A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session7822ca3ba110b25b010b2e528fea0edd8a3b8da4): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Cabo Frio celebra Dia Mundial sem Carro neste sábado (22) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Cabo Frio celebra Dia Mundial sem Carro neste sábado (22)

Para incentivar o uso dos meios alternativos de transporte, algumas ruas terão o tráfego modificado


O Dia Mundial Sem Carro, celebrado neste sábado, 22 de setembro, será marcado por diversas atividades em Cabo Frio. Das 9h às 15h, a Praça Porto Rocha recebe um evento para conscientizar a população quanto ao uso do carro e apresentar meios alternativos de deslocamento ao cidadão cabo-friense e soluções possíveis para o trânsito na cidade, que vem crescendo expressivamente. 

Além das ações de conscientização, haverá diversas atividades ligadas à saúde e ao entretenimento, como determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), alongamento, massagem, medição de glicose, aferição da pressão arterial, tenda de caricatura, cinema infantil, passeio ciclístico, apresentação da banda local Studio 23 e sorteio de brindes.

Para incentivar o uso dos meios alternativos de transporte, algumas ruas nos arredores da Praça Porto Rocha terão o tráfego modificado na data, a exemplo do que foi feito na Festa da Padroeira, em agosto. O trânsito na Avenida Assunção, sentido Passagem, será desviado pela Rua Santos Dumont, que terá a mão invertida. Os motoristas que vêm pela Avenida Teixeira e Souza não terão como fazer o contorno na praça e deverão entrar na Rua José Watzl Filho, que também terá o sentido de circulação invertido. No outro lado da Avenida Assunção, o tráfego será desviado pela Travessa Maçônica e pelo Boulevard Canal. Agentes da Guarda Municipal irão atuar na organização do trânsito.

 

PASSEIO HISTÓRICO SERÁ REALIZADO PARALELAMENTE

Com o objetivo de mostrar que “trânsito também é nossa praia”, a Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo de Cabo Frio participará, neste sábado (22), da campanha do Dia Mundial Sem Carro, desenvolvida, na cidade, pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Com o objetivo de conscientizar a população quanto ao uso racional de veículos automotivos, e apresentar meios alternativos de deslocamento, moradores e visitantes serão conduzidos, de ônibus, a um passeio histórico e cultural através de uma edição especial do projeto “Caminhos da História”, que será uma das várias atrações que movimentarão a Praça Porto Rocha, no Centro, das 9 às 15 horas.

Segundo o superintendente de Turismo Histórico e Social, Paulo Cotias, a atividade será gratuita, aberta a moradores e visitantes, e acontecerá em intervalos de 40 em 40 minutos, a partir das 9 horas. Neste passeio, em especial, a Superintendência terá o apoio da Auto Viação Salineira, que vai fazer o transporte dos participantes. O ônibus sairá da Praça Porto Rocha em direção à Praia do Forte, depois segue pela Avenida Assunção até o Convento e retorna à Praça.

Neste trajeto passaremos pelo Charitas, Passagem, São Bento e outros pontos históricos e culturais da cidade. Então, ao invés das pessoas utilizarem seus carros para essa visitação, vamos todos juntos, de ônibus, contribuindo para a campanha, e aprendendo um pouco mais sobre a história de Cabo Frio”, explicou Paulo Cotias, lembrando que para esta edição, excepcionalmente, não é preciso fazer agendamento: “Basta chegar na praça uns 10 minutos antes da saída de cada passeio. Mas, para as edições futuras, sugerimos que os agendamentos sejam feitos pelo nosso Whatsapp (22) 99951-0293, inclusive por escolas, hoteleiros e agências de viagens que queiram divulgar a história de Cabo Frio para nossos estudantes e turistas que nos visitam”, completou.

O Dia Mundial Sem Carro, em Cabo Frio, também será marcado por diversas atividades. Além do ônibus para o passeio histórico, a Auto Viação Salineira vai disponibilizar várias atividades como cineminha para as crianças, caricatura, alongamento coletivo, medição de IMC e glicose. Um protótipo de bicicletário em formato de carro, cedido pela empresa R2OOH, também estará em exposição. Com apoio da Associação dos Ciclistas de Cabo Frio, da Academia Superação, do Bike Night e da Show Bike, será realizado um passeio ciclístico com saída da academia, no Parque Burle, até a Praça Porto Rocha. A concentração acontece às 8h30 e a saída às 9h. O restaurante Parada Obrigatória também apoiará a ação, doando frutas para os ciclistas e público do evento. A Porto Real sorteará uma bicicleta, a Seven Food Bikes doará brindes, e a Prolagos estará com um bebedouro na Praça. Tudo isso embalado ao som da banda local Studio 23.

Por conta do evento, algumas ruas do Centro terão o trânsito alterado. Quem segue pela Avenida Teixeira e Sousa em direção à Passagem, por exemplo, terá que desviar pela Rua Santos Dumont, que terá a mão invertida em direção à Rua Raul Veiga. Já os motoristas que fariam contorno na Praça Porto Rocha para seguir em direção à Ponte Feliciano Sodré deverão entrar na Rua José Waltz Filho, que também terá o sentido de circulação invertido. Para quem vem da Praia do Forte pela Avenida Assunção, o tráfego será desviado na Travessa Maçônica (rua da Câmara Municipal) e Boulevard Canal. Agentes da Guarda Municipal vão atuar na organização do trânsito.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ideia do Dia Mundial sem Carro não é demonizar o carro, mas criar uma consciência do bom uso do veículo e atrair as pessoas para que elas ocupem um espaço que é delas”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.

O Dia Mundial sem Carro foi instituído na França, em 1997, e passou a ser celebrado no Brasil na primeira década dos anos 2000. O objetivo da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e motos nas cidades. Segundo dados de 2016 do IBGE, Cabo Frio tem 98.211 veículos, dos quais 59.386 são carros de passeio.

Categorias: Cabo Frio Trânsito

Fotos da notícia




Outras notícias