BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (24)

Votação das contas de Alair surpreendeu; Letícia Jotta defende seu parecer; Prefeito interino de Cabo Frio dá recado à população; A defesa de Fantinha; Vereador de Iguaba ou servidor do executivo?; Quem será o porco?; O paradoxo de Lívia; Virou na capital... E muito mais!


VOTAÇÃO SURPREENDEU

Embora tenha sido suspenso da vida política pelos próximos oito anos, a votação das contas do ex-prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa, relativas a 2015 e 2016, já reprovadas pelo TCE, surpreenderam pelos placares: 9X8 e 9X7 mais uma abstenção, respectivamente. Só se falava nisso nos cafés da cidade. O que demonstra a força política que Alair ainda tem. Antes da sessão da votação começar ele pediu para usar a tribuna, talvez como uma última cartada, na tentativa de ser perdoado. "Faço um apelo aos vereadores pela relação que tivemos. Os técnicos não estão no dia a dia da nossa cidade, apenas pegam os documentos. Volto a essa tribuna 48 anos depois onde tudo começou e aqui a encerro". A votação expressiva talvez só tenha acontecido por que foi fechada.

 

 

 

VOTAÇÃO SECRETA

E por falar em votação secreta, logo após encerrada a sessão que votou as contas de Alair, o presidente da Casa de Leis cabo-friense, Aquiles Barreto, explicou o porquê do pleito ser fechado, em urna, fato que deixou uma 'pulga atrás da orelha' daqueles que acompanhavam a sessão na assistência.  Acontece que o regimento interno da Câmara impõe o procedimento. "No nosso regimento, a votação de contas de um prefeito tem que ser em secreto, fechada, em urna, e assim nós decidimos fazer, para que amanhã não haja uma impugnação dessa votação. Se não respeitarmos o regimento, quem respeitará? Até porque se fizéssemos uma votação aberta poderíamos correr o risco da justiça cancelar", explicou Aquiles. 

 

 

 

O SOBRINHO FOI VOTAR

Ainda sobre a votação, ao contrário do que informamos aqui na BM, que foi publicada um dia antes da votação das contas de Alair, o sobrinho dele, vereador Vinícius Corrêa, compareceu para dar o seu voto. Que, aliás, a gente imagina qual foi, né?... O nobre edil ainda "deu uma zoada" nesta jornalista: "Viu? Eu vou votar sim!", disse o vereador quando deixou o voto na urna.

 

 

 

 

NÃO ACHOU COERENTE

A relatora das contas do ex-prefeito Alair Corrêa, vereadora Letícia Jotta, cujo parecer acompanhou o do TCE, saiu satisfeita no final da sessão, e deixou bem claro que seu parecer não foi político, como teria sido dito pelo ex-prefeito. "Não pode é julgar as pessoas, dizendo que meu parecer foi político, quando na verdade ele nunca veio a mim ou perguntou alguma coisa. Nós nunca conversamos. Ele não tem ideia do grupo técnico que me auxiliou nisso. Se ele conhecesse um pouquinho do meu trabalho, ele saberia que eu jamais faria um parecer sozinha ou teria emitido um voto político. Todos me conhecem e sabem que eu jamais iria contra um parecer do TCE", disse Letícia. Se ela não poupou críticas, da mesma forma não economizou elogio... para Aquiles, que fez questão de consultá-la antes de autorizar a fala de Alair na tribuna. "Ele nem precisava ter essa postura". E por falar na "fala de Alair", a vereadora, apesar de não se opor, achou incoerente por parte do ex-prefeito. "Foi uma tentativa meio desesperadora em tentar reverter a situação. Não achei coerente porque ele teve todos os prazos, teve audiência pública, que ele não veio nem mandou representante. Fez pouco caso e deixou para se pronunciar no último momento, com um apelo emocional. Não funcionou. Estou satisfeita com meu trabalho".

 

 

RECADO AOS INSATISFEITOS

E o prefeito interino de Cabo Frio, o jovem Felipe Monteiro - que assumiu o cargo no dia 21 de outubro por ocasião da viagem do prefeito Dr Adriano à China - usou a rede social na tarde desta quarta (24) para dar um recado à população, principalmente aos que, segundo ele, "ainda não estão satisfeitos" com a nova administração. "Estou aqui ocupando interinamente a função de prefeito de Cabo Frio, onde ternho recebido muito apoio. "Gostaria de pedir calma, paciência e um pouquinho mais de tranquilidade, pois a gente quer atender todos os munícipes, independentemente de quem tenha votado ou não na gente. Esse é o lema do nosso modelo de gestão. Rompemos com o modelo falido dos últimos 22 anos e estamos inaugurando novos tempos para a cidade. Vamos em frente!" Para um rapaz de apenas 25 anos ele está se saindo bem no papel.

 

 

PRISÃO IRREGULAR

Os advogados de defesa do vereador de Arraial do Cabo Thiago Felix dos Santos, o Thiago Fantinha, se pronunciaram nesta quarta-feira (24), um dia depois dele ser transferido para uma casa de custódia na capital. A defesa afirma que a prisão do político foi irregular e que vai tomar todas as medidas cabíveis para revertê-la. "Desde o início das investigações houve colaboração do vereador no atendimento às intimações realizadas, no entanto, teve que realizar pedidos de remarcação da oitiva, já que a Polícia Civil não disponibilizava acesso integral aos elementos colhidos anteriormente ao ato, bem como procedeu a tramitação da investigação sem a devida numeração das páginas do inquérito e sem a cronologia adequada, a fim de verificar a de onde veio a prova, prejudicando assim a preservação de direito do defesa do vereador. Em relação à imputação da autoridade policial ao vereador, a defesa afirma que esta foi baseada em afirmação anônima pois nenhum depoimento foi colhido neste sentido, exceto se algum não foi disponibilizado nos autos. “Informa ainda que diante dos fatos relatados, a prisão é irregular e portanto, vai tomar todas as medidas cabíveis para revertê-la".

 

 

QUEM SERÁ O PORCO?
Um vídeo postado pelo pastor Waltemir Corrêa demonstra um pouco o nível de indignação da população iguabense com relação a essa “embarrigada” que o presidente da Câmara, Baliester, está dando na votação da contas de Grasiella. Só a legenda da postagem já é um bom escracho: “Pega um porco, dá um banho nele, joga um perfume, coloca a melhor roupa, depois, solta perto da lama e vê o que acontece. Vereadores têm que representar a população e não um grupo” e não parou por aí: “Presidente, a palavra que eu tenho é vergonha. Peço que este vídeo viralize até 2020 para o pessoal saber em quem vai confiar seu voto. Não pode colocar menino, não pode colocar gente sem identidade com Iguaba. Tenho 46 anos de Iguaba nunca presenciei uma situação tão vexatória”, disparou o pastor na sua página pessoal do facebook. Só se fala nesse vídeo na Praça Edila Pinheiro. Além de muito comentado nas ruas, também teve grande repercussão na rede social. Foi um escracho e tanto! Mas a pergunta que não quer calar é “quem será o tal porco, ou melhor, os tais porcos?”

 

 

 

PODE SERVIR A DOIS SENHORES?

A permanência do vereador Adalberto Moreira (PP), de Iguaba Grande, na chefia do Galpão de Obras está dando o maior bafafá na cidade, principalmente dentro da Câmara, onde ele teria que desempenhar o papel principal, já que ele foi eleito para legislar e fiscalizar, e não dar ordem de serviço. Como ele vai fiscalizar a si próprio? Até carro da prefeitura ele já está usando. Acontece que ele não pediu licença do legislativo para desempenhar essa função no governo, o que configura os crime de tráfico de influência e abuso de poder político. Ele teria que se afastar dos trabalhos da Casa e o suplente assumir sua cadeira. O pessoal da praça Edila Pinheiro que saber: será que o nobre edil vai ganhar dois salários, um pela Câmara e outro pela Prefeitura?

 

 

 

FISCALIZANDO OBRAS

Já no município aldeense, o presidente da Câmara Bruno Costa, circulou pelas ruas do Porto do Carro, para fiscalizar o andamento de uma das obras solicitadas por ele. No local, está sendo finalizada uma caixa de passagem para escoamento das águas pluviais. "Minha meta é proporcionar o melhor aos moradores da localidade, que há tempos sofrem com as chuvas e alagamentos, que destroem não só suas casas mas também suas histórias, memórias e recordações", disse o vereador.

 

 

 

PARADOXO DE LÍVIA

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho, esteve hoje participando da reunião de pais e alunos da Escola Itatiquara, levando boas novas pessoalmente aos moradores da localidade: “Hoje estive presente na reunião de pais da Escola de Itatiquara! E levei uma grande notícia à comunidade.Vamos construir uma grandiosa escola no bairro! Parabéns a diretora Fabiana e toda equipe pelo comprometimento com nossa educação. Muito feliz em poder conversar e rever o povo de Itatiquara!”, assim postou a prefeita no seu facebook.  Muito louvável essa postura dela. Entretanto, não podemos deixar de indagar uma questão bastante paradoxal: Por qual motivo a prefeita não tem o mesmo carinho com os bravos estudantes da politécnica municipal. Qual seria o motivo de tanto descaso para com aquela unidade escolar e a juventude aguerrida que luta para continuar estudando? Será birra? Ou mera omissão mesmo?

 

 

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

Tramita na Câmara de Búzios, o PL 74/2018, que regulamenta sobre os adicionais de insalubridade e de periculosidade para os servidores públicos municipais, previstos no Estatuto do Servidor. De iniciativa do Poder Executivo (Leia-se HG), propõe percentuais de 5%, 10% e 20%, de acordo com os graus estabelecidos e pagos após laudo médico. Enquanto o adicional de periculosidade corresponde ao percentual de 10%. O servidor que fizer jus deverá optar por um deles. Na sessão ordinária de terça-feira (23), o vereador Lorram Silveira, com co-autoria dos vereadores Adiel Vieira e Joice Costa - apresentou Emenda Aditiva, estabelecendo o piso para o adicional de insalubridade. Conforme a proposta, o adicional de insalubridade não poderá ser inferior ao valor equivalente a 20% do salário mínimo nacional. A Emenda foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovada, se incorporará ao projeto principal a partir da sua aprovação.

 

 

NOVO SECRETÁRIO

Após a separação das secretarias de Governo e Fazenda, criando assim duas pastas distintas, Búzios já tem novo secretário de Fazenda, Leonardo Machado Rodrigues. O departamento do Governo ainda não tem titular, mas quem está respondendo, provisoriamente, pela Secretaria é a subsecretária Marlene Ana de Paiva. A separação das pastas está entre as medidas de reestruturação da máquina pública, que, segundo o prefeito Henrique Gomes, pretende rever toda a administração municipal.

 

 

VIROU NA CAPITAL

Uma notícia caiu como bomba no estado do Rio de Janeiro inteiro. Eduardo Paes (DEM) consegue virar na capital. Ex-prefeito do Rio, que é candidato do DEM tem 52% dos votos válidos entre os cariocas, contra 48% do ex-juiz federal. No levantamento anterior, Witzel vencia por 55% a 45% na cidade do Rio. A pesquisa é do Ibope. A expectativa agora é com relação ao debate na TV Globo. Existem estudos que mostram que cerca de 23% dos eleitores decidem o voto somente após esse debate. Aqui na nossa Região, é perceptível que o juiz está na frente. Mas na capital, o carioca temeroso repetir o mesmo erro Crivella, começa a correr para os braços de Dudu Paes. Vários memes nesse sentido estão viralizando por aí. Isso tudo vem dando um clima de vira-vira. Não se fala em outra coisa. Será que dá?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias