BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (26)

Três CPIs instauradas em Iguaba Grande; Cheirinho de ditadura?; Iguaba sem suplementar; Título de cidadão cabo-friense; Clima pesado em Arraial; Encontro de vereadoras em Búzios; Repercussões do debate entre candidatos do governo; Macaé e um projeto de lei duvidoso... E muito mais!


TRÊS CPIs

Depois da CPI das Quentinhas, o povo quer saber: onde estão sendo aplicadas as verbas voltadas para merenda, medicamentos e funcionamento do pronto-socorro? São muitas as dúvidas também para os vereadores e por isso, na sessão desta quinta (25) foram instauradas três comissões para averiguar esses casos. Jeffinho do Gás (PTC), Vantoil Martins (PPS) e Paulo Rito (SDD), respectivamente, seão os presidentes das mesmas. Mas a instauração das CPIs também tiveram a assinatura do vereador Marciley (PDT). No que tange a saúde, Vantoil já encontrou dificuldade em acessar os documentos (como empenhos, notas fiscais, extratos bancários, etc). Na semana passada já haviam sido pedidas essas informações ao secretário municipal de saúde... mas até agora nada.

 

 

CHEIRINHO DE DITADURA?

Depois do povo protestar pela sexta vez consecutiva na Câmara de Iguaba Grande, exigindo que os vereadores votem as contas da prefeita Grasiella Magalhães, eis que o presidente Balliester, embalado no clima de ditadura e intolerância que domina o pais, resolveu antecipar o espectro antidemocrático que paira sobre o Brasil, limitando o acesso de cidadãos à sessão plenária. Para respaldar tamanha arbitrariedade, Balliester, presidente da casa, teve a coragem de culpar a população de vandalismo. "Tendo em vista as manifestações ocorridas no plenário e a presença de pessoas não ordeiras que têm promovido o descaso com o bem público, como aconteceu com os assentos e o bebedouro da recepção, é necessário o controle do número de pessoas que entram no plenário. Nosso objetivo é preservar a segurança da população. Nas últimas sessões foram quebrados nove assentos", afirmou o Presidente Balliester Werneck. Cara de pau, hein vereador? Vandalismo mesmo é a corrupção entranhada na máquina pública. Isso sim deveria ser censurado, não a expressão da vontade popular. Por isso que o povo não suporta mais. Lamentável!

 

 

SERIA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR...

O próximo domingo (28), além do segundo turno das eleições, seria também dia de eleição suplementar em Iguaba Grande, quando seria definido o novo prefeito. Seria... se a prefeita Grasiella Magalhães não tivesse uma carta na manga, uma liminar que conseguiu salvá-la, devolvendo o cargo a ela e mais do que isso, suspendendo a eleição suplementar no meio da campanha. O caso gerou muita frustração aos cidadão e também aos próprios candidatos e lideranças políticas. Diferente de outros dois casos de pleito suplementar no interior, nas cidades de Aperibé e Laje do Muriaé, no noroeste fluminense, e em Mangaratiba (na Costa Verde).

 

PREFEITO NA CHINA 

Enquanto isso, na China, o prefeito de Cabo Frio Dr Adriano tem visitado várias empresas e assistido, 'boquiaberto', às maravilhas da insuperável tecnologia oriental. Como nessa foto, onde Dr Adriano ficou encantado com a "bomba" para motos movidas a eletricidade, onde os motociclistas podem recarregar seus veículos. Neste sábado (27), Dr Adriano visita a Universidade de Huzhou, com o objetivo de firmar parceria para intercâmbio de estudantes, e jantar com empresários chineses. Em seguida, ele e o secretário de Turismo Radamés Muniz, visitam várias empresas que também possuem interesse em investir em Cabo Frio. A visita oficial vai até o dia 31 de outubro. A viagem de volta ao Brasil está agendada para 1º de novembro.

 

NOVO CIDADÃO CABO-FRIENSE

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou ontem o projeto de resolução que concede o título de Cidadão Cabo-friense ao deputado estadual e senador eleito pelo Rio, Flávio Bolsonaro (PSL). O projeto é do vereador Vaguinho (PPS) e já tinha parecer favorável da CCJ, que é composta por sete vereadores, inclusive Vaguinho. O caso causou polêmica na cidade e tanto a executiva municipal do PSOL como o Grupo Iguais entraram com representações contra o vereador no Ministério Público Eleitoral (MPE), sob a alegação de favorecimento eleitoral. Flávio é filho do candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Na época da divulgação do interesse em homenagear o político, Vaguinho disse que "é uma honra para Cabo Frio ter um cidadão como Flávio Bolsonaro". Ainda não foi confirmada a data de entrega da honraria.

 

VOTARAM CONTRA

Porém, dois parlamentares não concordaram com a iniciativa. Os vereadores Rafael Peçanha (PDT) e Miguel Alencar (PPS) foram os únicos a votarem contra a concessão do título. Agora o projeto segue para a comissão de políticas públicas que também deve emitir parecer para ser votado em plenário
.

 

CLIMA PESADO

Em Arraial do Cabo, não adianta tentar falar de outro assunto. Só a prisão do vereador Thiago Fantinha (PSC) tem sido o objeto de principal interesse de toda população, não só na classe política. Opiniões diversas sobre o caso em todos os cantos da cidade. De um lado, aqueles que acreditam que houve injustiça e até quem ache que tenha "um dedo político" (?) nesta prisão, por ter sido muito rápida. Do outro, aqueles que acham que Fantinha mereceu, por ter notório temperamento explosivo, por isso,  muitos estão admirados pela eficiência e coragem do delegado Renato Mariano. Os advogados já pediram habeas corpus para beneficiar o vereador. Arthur Barreto dos Santos assumiu a responsabilidade pelo homicídio, mas não foi preso, por causa do período eleitoral. Fato é quem ainda tem muitas questões que podem vir à tona. Esse crime é a prova de que Arraial do Cabo acontece coisa que até Deus duvida.

 

PEDIU VOTO PARA O JUIZ

A prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho ficou tão animada com o debate de ontem entre os candidatos Eduardo Paes (DEM) e Wilson Witzel (PSC), que não se conteve e foi pedir votos para o discípulo de Bolsonaro no Facebook. Mas ela é a única entre os prefeitos da Região dos Lagos a apoiar o candidato juiz, já que os demais fecharam com Paes. Lívia destoou, mas dá para entender, já que Eduardo apoia a também democrata Marcia Jeovani, que é deputada estadual e esposa do ex-prefeito da cidade Miguel Jeovani. Mas, e se Eduardo Paes conseguir uma virada? Como vai ficar a cara da prefeita hein?

 

 

RETA FINAL

Nessa reta final de campanha, as lideranças políticas de nossa região saem em busca de apoio aos seus candidatos. Muitos compartilham fotos, memes, banners, enfim, cada qual no seu estilo. O Brunão Costa, presidente da Câmara de São Pedro, por exemplo, resgatou uma foto que ele fez com Eduardo Paes (DEM) e o prefeito Chumbinho, por ocasião de um encontro que foi promovido na cidade, logo no começo da campanha, e compartilhou com amigos, nos grupos de WhatsApp e tudo mais. 

 

 

 

RETA FINAL II

Já o vereador cabo-friense Jefferson Vidal, presidente do PSC municipal, preferiu dar uma corrida ao Rio para participar das últimas atividades de campanha do candidato Witzel (PSC). Jefferson está otimista e acredita que com a vitória do juiz, sua carreira política pode ser impulsionada na região. Jefferson não esconde de ninguém o desejo de ser candidato a prefeito em 2020.

 

 

 

 

'ATROPELOU' O CONCORRENTE

E por falar em debate, pode-se dizer que no de ontem, da TV Globo, Eduardo Paes atropelou Wilson Witzel. Ele nem falou boa noite e já "chegou chegando"... porque logo de cara, no 1º bloco, Paes insistiu nas perguntas ligando o ex-juiz federal a Luiz Carlos Azenha, que foi advogado de Nem (traficante da Rocinha) e, supostamente, consultor de Witzel. Como nos outros debates, ele continuou sem responder nenhuma pergunta. E em alguns momentos gaguejou para responder. No 2º bloco Paes continuou "passeando" por Witzel, que até simulou uma recuperação, mas sem êxito. No 3º bloco, o massacre continuou, mas no último bloco, talvez o mais equilibrado, Witzel ficou um pouco mais animado, com discussão de propostas. Mas não teve jeito e pelo menos nesse debate, Paes levou, e ainda chamou o adversário de "candidato Kinder Ovo", já que quando se abre tem uma surpresa dentro…

 

ENCONTRO DE VEREADORAS

A vereadora cabo-friense Alexandra Codeço (PRB) mandou avisar que Búzios vai sediar um encontro de vereadoras do estado do Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro. O tema do evento será "Mulheres no Poder: o nosso olhar transforma o mundo" e vai trabalhar o empoderamento da mulher, bem como as políticas públicas voltadas para elas. Nesta sexta, ela se reuniu com outras vereadoras da Região dos Lagos para discutir o assunto. Participaram da reunião de almoço as vereadoras (esq.p/ dir.) Joice Costa (PP), de Búzios; Letícia Jotta (PSC), de Cabo Frio, Alexandra e Claudinha Batista (PTB), de São Pedro da Aldeia.

 

SAIU DO VERMELHO

Búzios saiu da zona vermelha do ranking de transparência e se aproxima da nota 10. No relatório mais recente da Controladoria-Geral da União (CGU) Búzios ficou com nota 8, e, na classificação por colocação, está em 11º lugar entre os municípios do Rio de Janeiro. O controlador-geral do município Jeferson Teixeira, explica que já poderia estar entre os 10 melhores porque a Prefeitura já atende um dos requisitos que nesta última lista a CGU considerou que não foi localizado: a regulamentação da Lei de Acesso a Informação (LAI) pelo Poder Executivo. A CGU já foi informada pela Prefeitura e a LAI Já está sendo colocada em um local de maior destaque. Com essa medida ficam também positivos, na sequência, mais quatro itens. Isso já seria suficiente para atingir a nota 10. A única medida que ainda está em déficit é a exigência de responder os pedidos enviados no prazo. 

 

INICIATIVA PRIVADA EM OBRA PÚBLICA?

Antes mesmo de ser encaminhado à Câmara de Vereadores de Macaé, um projeto de lei do executivo já está dando o que falar na cidade. Pela proposta, a iniciativa privada poderá ser autorizada a investir em obras de interesse público e, em compensação, receberá desconto ou isenção de impostos num período que pode chegar a 30 anos. O burburinho é intenso no município. Mas também, cá entre nós, essa ideia do prefeito está com a maior cara de "Lei Rouanet"... para mega empresários. Porque, ao invés da Prefeitura usar os R$ 2,3 bilhões de orçamento previsto para o ano que vem, está querendo delegar os serviços para as grande empresas, e sabe-se lá onde esse dinheiro vai parar...

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias