DIVERSÃO - Confira as opções de lazer em Cabo Frio neste final de semana

Programação musical na casa de Cultura Som do Mar, Encontro Multicultural Cabofriense na Quadra da Vermelho e Branco e Feira de Artesãos na Praia do Forte são os destaques da programação


Portal RC24h preparou um guia com algumas opções de lazer em bares, casas noturnas, praças e espaços culturais de Cabo Frio durante este final de semana de feriado prolongado.

SOM DO MAR - A Casa de Cultura Som do Mar, localizada na Rua Manoel Antônio Ribeiro, na Passagem, está sendo aberta ao público esta semana com grande programação, sempre a partir das 19h. O local busca manter viva a história cabo-friense através de fotos, relatos e registros de épocas fundamentais da cidade.

Nesta sexta (2), Azul Casu e Dio cavalcanti. No sábado (3), Victor Bezerro, e no domingo (4), Sambenedito.

A casa de arquitetura colonial XIX foi lar da ativista cultural Amena Mayall durante a década de 70 e será para ela uma das homenagens no memorial. Parte da curadoria das exposições no memorial são do acervo da historiadora e Secretária de Cultura, Meri Damaceno. Segundo ela, "ter mais uma casa de cultura na cidade é sensacional. Teremos agora um espaço que tem como vertente a cultura popular local, que é pouco divulgada na cidade", comentou, acrescentando que o local escolhido foi muito importante para agregar mais valor histórico à Casa de Cultura. "Amena Mayall foi um espelho para todos nós que trabalhamos com cultura em Cabo Frio. Essa Casa de Cultura ser nesta casa e, ainda naquele ponto da Passagem, agregou muito valor ao centro cultural", concluiu a secretária.

O local também abrigará cursos, exposições, apresentações musicais, de teatro e artísticas. Mas, além disso, a intenção é falar sobre cultura local na culinária também. "Queremos tratar a culinária como expoente da cultura de Cabo Frio, pois somos uma cidade de pescado e vemos pouco dessas iguarias no cardápio na cidade. Nosso chefe, Leandro Angeli, terá um cardápio com pescado como carro chefe", revelou Filipe Campos, um dos responsáveis pelo espaço.

A Casa de Cultura Som do Mar fica na Rua Manoel Antônio Ribeiro, número 30. A entrada é grátis e, durante os demais dias, o horário de funcionamento é das 17h às 00h.

 

ENCONTRO MULTICULTURAL CABOFRIENSE / QUADRA DA VERMELHO E BRANCO - Música, poesia, dança, arte. Esse é o lema do Encontro Multicultural Cabofriense que acontece nesta quinta-feira (1). O evento tem como proposta reunir os artistas e apreciadores das artes em um único espaço, com um ambiente propício para trocar ideias, fazer amizades e apreder coisas novas. 

O evento, que tem entrada gratuita, será realizado na quadra da Vermelho e Branco, localizada no cruzamento das ruas Antônio Feliciano de Almeida com a Meira Junior, na Passagem, das 17h às 00h. No local serão vendidas comidas e bebidas e toda a verba arrecadada será revertida na estruturação da quadra, como forma de fomento as atividades que acontecem no espaço.

 

FEIRA DE ARTESÃOS / PRAIA DO FORTE - Durante o feriado de finados, Cabo Frio recebe a Feira dos Artesãos, na Praça do Guta, próximo ao quiosques da Praia do Forte, que promete ser uma das atrações culturais da cidade. O evento acontece a partir de quinta-feira (1) e vai até o domingo (4). 

A feirinha de artesanato vai reunir 60 artesãos que vão expor e vender trabalhos produzidos por eles mesmos. No total serão 20 barracas, sendo quatro de comidas e doces. A feira vai acontecer das 10h às 23h. Todos os artesãos estarão identificados com crachá e avental.

Para a supervisora municipal de artesanato Vania Carvalho, a feira tem um significado especial para a cidade. “É o resgate do artesanato de Cabo Frio e da valorização do artesão como profissional. A feira significa também fomento ao turismo e à identidade cultural”, afirmou Vânia. 

A Feira dos Artesãos será promovida pelo Instituto Guararapes, de Tamoios, que vem para o primeiro distrito com a proposta de ressocializar pessoas que moram nas ruas.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias