BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (5)

Grasiella Magalhães consegue liminar, volta para a Prefeitura de Iguaba e suspende eleição complementar; Análise das pesquisas; Prefeito em exercício de Búzios aplaudido nas ruas; Alair liberado para campanha; Vanderlei Bento se reúne com Dr. Adriano; Botijão de gás liberado em Arraial; Miss Maturidade de Araruama; E muito mais...


SANTA GRASI, OPERADORA DE MILAGRES

Grasiella Magalhães conseguiu operar um verdadeiro milagre em Iguaba Grande e acabou com a eleição suplementar bem no meio da campanha eleitoral. Na tarde desta sexta-feira (5), saiu a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendendo o pleito e devolvendo Grasiella ao cargo de prefeita, até o trânsito em julgado do recurso. Essa foi a segunda vitória dela em menos de 48h. Aliás, Grasi vinha afirmando veementemente que daria um jeito de acabar com a eleição e voltar para a Prefeitura. Na tarde de ontem, o grupo dela conseguiu o indeferimento da chapa do principal adversário de Leandro Coutinho, Vantoil Martins. O comentário na Praça Edila Pinheiro foi a comoção que rolou na cidade, após os últimos acontecimentos. Nas redes sociais, muitos internautas lamentaram e consideraram a suspensão da eleição como a morte da democracia. As críticas foram severas. Os apoiadores da prefeita, é claro, comemoraram a vitória. Agora, os analistas políticos iguabenses acreditam que, Grasiella vai voltar e pode até ficar no cargo até o final do mandato, mas vai deixar o sentimento enorme de frustração na cidade. A prefeita, em postagem no Facebook, convida a todos os iguabenses para participarem na manhã deste sábado (6), às 10h, na Praça Edila Pinheiro, do Ato Democrático em agradecimento ao apoio que foi dado à família 15. "Amanhã serão reiterados todos os compromissos firmados em campanha com a população, honrando os 7.660 votos que foram confiados a Grasiella. Contamos com a presença de todos nessa linda festa democrática", postou Grasiella. A turma da Edila Pinheiro, com certeza, não perderá nenhum flash.

 

 

 

PEGO DE SURPRESA

Dr. Pedro Canellas, advogado do processo que cassou o mandato de Grasiella Magalhães e de Vantoil Martins, foi pego de surpresa com a decisão do STF. Ele preferiu não se pronunciar até ler a decisão na íntegra. Ele lamentou a instabilidade política que o município vem passando e acredita que tudo poderia ser resolvido em 2016, se a Justiça não fosse tão morosa.

 

 

 

BOMBA EXPLODE NA SEGUNDA

O bicho vai pegar é na segunda-feira (8). Grasiella e Leandro Coutinho voltam para a Prefeitura, Balliester Praguer retorna à presidência da Câmara e Jeffinho do Gás à vice-presidência. Os suplentes deixarão a Casa Legislativa e com o quadro oficial de vereadores, a discussão sobre a eleição para a mesa diretora vai voltar. Lembrando que Jeffinho suspendeu a votação que consagrou a reeleição de Balliester. Será que de volta à chefia do Legislativo ele vai conseguir revogar a suspensão? E a oposição? Como vai se posicionar? E na Prefeitura, com Grasiella de volta ao cargo, como será? A turma da Praça Edila Pinheiro ficou intrigada com o número de obras que o Executivo, sob a gestão de Balliester Praguer, realizou no município, sem falar nas contratações de última hora que não passaram despercebidas. A máquina está inchada e se antes tinha luz no fim do túnel, agora essa se apagou.

 

 

 

ANÁLISE DA ELEIÇÃO - DEPUTADOS

Reta final para a eleição, últimas pesquisas despontando e apresentando os possíveis desfechos das urnas, os analistas políticos estão de olho em toda movimentação e já fazem suas apostas. Conversando com quem tem observado as pesquisas, pudemos notar que a maioria chegou a mesma conclusão: em Cabo Frio, três candidatos a deputados estaduais se destacam, Janio Mendes (PDT), Dr. Serginho (PSL); e Mauro Bernardo (PROS). Dentre eles, dois já estão eleitos, na visão dos analistas papa pesquisas, Janio e Dr. Serginho.  O primeiro porque tem uma bancada muito forte, que deve eleger entre seis e sete deputados, entre os quais o candidato cabo-friense. O segundo aparece muito bem nas sondagens eleitorais e pode ser a grande surpresa desta eleição. Já Bernardo, na pegada de Terror da Corrupção, está alcançando índices que nem os mais experientes da política tem atingido. Por enquanto, ele segue no páreo. Os demais candidatos de Cabo Frio, não aparecem nas pesquisas. Já para deputado federal, Dr. Paulo César (PSDB) é o que aparece nas pesquisas. Dr. Paulo César, apesar de bem votado, não deve se eleger. Segundo os analistas, ele aparece forte nas pesquisas estimuladas, mas na espontânea não. Nesta toada, o máximo que ele poderá atingir é uma suplência.

 

 

 

LIBERADO PARA CAMPANHA

O ex-prefeito de Cabo Frio e candidato a deputado estadual, Alair Corrêa, conseguiu uma liminar que garante a ele o direito fazer campanha e propaganda eleitoral e também a utilizar recursos do Fundo Partidário Especial de Financiamento de Campanha. O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral, em Ação Cautelar apresentada pelos advogados de Alair, deferiu liminar que altera parte do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão saiu na noite de quinta-feira (4). O registro de candidatura do ex-prefeito ainda está indeferido, mas ao contrário de Anthony Garotinho, ele pode seguir com a campanha até a Justiça julgar todo o processo.

 

 

 

REUNIÃO COM O PREFEITO

O vereador Vanderlei Bento, líder do governo na Câmara de Cabo Frio, se reuniu com o prefeito Dr. Adriano, na noite desta quinta (4). Nesta semana ele promoveu uma reunião bombada de apoio aos candidatos Max (estadual) e Dr. Paulo Cesar (federal). Apesar de Silas ter escolhido ficar de fora da disputa por uma vaga na Alerj, a família Bento fez um aporte grande nas campanhas dos dois candidatos.

 

 

 

BOTIJÃO DE GÁS LIBERADO EM ARRAIAL

Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, recebeu no gabinete dele, a representantes do Sindicato e um grupo de comerciantes locais para uma reunião para esclarecer as normas técnicas exigidas pelo Ministério Público em relação ao uso de botijão de gás e a fiscalização no município. Na ocasião também estiveram presentes o Secretário de Governo, Cláudio Bastos, o Vereador Ayron Freixo e o representante da Fiscalização de Posturas, Leonardo Coutinho. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de cumprimento das normas e do padrão exigido pela Coordenadoria de Fiscalização de Posturas a fim de garantir a segurança do trabalhador e do público e evitar acidentes. O Prefeito também abriu espaço para receber as demandas dos ambulantes regularizados. Atualmente, a Secretaria de Segurança Pública é responsável pela regulação, cadastro e fiscalização dos ambulantes que atuam no município visando o ordenamento das vias públicas em busca de melhorias para o cidadão e turista.

 

 

 

PREFEITO APLAUDIDO

Em Búzios, parece que Henrique Gomes tem conseguido vencer a barreira da rejeição pós afastamento de André Granado. Uma coisa é fato, ele tem buscado trilhar por caminhos diferentes do antecessor. O prefeito em exercício tem buscado dialogar com diversos setores e tem colocado as obras para frente. Por isso, na noite desta quinta (4), quando saiu na rua, foi aplaudido e cumprimentado pelas pessoas que encontrou. Todos agradeceram pela realização de obras como a revitalização do trecho que vai da Tartaruga ao trevo da Barbuda, a ciclovia, calçadas, drenagem, esgoto e pavimentação. Ao contrário de Granado, Henrique Gomes tem tentado deixar o governo mais simpático aos olhos dos servidores e da população. Até o momento, tem conseguido.

 

 

 

REUNIÃO COM A EDUCAÇÃO

Prova de que o prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes, tem buscado o diálogo foi a reunião que participou nesta quinta-feira (4), com professores da Rede Municipal de Ensino, para tratar de problemas estruturais em algumas escolas da cidade. No início da noite, o chefe do Executivo esteve na Escola Municipal Nicomedes Theotonio Vieira, onde conversou com o professorado sobre a unidade educacional e a relação do corpo docente com a Secretaria Municipal de Educação. Além de atender as reivindicações de estrutura, Henrique Gomes está buscando retomar a confiança da comunidade escolar com a administração. Ele antecipou que três escolas localizadas em áreas mais carentes terão café da manhã para os alunos. A medida agradou bastante, ainda mais depois que verbas da Educação foram remanejadas para a coleta de lixo, varrição de ruas e capina, causando muita polêmica na cidade. Na eunião de ontem, Gomes informou ainda que nesta sexta-feira (5) sai a convocação dos concursados da Saúde e em seguida da Educação.

 

 

 

CHUMBINHO PELO CENTRO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, andou pela orla da Praia do Centro, na quinta (4), para ver de perto a retomada das obras de urbanização dos trechos entre os bairros Centro e Estação. A urbanização da área é fruto de convênio celebrado com o Governo do Estado, pelo programa Somando Forças. Chumbinho comemorou os trabalhos, afirmando que se trata de grande sonho dele e da população aldeense. Como sempre faz, postou fotos e texto no Facebook. E é claro, os moradores da periferia, caíram de pau. “Reformar o Centro é fácil, quero ver fazer os mesmos nos bairros”, postou um internauta. Não adianta prefeito, a população está carente de atenção e cuidado.

 

 

MISS MATURIDADE

A prefeita Lívia Bello entregou o título de 1ª Miss Maturidade Araruama, na noite desta quinta, no Teatro Municipal Prefeito Graciano Torres Quintanilha. O concurso foi realizado pela Superintendência da Terceira Idade e as participantes, segundo a própria prefeita descreveu no Facebook dela, “arrasaram”. O intuito da iniciativa foi de promover a interação social e elevar a autoestima das pessoas que atingiram a melhor idade, bem como comemorar o dia 1º de outubro: Dia Mundial do Idoso. As candidatas disputaram o concurso nas seguintes categorias: Miss Maturidade, Miss Elegância e Miss Simpatia e as três primeiras colocadas foram premiadas com troféus, faixas e brindes.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias