BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (2)

Polícia Civil baixa na Câmara de Arraial; Vereadores apreciam pedido de Dr Adriano; Votação das contas de Grasiella Magalhães; Em Búzios, adiada licitação de compra de material hospitalar; Tráfico embaça campanha na periferia de Macaé... E muito mais!


CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ

A Polícia Civil esteve pela segunda vez na Câmara de Arraial do Cabo. Inspetores estiveram na Casa Legislativa duas vezes nesta terça-feira (2). Não se sabe ao certo o que os policiais foram fazer lá, mas ao que parece estavam atrás de dois vereadores. O comentário nos bastidores é que a história é muito cabeluda, ao ponto de deixar muita gente com o cabelo em pé. Não se fala em outra coisa nos quatro cantos da cidade. Nas praças do Cova e do Guarany, a turma anda dizendo que além de estar de olho nos edis, a Polícia Civil tem a Fipac na mira. Usca galo! Corra que a polícia vem aí!

 

 

POSE PARA A FOTO

O senador Eduardo Lopes (PRB) participou nesta terça de encontro político em Arraial do Cabo, realizado na Loja Maçônica nesta tarde. Na foto, o prefeito Renatinho Vianna, Lopes, o candidato a deputado estadual Claudio Agualusa, vereador Galego e ao fundo o vereador Ayron Freixo e secretário de governo Claudio Bastos. Depois de Arraial, o senador que está em busca da renovação do mandato, segue para outro encontro na Cabofriense, em Cabo Frio. 

 

 

 


PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS

A Câmara de Vereadores de Cabo Frio vai decidir nesta terça (2) se autoriza ou não a Prefeitura a utilizar 70% dos depósitos judiciais no pagamento de precatórios. O prefeito Dr. Adriano mandou a mensagem dia 21 de setembro solicitando votação em regime de urgência. O secretário de Fazenda, Antônio Carlos Nascimento Vieira, o Cati, luta contra os bloqueios judiciais, que comprometem, segundo ele, o pagamento em dia dos servidores.

 


CONTAS DA GRASI NA PAUTA

Em Iguaba Grande, o presidente da Câmara, Jeffinho do Gás, convocou a população para comparecer na sessão desta terça-feira (2), para acompanhar a votação das contas da ex-prefeita Grasiella Magalhães, referentes aos exercícios de 2013 e 2016. A pauta, aliás, já foi motivo entre troca de farpas entre Grasi e Jeffinho. A ex-prefeita alega que o atual presidente da Câmara não deu espaço para ela se defender e chama a votação de ato político. O chefe do Legislativo, por sua vez, nega e afirma que é obrigação dos vereadores votar as contas dos prefeitos com transparência. Vamos ver onde vai parar esse embate. A turma da Praça Edila Pinheiro acompanha todos os flashes, sem perder nenhum detalhe.

 


MAIS CUIDADOSO?

Em Búzios, a Comissão de Pregão da Prefeitura adiou a licitação para a aquisição de material hospitalar para atender ao hospital municipal e às unidades de saúde da cidade. O motivo, segundo o "Aviso de Adiamento Sine Die", publicado no Boletim Oficial de 28 de setembro, foi a revisão do edital. Na Rua das Pedras, o que a turma quer saber é: será que depois da polêmica licitação para a compra de merenda escolar, em que o contrato com a empresa vencedora foi cancelado pela Justiça, o governo ficou mais esperto e cuidadoso? 

 

 


CHUMBINHO FECHA COM A CAIXA 

Parece que finalmente vão sair do papel algumas obras de interesse da população aldeense, como o CRAS do Jardim Soledade, a reforma da Casa do Artesão e a instalação da cobertura da Academia Popular. É que nesta terça (2), o prefeito Cláudio Chumbinho fechou convênios com a Caixa Econômica para dar início às melhorias. Agora basta a turma do Canhão ficar de olho para ter certeza que os recursos serão bem aplicados.

 

 


QUAL A POSIÇÃO DA VEREANÇA?

Depois da polêmica licitação da Expo Araruama 2018, o Observatório Social do Brasil – Araruama, entidade apartidária, sem fins econômicos cujo foco é zelar pela transparência na aplicação de recursos públicos, enviou ofícios para os 17 vereadores da Câmara Municipal, questionando todos eles sobre qual será o posicionamento da Casa Legislativa diante do ocorrido nos últimos dias. Os ofícios foram protocolados na tarde desta terça-feira (2). Lembrando que a Justiça mandou cancelar o evento, depois de constatar que a Prefeitura de Araruama pagou indevidamente 50% dos cachês dos artistas, que eram de total responsabilidade da empresa contratada. Além disso, outras irregularidades foram apontadas e a Prefeitura não conseguiu explicar nenhuma delas. Na semana passada, dias antes do evento, a juíza Dra. Alessandra de Souza Araújo, mandou cancelar o evento, depois liberou o mesmo, mas bloqueou os carros e dinheiro nas contas da prefeita Lívia Bello, da secretária de Turismo, Danieli Correia Braz, e a dona da empresa que organizou a Expo, Vanda Eunice Ferreira Montenegro. A turma da Praça do Blindex está curiosa para saber qual será o posicionamento dos vereadores “miguxos” de Chiquinho. 

 

 

 

#15MINUTOSNORC

O entrevistado do #15MinutosNoRC desta terça-feira (2) foi o candidato a deputado estadual, Fernando do Comilão (PMN). Na entrevista ele fala um pouco sobre os 36 anos como empresário e comerciante em Cabo Frio, onde é dono de pousadas, lanchonete e restaurante, além da vida pública, já que foi vereador. Confira a entrevista completa clicando neste LINK.

 

 

 

DEU RUIM PARA GAROTINHO

O recurso de Anthony Garotinho (PRP) para se manter na corrida eleitoral pelo comando do estado do Rio não foi aceito pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a jornalista Berenice Seara, do Jornal Extra, o decano da corte julgou que o pedido da defesa do ex-governador era "inviável" e não teria como tramitar por motivos técnicos. Ou seja, o conteúdo da petição não chegou a ser analisado. Na decisão, o magistrado observou que ainda há embargos de declaração pendentes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando qualquer intervenção do Supremo "prematura". Na semana passada, a candidatura de Garotinho foi indeferida pelo TSE, que, por unanimidade. A grande questão agora é: para quem vai os votos do ex-governador? 

 

 

SOB SUSPEITA

O candidato a deputado estadual Chico Machado (PSD), de Macaé, está sob suspeita. Ele foi apontado como o doador de um caminhão de brinquedos para a comunidade das Malvinas (a maior da periferia da cidade), nesta segunda-feira (1º), para a Associação de Moradores do local. O total da compra foi de R$ 34.500,00 e a fiscalização eleitoral baixou por lá para conferir. Na dúvida, o material foi apreendido e está abrigado na sede da Polícia Federal até que o caso seja apurado. Chico, por sua vez, disse que foi armação política e registrou ocorrência na delegacia da polícia federal e outra na delegacia de crimes da Internet, na polícia civil. Esta última, foi por conta de uma "armação política" que fizeram com a montagem desse cartaz aí do lado.

 


VETADO PELO TRÁFICO

O vereador de Macaé e candidato a deputado estadual, Marcel Silvano (PT), foi impedido de fazer campanha em uma comunidade da periferia de Macaé, no último sábado (29). O próprio candidato foi quem confirmou essa informação ao Portal RC24h. Segundo Marcel Silvano, ele foi impedido de visitar e panfletar na comunidade pelo tráfico de drogas. Um integrante do bando criminoso foi até ele e deu o recado. A argumentação do candidato de nada adiantou e ele teve que deixar o local. Os traficantes queriam negociar o acesso dele na comunidade, assim como fizeram com outros políticos que aceitaram os termos dos bandidos. Mas Silvano não cedeu e teve que ir embora. O vereador afirma que seguirá “fazendo o debate sobre melhorias na segurança pública e não deixará de andar em cada canto de Macaé”.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias