#MODARC24H / PAOLA SIMÕES: O mercado da Moda Vegana

Universo vegano a cada dia cresce mais e mais no mundo inteiro


A moda é mutante, estamos carecas de saber. O que era tendência ontem pode ser descartado facilmente hoje, estimulando novas compras sempre que possível. A boa notícia é que os hábitos estão mudando e estamos entrando na era do consumo consciente. Nisso, quem leva vantagem são as marcas veganas e ecologicas, que há tempos prezam por produtos e roupas livres do sofrimento animal e, em grande parte das vezes, são feitas de maneira artesanal, sem aquela fabricação desenfreada que até deixa a gente perdido, sem saber o que tá mesmo na moda ou não.

O tema de hoje não é pra você pensar que estamos catequizando todo mundo a não comer carne e abraçar uma nova ideologia de vida. Mas sim para que todos, independente de seus ideais, repensem seus modos de consumo com muita atenção em prol do planeta. As fashion victims, termo dado à pessoas que são vítimas da moda e sempre se rendem às novas tendências (titia Paola sempre ensinando vocabulario fashionista para vcs), podem inclusive aproveitar a onda e difundir essa ideia. Muito melhor do que ficar na fila de espera por uma bolsa de marca famosa, não?....coisa fora de moda.

Roupas de segunda mão, feiras de trocas, customização de peças guardadas no armário há um tempo e muitas outras iniciativas bacanas têm ganhado destaque, como é caso do projeto Roupa Livre (no inta @roupalivre e o site é roupalivre.com.br, eles tb tem um aplicativo para Ios e android) , que incentiva o consumo consciente por meio de eventos que trazem um novo olhar para a maneira como compramos roupa. Pra fazer todo mundo repensar no que usa, saiba que para fazer apenas uma calça jeans se gasta 10 mil litro de agua.

E por que marcas veganas? Porque existe um propósito ainda maior por trás destas lojas e se vamos mudar nossos hábitos, podemos dar uma forcinha para os produtores independentes. O veganismo se baseia na Declaração Universal dos Direitos dos Animais (feita pela UNESCO), condenando então o abuso e exploração de quaisquer produtos que tenham sua origem. Com isso, não se usam materiais como lã, seda e couro.

Cumprir com estas normas não é uma das tarefas mais faceis,afinal, é preciso verificar uma série de questões para garantir que nenhum tipo de borracha, poliuretano, cola, tecido, tintas ou até mesmo fôrmas e matrizes sejam usadas na fabricação. Dentro desta categoria que é chamada de moda etica, os tecidos provindos de fibras naturais, como o tecido de bambu, acabam ganhando espaço no mercado e ajudando-o a se expandir.

E vale lembrar que com o passar dos anos e muita criatividade, os produtos veganos têm ganhado muita força nas mais diversos setores, como cosmético, alimentício, produtos de limpeza, produtos para pets e até matérias-primas, como é o caso da marca brasileira que usa a mandioca para substituir o plástico ( isso mesmo, mandiocaaaa), totalmente eco-friendly.

Para quem não está por dentro deste “mundo”, é realmente difícil encontrar lojas descoladas e modernas que atendam a esta demanda, já que existem tantas outras mundialmente famosas e expostas em shoppings, o que facilita na hora de comprar.  Abaixo vou deixar uma seleção de marcas que eu mesma conheço bem e super indico:

 

Svetlana
A marca carioca só produz peças com materiais sintéticos e vegetais, e prova que é possível fazer roupas modernas e cheias de estilo. A loja foi criada por Mariana Iacia, que fez estágio com ninguém mais, ninguém menos que Stella McCartney, estilista mundialmente famosa, vegetariana e engajada em suas coleções. 


Insecta Shoes

Com sapatos cheios de personalidade, a Insecta faz reuso de tecidos de roupas vintage. Os calçados são feitos de um modo tão artesanal, que existe somente um par única em cada numeração, fazendo ainda com que dificilmente você encontre alguém com o mesmo modelo que o seu. Eu particurlamente sou super fã, o atendimento deles é otimo, inclusive dos revendedores, produtor hiper profissional...sou apaixonada mesmo. O blog vale muito a pena sempre conferir, pois tem muitas dicas bacanas.  (www.insectashoes.com)

 

Nicole Bustamante

Tendo a natureza como inspiração, a Nicole Bustamante-Vegan Goods elabora peças que tenham praticidade urbana, produzindo peças à mão em pequenas quantidades, inclusive a estamparia. Os produtos, que não contêm nada de origem animal, se dividem entre moda e decoração. Peças super atuais que vão do trabalho a balada facilmente. O corte é barbaro!
@nicolebustamantevegangoods no insta.

 

 

Fauna Veg store

A marca de vestuário vegan e slow fashion preza pela moda ética e pelo fair trade, além de realizar um trabalho sustentável e autoral. No site é possível comprar camisetas e vestidos artesanais. Cada vestidinho top que vai deixar nosso verão show...Esse da foto é um sonho! Já arrematei o meu... @faunavegstore

 

 

Renata Buzzo

Quem disse que noiva fica de fora dessa lista? A estilista Renata Buzzo não utiliza seda, botões de ossos, chifres ou pérolas naturais em suas criações, elaborando vestidos de festa e figurinos de noiva totalmente sem crueldade animal. Para criar as coleções 90% manuais, ela faz uso de tecidos como crepe e tule, além de variações de algodão e linho. Vocês não tem ideia de como é lindo...Só tendo um pra ter ideia da perfeição e riqueza de detalhes.
@renatabuzzo.veglab

 

Bambusa Brasil

A marca de roupas íntimas sustentáveis para mulher, homens e crianças preza pelo meio ambiente. As peças são produzidas com algodão 100% orgânico certificado, que já nasce colorido (naturalmente colorido) ou colorido com corantes naturais, elaborados a partir de extratos vegetais. 
@bambusa_brasil

 

 

 

Cofi Wear

Focada em moda unissex, a Cofi preza por conforto e praticidade em suas criações 100% algodão. Com tanto xadrez e estilo de sobra, as calças que você vai usar podem ir muito além do convencional jeans. @cofiwear

 

 

 

 

Surya

Entre os cosméticos se destaca a marca Surya, que elabora produtos de beleza para o cabelo com ervas e plantas indianas milenares como a henna e a brahmi, responsável pela coloração natural mais vendida do mercado, além de produtos para a pele. @suryabrasilvegan

 

 

Paz em Gaia

Loja localizada em Ilha Bela, com produtos Totalmente sustentaveis. Entregam para todo Brasil, precinho excelente. Destaque para os kits pessoais que contem talheres e canudos de bamboo, lindos gente!
Vocês precisam conferir...escovas de dente em madeira, pastas de dentes veganas...Estou anciosa aguardando meu kit chegar!
@pazemgaia

 


Gente, vamos ser sustentaveis, entre nos perfis das lojas, confiram os mimos...busquem pesquisem....vcs vão se apaixonar por este universo que a cada dia cresce mais e mais no mundo inteiro.

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias