Cabo Frio se transforma na capital dos esportes aquáticos em novembro

Cidade vai receber dois dos mais importantes eventos esportivos do mundo entre os dias 17 e 25


Mais de 2 mil atletas de várias partes do Brasil e da América do Sul estarão em Cabo Frio, neste mês de novembro, para participar de dois dos mais importantes eventos de esportes aquáticos do mundo: o XVIII Sul-Americano de Va’a (de 17 a 21) e a décima edição do Aloha Spirit Festival (de 23 a 25), ambos organizados pela Ecooutdoor Sports Business com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e da Secretaria de Turismo.

Para o campeonato Sul-Americano, mais de 500 atletas do Brasil, Argentina, Chile, Guiana Francesa, Panamá, Perú, Rapanui e Venezuela estão sendo esperados. As disputas serão na Praia do Forte, nas categorias Paravaa, Júnior, Open, Master 40 / 50 / 60 e 70, em canoas individuais e canoas para seis remadores com percursos de 3km, 6km, 12km, 16km e 24km. A realização é da Confederação Brasileira de Va’a e Associação Magna de Desportes, com patrocínio do Restaurante Cabo Grill, Vilarejo, Boutique de Carne e Bramil Supermercados.

“O Sul-Americano de canoas havaianas é um dos campeonatos mais importantes do mundo porque reúne o top list dos atletas da modalidade. Serão cinco dias de muita adrenalina num dos cenários mais incríveis do estado do Rio de Janeiro”, explicou João Castro, diretor da Ecooutdoor Sports Business, lembrando que esta é a segunda vez que o Brasil sedia um campeonato deste porte.

 

ALOHA SPIRIT FESTIVAL

Dois dias depois, também na Praia do Forte, acontece o maior festival de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit Festival, onde as melhores equipes do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai estarão disputando a terceira etapa do campeonato que vale para o Mundial de Stand Up Paddle, da Paddle League. “Será a primeira vez que uma etapa do Mundial acontece no Brasil, por isso, o presidente Christopher Parker estará em Cabo Frio junto com vários grandes nomes da modalidade”, anunciou João Castro, lembrando que atletas amadores e profissionais vão competir nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia.

Além da etapa do mundial, o Aloha Spirit em Cabo Frio também reserva outra novidade: a realização da Beach Run Sunset, uma corrida de praia com 5km de extensão, nas categorias masculino e feminino, dividida nas faixas etárias 14-19/ 20-24 / 25-29 / 30-34 / 35-39 / 40-44 / 45-49 / 50+, e que acontecerá no dia 24. A corrida terá largada e chegada no canto da Praia do Forte, com um posto de hidratação e três pontos de apoio e resgate até a área de retorno, na altura do bairro Algodoal.

Esta é a terceira vez que a cidade sedia uma edição do Aloha Spirit: a primeira foi em 2013 e a última em 2017. “Este ano o Aloha teve a primeira etapa em Ilhabela e a segunda em Brasília. Mas esta, de Cabo Frio, será uma das mais competitivas por ser a terceira e última deste ano. Além dos atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Sergipe, Paraná, Amazonas, Chile, Argentina e Uruguai, a competição também deve reunir um público muito grande entre equipe técnica e familiares dos competidores, já que a programação é bastante diversificada e familiar, com Festival de Cinema, Festa Aloha Spirit e shows”, explicou João Castro, lembrando que o evento tem patrocínio da Booking.com e Riachuelo, e apoio da Amarok, Inter TV e Aqua Sphere.

 

Categorias: Cabo Frio Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias