BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (16)

Novo protesto contra Grasi em Iguaba; 13º de Chumbinho; Bernardo quer a presidência da Alerj; Vice-prefeito de Cabo Frio e o alto comando da PM; Renatinho dá uma incerta na Assistência Social; A Santíssima Trindade de Búzios; Prefeito e vice estão 'de mal'?; Orçamento bilionário de Macaé... E muito mais!


INCANSÁVEIS COMBATENTES

Novamente o povo de Iguaba Grande ocupou a sessão da Câmara nesta terça-feira (16), para impedir a aprovação da contas da prefeita (ex-cassada), Grasiella Magalhães. Esse é o quarto protesto desde que ela reassumiu o município há pouco mais de 10 dias. Bradando palavras de ordem como “fora Grasiella”, “Ah, ele não quer trabalhar e “assume vice presidente”, numa crítica direta ao atual presidente da casa, Baliester, que é da base da prefeita, e tenta fazer das tripas coração para conseguir uma missão que parece ser impossível, que é colocar a pauta em votação. Até Cuca compareceu. A instabilidade política gerada no município pelo judiciário é surreal. Enquanto os protestos comem soltos, a cidade está parada e a prefeita escondida para evitar esse confronto direto com à população. Resta saber até quando isso vai durar. Iguaba parece não suportar mais tanta bandalheira.

 

 

 

 

 

13º DO PATRÃO

Chegou nesta terça-feira (16) à Câmara aldeense o pedido de pagamento do 13º salário do prefeito Claudio Chumbinho (MDB) e o ilustre vice-prefeito,  Mauro Lobo (DEM). A pauta polêmica seguiu para comissão de Constituição e Justiça e deverá ser votada na sessão da próxima quinta-feira (18). Nos corredores do parlamento, comenta-se que a aprovação do benefício ainda não é dada como certa. Tem muito vereador preocupado em macular a própria imagem, visto que o momento político é de cortes nas despesas (especialmente em folha de pagamento) e não de gerar pautas bomba. Mas o prefeito não está nem aí. Ele quer o dele e pronto! Os vereadores da base que se virem para dar explicações à população. Será que os nobres edis vão botar a cara? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

 

 

 

'FACA NA CAVEIRA E NADA NA CARTEIRA'

Numa rápida entrevista, nesta terça (16), na  Praça Porto Rocha, em Cabo Frio, o recém-eleito deputado estadual Mauro Bernardo (PROS), avisou que sim, vai concorrer à presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Mais cedo, antes de entrevistá-lo, surgiu um comentário de bastidores de que teria “peixe grande” da política fluminense assediando Bernando, para conquistar o voto dele no cifrão (se é que me entende$). Mas ele negou. Disse que é fake news (palavra que ainda está aprendendo a falar). Mas a pouca experiência não o intimida:  "É difícil, mas não impossível. Eu tenho direito e vou disputar. Ninguém me convidou não, porque para coisa boa ninguém convida. Fui votado e eleito sem pedir e nem dever nada a ninguém. A decisão está tomada. É faca na caveira e nada na carteira", disparou o eterno 'Terror da Bandidagem'. Ao que tudo indica, Berna não quer “prender rabo” com ninguém para que num futuro, possa ser acusado de apoiar a velha política que enoja tanto o povo. Quer manter as mãos limpas e ter independência das velhas raposas. Sejamos francos: esse cara tem pegada política, especialmente na atual conjuntura. É melhor os pretensos candidatos a prefeito e Cabo Frio em 2020 abrirem o olho. 

 

 

 

 

VICE NA PM

Como o prefeito de Cabo Frio Dr. Adriano (Rede) não gosta muito de sair da toca, o vice, Felipe Monteiro (PC do B) é quem esteve nesta terça-feira (16) com o comandante-geral da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, coronel Laviano e com o comandante do 25º BPM, coronel Dantas, a convite da própria PMERJ. Na impossibilidade da presença de Adriano, Felipe foi representando o executivo e aproveitou  para levar reivindicações que tem ouvido dos cabo-frienses. Na semana passada, a cidade enfrentou pelo menos dois momentos delicados na área de segurança pública. Uma na Boca do Mato e outro protesto no Manoel Corrêa, em que moradores pediram que o prefeito olhe pelo povo das comunidades, que se julgam abandonados. Felipe aproveitou para estreitar a conversa com os militares durante um café da manhã, realizado na sede do Batalhão, cujo objetivo era homenagear os policiais que se destacaram no último mês. Que o vice está tentando fazer algo, isso ninguém pode negar.  E já quem não vai tu, vai tu mesmo. Seria isso?

 

 

 

 

SANTÍSSIMA TRINDADE

Em Búzios, na rua das Pedras só se fala na “santíssima trindade” de Henrique Gomes (DEM), o prefeito em exercício  de Armação dos Búzios. Um dia após anunciar exonerações e demissões para enxugar a máquina, ele garante que o município será parâmetro de administração municipal para outras cidades da Região dos Lagos. Para atingir estes objetivos, ele conta com os fiéis escudeiros Messias Carvalho - secretário de Administração e seu braço direito - e Jéferson Terra, da controladoria municipal. E o homem que tem a chave do gabinete é Robinho Mota, logo, não "tem para ninguém". Esse é o triunvirato que faz a cabeça no chefe do executivo atualmente. E hoje, Gomes foi a Brasília, na busca de recursos para o balneário. Tem gente que daria um doce para descobrir os pensamentos que passam pela cabeça do ex- prefeito Dr André Granado, vendo toda essa desenvoltura do seu ex-vice. Será que está com ciúmes?

 

 

 

 

INCERTA DO PREFEITO 

Renatinho Vianna (PRB) saiu satisfeito com o que viu na Assistência Social de Arraial do Cabo. O prefeito "deu uma incerta" na sede da secretaria nesta terça (16), a fim de garantir a normalidade dos serviços prestados após a posse da nova secretária da pasta, Izabel Pimentel, ocorrida na última semana. Renatinho foi recebido pela própria Izabel e a sua equipe. "Em breve muitos benefícios sociais serão oferecidos a população cabista, após conseguirmos reabilitar o município para receber novos investimentos. Será um novo momento e precisamos estar empenhados em fazer o melhor. Estou satisfeito com o que presenciei aqui", acrescentou o prefeito. Com relação aos 50kg de carne estragada que misteriosamente estavam desde junho num freezer trancado à chaves, ainda não foi descoberto quem é o responsável.

 

 

 

 

TÁ DE MAL

Andam dizendo por aí que o vice-prefeito de Rio das Ostras, Leandro da Lanchonete (PV), estaria "de mal" do prefeito Marcelino da Farmácia (PV), e que a relação entre os dois - que começaram os trabalhos juntos há menos de três meses - estaria estremecida por promessas feitas pelo prefeito durante campanha mas que foram esquecidas, pelo menos até agora. Duas delas seriam a suspensão dos aumentos do IPTU e da Taxa de Iluminação Pública. Outra ação que deixou o vice descontente foi o fato de Marcelino, logo no início do mandato, ter exonerado todos os indicados por Leandro, que tem evitado se manifestar sobre esse e outros assuntos.

 

 

 

 

ORÇAMENTO BILIONÁRIO

A previsão orçamentária de Macaé para 2019 é de R$ 2,3 bilhões. O Projeto de Lei 013/18, que encaminha a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2019 foi protocolado na Câmara Municipal na última quinta-feira (11). A primeira audiência pública da LOA 2019, quando o texto foi apresentado por representantes do governo à população, ocorreu em setembro. Uma segunda audiência deve ser convocada pelo Legislativo antes da votação do projeto de lei. Cidade está bilionária como sempre. Portanto, não tem crise por lá. Essa desculpa não cola mais, se compararmos que Macaé tem 250 mil habinates, aos passo que Cabo Frio, com orçamento de 800 milhões de reais anuais, tem população de 218 mil pessoas, sendo que na alta temporada, a cidade quadriplica, enquanto Macaé reduz. Vamos ficar mais atentos à essas contas macaense. Tem gente quenão tem a menor noção da realidade das cidades vizinhas. 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias