BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (17)

Anúncio surpresa na Câmara cabo-friense; Doação em Arraial do Cabo; O imbróglio das contas de Grasiella; Ao modo Casas Bahia; Indignação em Búzios; Omissão na educação em Araruama... E muito mais!


ANÚNCIO SURPRESA

A vereadora cabofriense, Letícia Jotta anunciou que agora ela é Dr. Adriano Futebol Clube. "Notifiquei a TODOS que tive uma REUNIÃO com o atual PREFEITO DR. ADRIANO e conversamos muito sobre tudo que defendo e almejo para nossa população e cidade, tivemos uma longa reunião e chegamos a um CONSENSO em comum, sendo assim, quero informar e tornar PÚBLICO que a partir de agora participo da BASE DO GOVERNO e vou lutar pelos interesses da nossa amada cidade", disse ela através de rede social. O anúncio foi na sessão de ontem na Câmara e deixou os demais colegas absolutamente surpresos. Os vereadores se entre olharam com "cara de quem não estava entendendo nada".

 

 


ANÚNCIO SURPRESA II

Ninguém sabia desse caminho fundo de Letícia. Até o atual líder do governo, Vanderlei Bento, que anda sem espaço no governo, confessou que se assustou com a manobra radical da colega parlamentar. Tamanho espanto se explica, uma vez que Letícia estava fazendo uma oposição implacável, sem falar que foi coordenadora da campanha do ex-prefeito Marquinho Mendes na disputada suplementar. E há duas semanas, ela confessou que era candidata à prefeita em 2020. Pra piorar, surgiu comentário de bastidores, que ela poderia assumir a liderança do governo. O curioso é que até o presente momento, só uma reunião foi realizada entre prefeito e os vereadores da "suposta base". Apenas Letícia teve o privilégio de encontrar com big boss. Os demais colegas estão esperando, esperando, esperando...e sabe Deus até quando.

 

 

MUSEU OCEANOGRÁFICO

O prefeito de Arraial, Renatinho Vianna assinou, nesta quarta-feira (17), o termo de doação do espaço do Museu Oceanográfico, sede do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), para a União. A Lei de Doação Municipal foi criada em 1999, e somente agora a doação está sendo concluída em termos legais.O documento foi assinado também pela Pesquisadora Titular Eliane González Rodríguez e pela Promotora do Município, Karina Amoedo. 

 

 

TEM QUE VOTAR

Ao contrário da nota divulgada na Boca Miúda desta terça (16), o povo quer, sim, que as contas da prefeita Grasiella Magalhães sejam votadas na Câmara de Vereadores, e por isso têm havido manifestações, ocorridas nas três últimas sessões realizadas na Casa. Na verdade, o povo quer que se votem as contas antes de qualquer outra matéria. Até porque a votação das contas certamente irá significar a inelegibilidade da prefeita, e é isso que a população anseia. Além das manifestações - que não irão parar até que se votem as contas - uma petição pública está angariando assinaturas pedindo ao Ministério Público que haja intervenção na Câmara para que ocorra a votação. Paralelo a isso, um mandado de segurança seria pedido ainda nesta quarta (17) para que a votação possa acontecer.

 

 

FIM DA DÍVIDA COM PRECATÓRIOS?

A Câmara de Cabo Frio aprovou ontem o projeto de lei 219/2018 que autoriza a prefeitura a usar 70% dos depósitos judiciais no pagamento de precatórios. A mensagem do Dr Adriano ao legislativo havia sido enviada, em regime de urgência, no dia 21 de setembro e encaminhada à CCJ. A medida, segundo a administração municipal, é uma "solução emergencial para restabelecer o crédito", e com isso honrar os pagamentos e parcelamentos adquiridos em governos anteriores.

 

 

'AO MODO CASAS BAHIA'

Deu o que falar a entrevista do secretário de Fazenda de Cabo Frio Antônio Carlos Nascimento Vieira, o Cati, publicada na Folha dos Lagos desta terça (16). Na matéria, ele fala da incerteza sobre o pagamento dos servidores deste mês e o 13º deste ano. O vereador Rafael Peçanha (PDT) não perdoou: "Eles (atual governo) vão adotar as regras das Casas Bahia que Marquinho adotou e Alair também, vamos dividir, vamos parcelar... e acaba não pagando. Estamos vendo o mesmo filme se repetindo, já vimos isso em outros carnavais, com as mesmas promessas e o discurso repetido. Não adianta fazermos propaganda de mudança verdadeira, se são as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, com os mesmos resultados", disparou Rafael.

 

 

 

INDIGNAÇÃO

Internautas ficaram indignados com a revogação de uma lei em Búzios que determina o afastamento mínimo de estabelecimentos como postos de combustíveis e depósitos de gás, de locais de grande concentração de pessoas, como escolas, creches, espaços públicos de lazer e hospitais. A lei revogada previa distância mínima dessas atividades comerciais dos demais estabelecimentos por questão de segurança. Contudo a justificativa foi que a lei teria sido aprovada sem um estudo específico. Alguns moradores de Búzios ficaram bem contrariados e disseram em rede social que, provavelmente, nenhum dos vereadores que votou pela revogação tem parente morando em locais próximos a esses estabelecimentos. Apenas a vereadora Gladys Nunes (PROS) votou contra.

 

 

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nesta quarta (17) aconteceu durante a tarde uma audiência pública, na Câmara de Búzios, onde foi  apresentado o relatório de gestão fiscal referente ao 2º quadrimestre de 2018, mostrando receita arrecadada, percentual das despesas com os setores e se houve queda ou aumento na arrecadação.

 

 

OMISSÃO CONTINUA

O ano de 2018 está terminando e, ao que parece, a prefeita Lívia de Chiquinho "não está nem aí" para a educação profissionalizante. Isto porque alunos ainda aguardam há muito tempo por um posicionamento da Prefeitura de Araruama com relação à reabertura de alguns cursos da Escola Politécnica Municipal. Para se ter ideia, quatro dos 11 cursos fecharam e deixaram alunos a ver navios. Na sessão da Câmara de Vereadores, na noite desta quarta (16), a vereadora Professora Valéria (PP) voltou a cobrar explicações. "Enviei ao executivo questionamento sobre o processo seletivo para 2019 e gostaria de um posicionamento na próxima sessão". E os estudantes passando por isso tudo com uma prefeita que tem um marido que se auto-intitula Chiquinho da “Educação”. O apelido parece que caiu em desuso. 

 

 

CONVÊNIO COM O IFF

O secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, foi recebido pelo diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) campus Cabo Frio, Victor Saraiva, nesta quarta-feira (17). Na pauta do encontro, ocorrido na sede da Instituição, foram discutidas questões sobre o convênio estabelecido entre SEMED e IFF, além de parcerias com o objetivo de promover cursos de Formações Iniciais Continuadas (FIC) e oficinas voltados aos alunos da rede pública aldeense e servidores da pasta.

 

 

 

LATERÇA E BOLSONARO NA PF

O deputado federal recém eleito, Felício Laterça (PSL), se encontrou na manhã desta quarta-feira (17), com o candidato a presidência da república Jair Bolsonaro (PSL), na sede da Polícia Federal (PF), no Rio. Bolsonaro fez uma visita ao superintendente da PF, Ricardo Saadi e reafirmou o compromisso de fortalecer a instituição, caso eleito. Presente no encontro, Laterça também reforçou o compromisso em lutar pela instituição no congresso nacional. Felício Laterça foi candidato a deputado federal pelo PSL, partido de Bolsonaro, e foi eleito com 47.065 votos. Em Macaé, Felício foi o mais votado da cidade, onde conseguiu mais de 13 mil votos.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias