BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (21)

Bloqueio de R$ 5 milhões em Cabo Frio; Protestos contra Bolsonaro mostrou força; Rafael e o aforismo; Denúncia grave de Aquiles; Chumbinho rompeu com Zezinho? Robinho capitão em Búzios; Campanha na Câmara de Araruama; Marcia Tiburi na região; Transatlânticos em Arraial; e muito mais...


RISCO DO BLOQUEIO 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) bloqueou da conta de repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Prefeitura de Cabo Frio, o valor de R$ 5.226.872,93. Esse bloqueio foi divulgado no meio desta tarde de sexta-feira (21). Foi motivado por precatórios não pagos desde o ano de 2004 a 2017. O secretario de Fazenda, Antonio Carlos Cati, anunciou a questão como preocupante. Segundo disse, isso pode acarretar em problemas com o pagamento dos servidores: "Como se trata de verba própria e nosso orçamento está muito apertado, isso pode sim prejudicar o pagamento da folha no dia determinado", explicou Cati. O secretário disse ainda que o prefeito Adriano vai ao Rio na próxima segunda-feira (24) para tentar o desbloqueio. 

 

 

MOVIMENTAÇÃO NA CÂMARA

O secretário de Governo Duca Monteiro esteve nesta quinta-feira (20) visitando os vereadores. Ele passou por pelo menos 11 gabinetes. Conversou com todos os edis da chamada base. Não coincidentemente são justamente aqueles que eles consideram a base governista. Ao que parecem, as conversas com os parlamentares, no sentido de formar um bom grupo de apoio, está avançando.  

 

 

MOBILIZAÇÃO RÁPIDA

Os militantes do Grupo Iguais e do PSOL fizeram a diferença na hora de impedir que o título de cidadão cabofriense fosse automaticamente aprovado ao candidato a senador pelo PSL, Flavio Bolsonaro. A ação dessa galera não ficou só nas redes sociais. Foi ao Ministério Público Eleitoral apresentar denúncia de favorecimento e deram demonstração de força ao ocuparem a assistência durante sessão protestando com palavras de ordem como “ele não” e “Fascismo não” e “Bolsonaro não”, cada vez que o nome do candidato de extrema direita era citado. Essa mobilização aconteceu no meio da tarde, após 14h, quando tomaram conhecimento da pauta que seria levada à votação. Mais que rapidamente se organizaram dando show de organização e hoje foi destaque na imprensa local. Essa mesma galera agora prepara um grande protesto no dia 29, na Praça Porto Roca, contra Bolsonaro, seguindo a agenda nacional que anuncia mais de 40 manifestações em todo Brasil.

 

 

 

SILÊNCIO DOS INOCENTES

Somente o vereador Rafael Peçanha (PT) marcou posição durante esse protesto, dando apoio aos manifestantes. E o engajamento dele foi uma surpresa. Dos 17 vereadores da casa, somente ele fez uma fala em solidariedade aos que protestavam. Os demais preferiram a neutralidade. Rafael não. Ele foi bem específico, elogiando até a coragem das mulheres do PSOL e ainda soltou a pérola: “DEMOCRACIA, ELA SIM. FASCISMO, #ELENÃO”, motivando aplausos da assistência. Na nota de ontem, aqui na Boca Miúda, transcrevemos errado parte do que ele havia dito. Rafael leu e me ele pediu que fizesse a correção, afinal foi praticamente um aforismo da História Política de Cabo Frio. O tempo vai mostrar isso.

 

 

CORAGEM

O jovem Procurador Geral da Comsercaf, Vinícius Marques, mesmo depois do expediente, saiu do trabalho e foi se posicionar como cidadão na luta contra o fascismo.  Ocupou uma das cadeiras da assistência, na sessão da Câmara, para protestar contra homenagem que seria concedida ao Flavio Bolsonaro. Os militantes de movimentos sociais celebraram esse apoio.

 

 

 

 

 

ESQUISITO DEMAIS

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Aquiles Barreto fez uma importante denúncia na sessão de ontem que merece ser apurada com atenção. Ele declarou que uma licitação que aconteceria nesta sexta-feira (21), já tinha nome da empresa que seria vencedora. Ela prometeu tomar providência caso as previsões se concretizassem. Aquiles aproveitou para pedir que a transmissão das licitações pela internet (projeto de Rafael Peçanha) fosse retomada. Depois que Adriano sumiu, o procedimento foi interrompido.

 

 

 

 

 

NOVA FASE

Essa quarta-feira (19), Arraial do Cabo recebeu uma comitiva da MSC para fechar os detalhes para que a cidade de Arraial entre definitivamente para a rota de cruzeiros do Brasil. Os membros da comitiva ficaram encantados com o passeio de barco que fizeram pela costa da cidade. Segundo informou o prefeito Renatinho Vianna, os transatlântico deverão começar a atracar a partir da segunda quinzena de dezembro. Tem previsão de navio que comporta até cinco mil passageiros. Imagina a injeção de recursos que a cidade vai receber. Tanto no Porto (que apesar de embargado, as coisas estão bem encaminhadas para liberação), como para o comércio local. Renatinho está bastante confiante nessa nova fase que a cidade está entrando.

 

 

 

ACABOU O AMOR?

Em São Pedro, na Praça do Canhão, o comentário que tomou conta é a suposta ruptura entre o vereador Zezinho Martins e o prefeito Chumbinho. Os dois estavam numa parceria que chegou a despertar ciúmes de outros parlamentares aldeenses. Mas depois que Zezinho começou a apoiar o SEPE Costa do Sol (que deflagrou uma greve na rede municipal de ensino), fazendo discursos criticando o governo e apoiando sindicalistas, Chumbinho não gostou nadica. Chumbinho é assim. Não admite críticas, nem as mais brandas, quanto mais assim, na tribuna da Câmara com platéia de grevistas. Deu ruim por lá.  

 

 

 

 ROBINHO DE BRAÇADEIRA

Robson Mota, que já foi chefe de gabinete do ex-prefeito de Búzios, André Granado, depois foi remanejado para Esportes e Eventos, agora, recebeu a braçadeira de capitão e retorna ao gabinete do prefeito em exercício, Henrique Gomes. O detalhe é que Robinho vai acumular tudo. Virou o super secretário com Esportes, Evento e Gabinete. E como ele joga bem em todas as posições, pertinho do chefe assim, hein, imagina?! Vai fica com aquela musculatura.  Henrique e Robinho são amigos de longa data e finalmente surgiu oportunidade de trabalharem mais juntos, o que vem em boa hora. Robinho inclusive, já tem grupo para disputar a eleição em 2020 para vereador. E Henrique sonhando em ser o candidato a prefeito daqui a dois anos, faça a conta. Se não segurarem essa dupla, uma reviravolta pode acontecer em Búzios.

 

 

 

 

 

 

APOIOS IMPORTANTES

Em Iguaba Grande a disputa eleitoral tem contrato com os apoios importantes de ex-prefeitos, que segundo pesquisas realizadas recentemente, tem peso político nessa eleição suplementar. Rodolfinho Pedrosa (PR) conta com seu pai, Rodolfão, que tem sido seu principal garoto propaganda. Já Leandro Coutinho (MDB) conta com o apoio da Rainha de Copas, a ex-prefeita Grasiella Magalhães, que apesar de ter perdido cargo ainda tem muita habilidade e carisma. Já Vantoil (PPS), conta com o apoio de Huguinho Canellas que também foi prefeito e possui carisma destacado e uma capacidade de articulação invejável. Nesta sexta-feira (21) a campanha de Vantoil Martins soltou um vídeo que em menos de 1h contava com mais de 40 compartilhamentos. Huguinho agora entrou de cabeça na campanha de Vantoil.

 

 

 

DENÚNCIA DE CAMPANHA

O vereador de Araruama, Amigo Walmir, durante a sessão de ontem na Câmara, sem qualquer constrangimento, usou o microfone pra fazer campanha para Russo. Chegou a falar o número do candidato e fez uma saudação a um grupo que estava vestido de camisas amarelas, a cor de Russo na campanha. Os apoiadores devolveram a saudação com gritos entusiasmados. Bem complicada a movimentação.  Já tem gente dizendo que as camisas tinham características de serem de mesmo fabricante, logo, caberia  denúncia ao MP por caracterizar crime eleitoral.

 

 

 

PEGA NA MENTIRA

Nesta sexta-feira (21), o professor de português Tiago Conceição deu entrevista ao Bom Dia Brasil. E surpreendentemente, o professor desmentiu a nota divulgada pela Prefeitura que informava que o município estava oferecendo todo o apoio ao professor após o caso se tornar público. “Sem nenhum apoio, eu fui chorando à Secretaria de Educação. Cheguei muito abalado. Pediram que eu fosse à Ouvidoria, fiz a denúncia e não conformado fiquei na Secretaria aguardando que alguém falasse comigo. A subsecretária me atendeu e falou que era muito triste aquela situação e que na escola não teria vaga. A solução era sair da escola”, disse ele. Ainda na entrevista, o professor afirmou não estar recebendo o apoio psicológico que a nenhum. “Ontem, a subsecretária ligou pra dizer que está dando total apoio psicológico, sendo que isso não está acontecendo. Eu não posso voltar a Rio das Ostras porque nas ameaças os alunos pediram pra eu tomar cautela e pra eu ter cuidado pra não amanhecer morto”, denunciou. O secretário de Educação, Maurício Santana afirmou pessoalmente a INTERTV que estavam apoiando a vítima. Mas tudo indica que mentiu deslavadamente na TV. Que cara de pau, hein?! Estamos de olho e esperamos que algo seja feito realmente. Chega de demagogia.

 

 

CABEÇA DE ELEITOR

Hoje no #15MinutosNoRC entrevistamos o candidato a deputado estadual pelo PP, Alan Silva. Nascido e criado no Itajurú, local onde mora até hoje. Filho de pais humildes, e ele mesmo, já exerceu até a função de gari, quando mais jovem. Resolveu se lançar na carreira política e já está bastante decepcionado. Ele revelou que embora o povo peça mudança de forma raivosa na rede social, no “Tetê a Tetê”, a coisa é bem diferente. Os eleitores continuam pedindo as coisas mais esdrúxulas possíveis para apoiar um candidato, mesmo que ele seja uma pessoa simples. Dos pedidos, vão desde ajuda para festa de casamento até laje de casa. Assim fica difícil mudança na política Vamos combinar, né?!

 

 

 

 

TIBURI EM CABO FRIO

A filósofa e candidata a governadora do Rio pelo PT, a Marcia Tiburi estará em Cabo Frio neste domingo (23), às 9h, fazendo uma caminhada na feira Sebastião Lan, no Caiçara. Na sequência, ela seguirá para o mercado de peixe de São Pedro da Aldeia para caminhar com petistas aldenses. Estamos planejando um #15MinutosNoRC. Vamos ver se vai dar certo.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias