para colocar ordem na casa e preparar a cidade para o verão, Ayron decidiu antecipar os planos. Todo mundo no Cabo sabe que ele é técnico em turismo e formado em administração de empresas e, como o setor está parado, a ida do vereador para o setor criou grande expectativa. Ayron está bastante animado com o desafio, tanto que já está participando de eventos sobre o setor turístico.

 

 

 

REUNIÃO COM VEREADORES

Em Cabo Frio, na manhã desta quarta-feira, os vereadores se reuniram com o novo secretário de saúde, Márcio Mureb, e com o prefeito Dr. Adriano. O objetivo da reunião foi para apresentar o novo gestor aos edis e também estreitar os laços entre o Executivo e Legislativo. Para a vereadora Alexandra Codeço, a reunião foi excelente, “Dr. Márcio mostrou ser um profissional muito técnico, conhecedor da saúde e de gestão”. Para os vereadores, o gesto do prefeito em apresentar o novo secretário foi um gesto positivo.

 

 

FREIXO EM CABO FRIO

O candidato a deputado federal, Marcelo Freixo (PSOL), voltou a Cabo Frio e na noite de terça-feira (4), junto com o professor Luiz Lessa, falou sobre Direitos Humanos e Segurança Pública, em mesa de debates realizada no auditório da UVA. O local ficou lotado. Nesta quarta o debate foi com os candidatos a deputada federal, Talíria Petrone e o estadual Flavio Serafini.

 

 

 

 

 

 

 

REUNIÃO COM O PREFEITO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Cláudio Chumbinho se reuniu com Alessandro Teixeira nesta quarta-feira (5), para tratar dos últimos detalhes sobre a posse dele como secretário de Educação. Nos últimos dias, Alessandro tem participado de reuniões para tomar pé de como anda a pasta. Ele vai assumir a secretaria em momento crítico, com a categoria em greve. Vamos ver se ele terá jogo de cintura para lidar com os sindicalistas e também para atender às expectativas de Chumbinho, que até o momento não apresentou sinais de que vai ceder às exigências da categoria.

 

 

 

 

CAIXA PRETA

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) enviou ofício à Prefeitura de Araruama pedindo informações sobre a destinação de mais de meio bilhão de reais que foram arrecadados pelo município, em um ano e oito meses do governo da prefeita Lívia Bello. Acontece que, na prestação de contas do Executivo, referente ao ano de 2017, não aparece como esse dinheiro foi usado, estando as informações incompletas. Por essa razão, o TCE enviou ofício para a prefeita, dando a ela 15 dias para que apresente resposta ao conselheiro relator. A Câmara de Araruama também foi oficiada e, na sessão desta terça-feira (4), o vereador Zé Antonio da Agrijar comentou o assunto e disse que a solicitação de informações pelo TCE demonstra a caixa preta que se tornou o governo. O edil criticou a postura dos governistas, que tem barrado requerimentos em que são solicitadas informações ao Executivo sobre as finanças municipais.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias