Ação de limpeza retira 4 toneladas de lixo do Canal do Itajuru, em Cabo Frio

Segundo a prefeitura, 70% dos resíduos retirados da água e entorno eram de pneus velhos


O Canal do Itajuru, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, recebeu neste sábado (15) uma grande ação de limpeza. Em apenas três horas, o Ecomar Limpeza dos Mares 2018 retirou mais de quatro toneladas de lixo entre a Ponte Feliciano Sodré e a Praia de São Bento.

De acordo com a prefeitura, 70% dos resíduos retirados da água e do entorno eram de pneus velhos. Carcaças de eletrodomésticos, móveis, pias e material plástico também foram encontrados.

Para o coordenador do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, o evento foi importante para a conscientização da população. "Entendemos que a mobilização de todos é importante para dar visibilidade ao problema não só no Canal do Itajuru, mas em nossas praias e lagoas", disse Mario Flavio.

De acordo com o coordenador, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico são jogados nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, além de custar pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

Para o presidente da Comsercaf, Luiz Cláudio Gama, a ação do Ecomar, que faz parte da campanha Mares Limpos Global, promovida pela ONU, serve de incentivo. "Os próprios servidores ficaram impressionados com o que saiu do fundo do canal", ressaltou.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias