A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session88da91c505dbcebe099d872379f83950ae102ffc): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

MPF denuncia 51 pescadores por recebimento indevido de seguro-defeso do caranguejo em Arraial do Cabo | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

MPF denuncia 51 pescadores por recebimento indevido de seguro-defeso do caranguejo em Arraial do Cabo

Benefício é previsto para dar garantias de renda aos pescadores artesanais nos meses em que a pesca para fins comerciais é proibida


O Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia apresentou denúncia contra 51 pescadores por estelionato no recebimento indevido de seguro-defeso do caranguejo. De acordo com o que apurou o MPF, os pescadores “obtiveram para si vantagem ilícita, induzindo e mantendo em erro a União, mediante o requerimento e o recebimento fraudulento de parcelas do benefício de seguro-defeso do caranguejo, sendo que não existe extração comercial da mencionada espécie em Arraial do Cabo/RJ”. A pena prevista para o crime é de reclusão, de um a cinco anos.

O seguro-defeso foi criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o País, o seguro-defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso – meses em que a pesca para fins comerciais é proibida devido à reprodução dos peixes.

Recebimento indevido - Após suspeita de recebimento indevido de seguro-defeso, os servidores do ICMBio realizaram pesquisa no portal da transparência e constataram que, dentre os 71 beneficiários do seguro defeso no município de Arraial do Cabo/RJ, 59 eram beneficiários dos seguro-defeso do caranguejo.

Segundo o ICMBio, não existe relato de nenhuma comunidade pesqueira que tenha o guaiamum (espécie de caranguejo presente na região em comento) como alvo de práticas extrativistas dos pescadores.

Em relatório, o ICMBio arugmentou: “este pagamento do seguro-defeso do caranguejo possivelmente está sendo recebido indevidamente, pois, tanto na literatura como em nossas observações e trabalhos em campo, não consta que Arraial do Cabo é área de ocorrência do Caranguejo Uçá (Ucides Cordatus) – não tendo ocorrência de manguezal e catadores que têm esta espécie como seu meio de vida. Apesar de existir o Guaiamun (cardisoma uannhumi) na restinga de Massambaba, nos nossos trabalhos de diagnóstico participativo para revisão do Plano de Utilização da Resex, não foi revelado por nenhuma comunidade pesqueira o guaiamum como espécie alvo de captura das práticas extrativistas dos pescadores".

“A fiscalização continua em relação a outras fraudes a benefícios tão importantes”, argumentam os procuradores da República Leandro Mitidieri e Leandro Botelho, autores das denúncias.

*Fonte: Ministério Público Federal

Categorias: Arraial do Cabo Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias