DIVERSÃO - Confira as opções de lazer em Cabo Frio neste final de semana

Museu de Arte Religiosa e Tradicional promove Feira Agroecológica com apresentações de dança afro e abertura da exposição “Terra de Quilombo, retrato de uma etnia” simultaneamente durante a tarde deste sábado (29)


Portal RC24h preparou um guia com algumas opções de lazer em bares, casas noturnas, praças e espaços culturais de Cabo Frio durante este final de semana.

 

FEIRA AGROECOLÓGICA DO CONVENTO / MART CABO FRIO - O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) vai realizar neste sábado (29), de 15h às 19h, mais uma edição da Feira Agroecológica do Convento. Os produtores da região vão levar produtos fresquinhos cultivados por eles mesmos, além de chopp artesanal, comida típica e muito forró. O evento é aberto ao público e contará com a apresentação do “Batuque Quilombola” (Quilombo de Sobara), “Afronide” (Quilombo Preto Forro) e o “Grupo Raízes do Quilombo” (Quilombo Botafogo), com samba fundo de quintal. E para degustar: feijão amigo!

EXPOSIÇÃO TERRA DE QUILOMBO, RETRATO DE UMA ETNIA / MART CABO FRIO - Simultaneamente à Feira Agroecológica, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) promoverá a abertura da exposição temporária “Terra de Quilombo, retrato de uma etnia” - que traz ao público, através das fotografias de Ricardo Alves, a cultura dos quilombos remanescentes de Preto Forro, Maria Romana, Botafogo, Maria Joaquina e Fazenda Espírito Santo, em Cabo Frio/RJ.

Utilizando a fotografia como instrumento na assistência técnica à agricultura familiar desde 1999, Ricardo Alves possibilita a valorização, o reconhecimento e a identificação de comunidades remanescentes de quilombos da Região dos Lagos fluminense, por meio de imagens em cor e p&b.

Uma amostra do registro documental do técnico agrícola e fotógrafo que alia a arte e a técnica da fotografia no trabalho iniciado em 2011, quando passou a atuar junto à comunidade de Preto Forro, que havia recentemente conquistado sua regularização fundiária. A tradição musical e objetos das comunidades compõem o percurso expositivo, contribuindo para comunicar o cotidiano quilombola.

A mostra permanece aberta ao público até 19 de janeiro de 2019.

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio funciona no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, Centro – Cabo Frio - De terça à sexta, das 10 às 17h; e aos sábados e feriados, das 14 às 18h.

 

SÉRIE JOVENS PIANISTAS / CHARITAS - A Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, recebe neste sábado (29), às 19h, a 66ª edição da "Série Jovens Pianistas”. Com o objetivo de divulgar a música clássica em Cabo Frio, o evento traz o pianista João Elias Soares. A entrada é gratuita.

João Elias é graduado em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente faz um aperfeiçoamento com a professora Myrian Dauelsberg.  Participou também de diversos Master Classes com importantes professores como Geir Braaten (Noruega), Richard Raymond (Canadá), Tali Morgulis (Rússia), Thomas Mastroianni (EUA), Cyprien Katsaris (Grécia), Magdalena Lisak (Polônia), Luiz Carlos de Moura Castro (Brasil), Nikolai Lugansky (Rússia), Aquiles Delle Vigne (Argentina), entre outros.

Possui no currículo conquistas nos mais importantes concursos do Brasil como as primeiras colocações no 16º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella (2010), Prêmio Revelação do piano no III Concurso Nacional Jovem Destaque (2010), Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (2011), X Concurso Nacional Villa-Lobos em Vitória (2013), V Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2016) e 2º lugar no III Sardoal Young Talent Award (2018).

Como grande revelação pianística, João Elias tem se apresentado em recitais nas principais salas de concerto do Brasil. Nos últimos três anos vem sendo convidado a participar de importantes festivais no Brasil e exterior como solista, além de desenvolver grande atividade camerística. Na apresentação em Cabo Frio, o artista tem como programação canções de Beethoven,  Alexander Scriabin, Claude Debussy, entre outras.

A "Série Jovens Pianistas" tem entrada gratuita, mas o público pode colaborar com o valor simbólico que será repassado ao artista.

O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura, do bar e restaurante Torres Gêmeas, do La Brise Hotel, Dellarte e do Afinador de Pianos Bruno Buzzacchi. O Charitas fica na Avenida Nossa Senhora Assunção, nº 855, no Centro de Cabo Frio.

 

FEIRA DISSEMINAR / HORTO MUNICIPAL - O Horto Municipal Antonio Angelo Trindade recebe, neste domingo (30), a partir das 9h, a segunda edição da Feira Verde Disseminar.  Voltada à sustentabilidade, alimentação vegana, saúde e consumo consciente, o evento terá como temática a água: escassez, poluição e soluções.

A Feira Verde bateu recorde de público na primeira edição e promete repetir a dose no domingo, com a promoção de oficinas de germinados, suco vivo, sabão reciclado, cartonagem com papel reciclado, poesia e palestras sobre alimentação natural, reflorestamento de cabeceiras de rios e soluções para a escassez e poluição das águas, com palestra do coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.

Haverá troca de mudas, sementes e outros objetos usados, exposições de arte, fotografia, concursos, sorteios, música ao vivo, expositores com produtos reciclados, sustentáveis ou temas ambientais e terapeutas naturais. Contará ainda com o ReCriativos, que levará as crianças a interagirem com as famílias trabalhando  o tema do plástico nos mares. Na parte dos quitutes, a Feira Verde traz os melhores chefs veganos da região, levando pratos exclusivos, a preços acessíveis.

A Feira é realizada todo último domingo do mês, em parceria com o Horto Municipal Antonio Angelo Trindade Marques e a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente. A organização da Feira está cadastrando expositores com produtos e serviços ligados à sustentabilidade e reciclagem e ongs com iniciativas ambientais ou socioambientais que queiram apresentar seus trabalhos.  O telefone para informações é o (22) 98839-3916.

Categorias: Cabo Frio Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias