Novo esquema de transporte em Macaé causa transtornos à rotina dos usuários

Houve muita confusão na manhã desta segunda-feira (22), primeiro dia útil da novidade


Começou a funcionar no final de semana, o novo esquema de transporte público de Macaé que vai atender as linhas que circulavam pelo Terminal Central, que no momento encontra-se fechado para reforma.

Houve muita confusão nesta segunda-feira (22), primeiro dia útil do novo esquema. Foi dfícil o usuário embarcar com tranquilidade. Mudança que afetou a vida de aproximadamente 50 mil pessoas que utilizam o transporte diariamente.

Confusos, eles reclamaram da falta de informações nos pontos provisórios. "Precisam colocar funcionários adequados, e em maior quantidade. Está muito difícil de ter informações, uma bagunça só", disse a professora Roberta Marques. 

Os usuários também fizeram uma outra reclamação em relação a mudança no serviço da SIT - Sistema Integrado de Transportes. Dependendo do trajeto, o passageiro está precisando fazer baldiação. E por isso, está tendo que pagar a passagem por duas vezes.

"Está tudo muito diferente. Estamos pagando por duas passagens. Tá um absurdo", disse Maria das Dores. A usuária também está indignada com o funcionamento do Cartão Macaé, instalado há poucos dias na cidade, e que garante a passagem a R$ 1 real aos moradores. De acordo com Maria, o cartão só permite a emissão de quatro passagens diariamente. "Nós moradores da Virgem Santa estamos com esse problema, do Horto também. [...] Se eu quiser sair com urgência, ir à uma farmácia, fica difícil. Se pago duas passagens para ir ao trabalho e mais duas para voltar, o cartão já se esgota", finalizou.

Mudança também na rotina de Adriana Vargas. Ela está acostumada a pegar o ônibus no Mirante da Lagoa e seguir até o Terminal do Lagomar pagando apenas uma passagem. Mas nesta segunda ela teve uma surpresa. "Os despachantes alegaram que para essa linha não tem ponto de integração. Tive que pagar de novo", contou. 

O motorista particular, Jaílson Araújo, se preocupa com a segurança dos passageiros. "Tá causando um caos no trânsito de Macaé, que já não é bom. Os locais que colocaram para ficar como ponto final, são ruas com alto índice de assalto. Um exemplo disso, é o ponto que fica na rua de trás do terminal. Já presenciei diversos assaltos por ali".

De acordo com o governo municipal, o Terminal, que se encontrava em situação muito deteriorada, receberá melhorias como substituição do forro, reparos do telhado, dos banheiros e das baias, além de novas instalações, elétrica e hidráulica. Mas na manhã desta segunda-feira não havia nenhum indício de que a obra tivesse começado. 

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Macaé, e aguarda um posicionamento.

Categorias: Trânsito

Fotos da notícia




Outras notícias