Moradores fazem protesto contra poluição na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio

Ato ocorreu neste sábado (3) e reuniu mais de 200 pessoas na Praia do Siqueira. A Prolagos diz que está apoiando e participando de reuniões com pescadores e representantes do poder concedente para encontrar ações efetivas de recuperação


Moradores de Cabo Frio fizeram um protesto neste sábado (3) contra a poluição da Lagoa de Araruama, no trecho da Praia do Siqueira. O ato ocorreu na manhã deste sábado (3) e, segundo os organizadores, reuniu mais de 200 pessoas.

Durante o protesto, os moradores deram as mãos para mostrar que estão unidos na luta para salvar a lagoa.

Também foram recolhidas assinaturas que farão parte de um documento que será enviado ao Ministério Público, segundo explicou o morador Max dos Santos, que é um dos organizadores do movimento.

Durante toda a semana, moradores da região publicaram sua insatisfação nas redes sociais, motivados inclusive pelo resultado de um teste de balneabilidade feito no dia 16 de outubro pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que diz que esta área da lagoa está apta para o banho.

Por meio de nota (leia abaixo, na íntegra), a Prolagos explicou os motivos que deixam a lagoa nessas condições, como assoreamento e baixa circulação de água e as ações que serão realizadas a fim de recuperá-la.

NOTA DA PROLAGOS

A Prolagos está comprometida com a qualidade de vida em Cabo Frio e compartilha o anseio dos pescadores e moradores do Siqueira para ver a praia ambientalmente recuperada.

Os investimentos nos sistemas de água e esgoto no município seguem um planejamento, com ações a curto e médio prazos, para não sobrecarregar a tarifa. O processo de desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) existente no bairro Siqueira está programado para iniciar no próximo ano, com a ampliação da ETE Jardim Esperança, cujo processo passará de secundário para terciário, elevando o nível de eficiência do efluente com a remoção de nitrogênio e fósforo.

A ETE Siqueira recebe esgoto gerado na maior parte do centro de Cabo Frio, que entra nas galerias pluviais e é captado pelos coletores operados pela Prolagos. Esses coletores, também conhecidos como cinturões, levam o esgoto para ser tratado e depois retornar ao meio ambiente sem prejuízos à natureza.

A Prolagos não limitou suas ações às obrigações contratuais e vem buscando viabilizar um estudo hidrodinâmico de toda a Lagoa de Araruama. O estudo vai analisar como se dá o movimento das águas e os fatores que alteram essa circulação para renovação da água na lagoa, como áreas assoreadas, por exemplo.

É um estudo caro, que a Prolagos vai realizar e que será um legado para o poder concedente e instituições ambientais, que também poderão utilizar as informações em suas tomadas de decisões em prol da sustentabilidade, não somente na Praia do Siqueira, mas em todas as áreas banhadas pela lagoa.

Outro aspecto que influencia na recuperação da praia é a lama decorrente do aterramento feito no passado e de anos de despejo de esgoto in natura (até o ano de 2002 não havia coleta e tratamento de esgoto) e lixo que chegavam à praia, através das galerias de drenagem pluvial (água da chuva). Todo esse material foi se acumulado e formando um lodo.

Esse lodo, por causa da baixa circulação de água nesse trecho da lagoa, não é levado pelas correntezas. Logo, é necessário a dragagem desse material. Essa é uma ação que exige a cooperação de diversas instituições da sociedade, como INEA (Instituto Nacional do Ambiente), Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Comitê de Bacias Lagos São João, Governo Municipal, entre outros.

A Prolagos, como um dos agentes, cuja atividades tem relação direta com a preservação da Lagoa de Araruama, está apoiando e participando de reuniões com pescadores e representantes do poder concedente para encontrar ações efetivas que levarão à recuperação da Praia do Siqueira.

*Fotos aéreas de Ronaldo repórter aéreo

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias