POR UNANIMIDADE: TSE barra candidatura de Anthony Garotinho ao governo do Estado do Rio

Ex-governador está inelegível e deve suspender de imediato a campanha


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram por unanimidade, nesta quinta-feira (27), a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Rio de Janeiro. Com isso, o ex-governador está inelegível e deve suspender de imediato a campanha. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral.

O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que no último dia 6 já negou o registro de candidatura a Garotinho.

Garotinho concorre ao governo do Rio e, na última pesquisa Ibope, estava empatado em segundo lugar com Romário (Podemos), com 16% das intenções de voto. Em primeiro está o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 24%.

Garotinho teve os direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de Saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.

Trata-se do primeiro caso em que o TSE aplicou a Ficha Limpa em face de condenação por improbidade nas eleições majoritárias deste ano, estabelecendo jurisprudência para os julgamentos daqui em diante.

Para o relator do caso, ministro Og Fernandes, a condenação se enquadra de modo preciso nos critérios da Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de pessoas condenadas por improbidade em órgãos judiciais colegiados. “Não há dúvida de que a condenação atende aos requisitos”, afirmou.

Acompanharam o relator os ministros Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi e a presidente da Corte, ministra Rosa Weber. “Entendo plenamente evidenciada a causa de inelegibilidade”, afirmou ela.

 

Fonte: Jornal do Brasil

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias