MPE obtém cassação de mandato e inelegibilidade de vereador de São Pedro da Aldeia

Naldinho (MDB) afirma que não foi noticiado oficialmente e assim que acontecer, vai recorrer


O Ministério Público Eleitoral (MPE) obteve na Justiça a inelegibilidade, pelo período de oito anos, e a impugnação do mandato do vereador Ronaldo Linhares, o Naldinho (MDB), de São Pedro de Aldeia, eleito em 2016. O parlamentar foi denunciado por ter promovido a transferência de diversos títulos de eleitor do município de Cabo Frio para São Pedro da Aldeia, apenas com o intuito de angariar votos e, por consequência, ser beneficiado no pleito, como veio a acontecer. A apresentação das alegações finais dessa denúncia, por parte da 59ª Promotoria Eleitoral de São Pedro da Aldeia, ocorreu em 5 de setembro.

A estimativa é de que cerca de 700 do total de 1.311 votos recebidos por Ronaldo Linhares tenham origem na transferência de títulos. Pela manobra relatada, afirma o MPE que o réu, fazendo uso de fraudes extremamente graves, afetou a normalidade das eleições, em atos capazes, por si só, de ensejar a cassação de seu diploma. Através de seu abuso de poder, o então candidato influenciou de forma direta o resultado do pleito – o que torna ilegítimo o mandato alcançado. Ao longo das investigações, afirma o juiz Marcio da Costa Dantas, ficou evidente que a maioria das testemunhas ouvidas não apresentou qualquer justificativa plausível para a mudança do endereço eleitoral.

"Oficialmente não fui, nem eu nem meus advogados, notificados a respeito de nenhuma decisão a sobre dessa notícia. Gostaria de tranquilizar a todos, que mesmo tendo acontecido tal fato; iremos recorrer de tal decisão em todos as instâncias possíveis (TRE/TSE), mais até que se findem todos os recursos nessas instâncias, permaneço no cargo a mim confiado, primeiramente por Deus e posteriormente pelos meus 1.311 amigos que confiaram a mim seus votos e toda população Aldeense que represento e trabalho cada dia dessa minha jornada enquanto vereador", disse o parlamentar.

*Fonte: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Categorias: São Pedro da Aldeia Política

Fotos da notícia




Outras notícias