Presidente da Prolagos recebe representantes da comunidade pesqueira

Participaram do encontro integrantes de associações e colônias de pesca de Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo


O presidente da Prolagos, Sérgio Braga, recebeu nesta semana presidentes de associações e colônias de pesca da Região dos Lagos. O encontro aconteceu na sede da concessionária, em São Pedro, e teve como objetivo apresentar o novo gestor aos representantes da comunidade pesqueira e manter a relação de parceria e cooperação que vem sendo construída ao longo dos últimos anos.

Participaram da reunião Francisco da Rocha Guimarães Neto, o Chico Pescador, presidente da Associação dos Pescadores da Praia da Pitória, Rogério Souza, presidente da Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, ambos do município de São Pedro da Aldeia, Alexandre Marques, presidente da Colônia Z-4, de Cabo Frio, José Carlos Teixeira, o Zezeco, da Associação de Pescadores Artesanais do Parque das Garças Integradas, de Monte Alto, Arraial, e Cícero Vanderlei Neto, presidente da Colônia Z-29, de Iguaba Grande.

Durante a reunião, os pescadores convidaram Sérgio Braga para um passeio de barco pela Lagoa de Araruama a fim de conhecer as particularidades da maior laguna hipersalina do mundo. “Neste encontro tive a oportunidade de me inteirar sobre como eles trabalham e quais são as principais demandas do setor. Agendamos uma vistoria pela lagoa para identificarmos pontos de melhorias e fazermos um diagnóstico completo sobre o que pode ser feito para contribuir ainda mais com a recuperação da lagoa, identificando os entes responsáveis, além das atribuições e competências de cada um”, explicou Sérgio Braga.

A iniciativa foi elogiada pelos participantes. “Esse relacionamento é importante para reforçar o diálogo entre os pescadores e a concessionária no desenvolvimento de ações pela da nossa laguna”, acrescenta Alexandre Marques, da Colônia de Pesca de Cabo Frio.

Cícero Neto lembrou da bolsa socioambiental oferecida pela Prolagos às entidades no período do defeso para melhorias coletivas.

“Com esse recurso podemos fazer obras que não conseguiríamos. Em Iguaba, reformamos a Casa do Pescador, com abrigo para quando as embarcações chegam em dias de chuva, recuperamos o píer da Cidade Nova, reformamos o cais e construímos um novo em Iguaba Pequena. Para o próximo ano, vamos adquirir capas de chuva para distribuir entre os pescadores” - enumerou Cícero.

Há dois meses à frente da empresa, Sérgio Braga já se reuniu com diversos segmentos da sociedade, como prefeitos e secretários dos cinco municípios da área de concessão da Prolagos, líderes comunitários e ambientalistas, imprensa, entre outros, a fim de acelerar o processo de ambientação.

“Neste curto período pude perceber que aqui temos um povo extremamente acolhedor e que a empresa sempre foi parceira da comunidade, o que abre portas parar quem está chegando. Esta é uma região complexa, com inúmeras particularidades e que tem pessoas extremamente dedicadas às causas ambientais, o que nos dá uma tranquilidade muito grande de seguir trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade do serviço que prestamos” - finalizou o presidente da Prolagos.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias