VÍDEO - Padre pede apoio a Bolsonaro durante missa em Cabo Frio

Matéria da Folha dos Lagos denunciou postura de Alex Renato na Paróquia Nossa Senhora da Assunção


Uma matéria de destaque na Folha dos Lagos, nesta quinta-feira (4), traz a imagem de um padre fazendo símbolo de armas no altar da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, durante missa celebrada no último domingo (30). 

Padre Alex Renato pediu votos à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República. Em vídeo retirado da transmissão realizada pela própria paróquia na internet, é possível ver Alex reproduzindo o gesto usado como símbolo da campanha do candidato.

Para tentar disfarçar, ele perguntava se "a zona eleitoral fica pra lá, ou pra lá", enquanto apontava fazendo armas com as mãos. Ele também usou trocadilhos da campanha com o nome e número de Bolsonaro: "não esqueçam de "já ir" levando seu título no bolso. E lembrar que às 17h fecha".

Durante o sermão, Alex ainda pediu juízo aos fiéis no próximo domingo (7), dia das eleições. "Domingo que vem, juízo, hein? Dia de eleição. Por favor, gente. Vamos ter juízo, vamos ter consciência. A igreja não pode ficar indicando candidatos, não. A gente tenta pelo menos orientar, para escolher de acordo com a história do camarada, do que ele defende, se é contra os princípios da igreja, se é contra o aborto, essas ideologias. Se for contra isso, tô fora, não vota, não. Tem que ficar bem atento a isso. Fiquem atentos ao vice, porque vice é complicado. Você vota no camarada, ele renuncia ou morre, assume o vice. E aí? Tá aí aquele trambolho, aquela tralha", disparou.

Ao ser questionado pelo Portal RC24h, sobre o apoio ao Bolsonaro e se o posicionamento do candidato não vai contra os princípios da Igreja Católica, Alex Renato, que é paroco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, respondeu que "não tem nada a declarar, o voto é secreto", se esquecendo que tentou induzir os fiéis a votarem no mesmo candidato que ele apoia.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera campanha política dentro de templos religiosos como abuso de poder econômico e fiéis ja denunciaram o caso à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

ÓRGÃOS DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIAM PADRE ALEX NO MP ELEITORAL

Nesta quinta-feira (4), órgãos de defesa dos direitos humanos em Cabo Frio protocolaram denúncia contra o padre Alex Renato junto ao Ministério Público Eleitoral pela atitude durante a missa. Os denunciantes justificam a protocolização do documento já que é "expressamente proibido pela legislação eleitoral propaganda eleitoral no interior de igrejas - a qualquer tempo - pois os templos constituem bens de uso comum, sendo neles vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza" (artigo 37 da lei 9.504/97).

 

PAPA FRANCISCO FALA SOBRE DESARMAMENTO NO TWITTER E É ATACADO POR ELEITORES DO BOLSONARO

No último dia 26 de setembro, o papa Francisco teve o perfil em português no Twitter invadido por apoiadores do candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), depois de criticar políticas de liberação de armas para a população. 

"Rezemos para que o mundo prevaleçam os programas de desenvolvimento e não aqueles para os armamentos", publicou Francisco na rede social.

O tuíte, que foi republicado por mais de 25 mil vezes e teve quase 70 mil curtidas, foi questionado e rebatido por vários brasileiros criticando a postura do pontífice. Algumas respostas, inclusive, usaram palavras de baixo calão e humilharam o papa.

 

"O mundo tá doido. Até Papa fala merda", afirmou o usuário @JAntnioRocha1.

 

 

"Caguei p vc. É Bolsonaro na cabeça", respondeu a usuário @BolsoMina17.

 

 

"Fica na sua, velhote. Vc encoberta pedófilos. A Igreja católica matou mais que a 2ª guerra mundial", disse o usuário @augustogn12.

 

O Vaticano não respondeu à nenhuma das publicações, já que o tuíte em português não se referia ao Brasil. O perfil é apenas uma versão em português com tradução automática para a rede social do papa. No perfil oficial do pontífice em inglês é possivel ver o tuíte com o mesmo conteúdo, contra o uso de armamentos no mundo inteiro.

Categorias: Cabo Frio Política

Fotos da notícia




Outras notícias